segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Seis Sigma


O QUE É?
Introduzido na Motorola no final dos anos 80, Seis Sigma é uma metodologia que tem como objetivo reduzir a variabilidade dos processos, de forma a que os defeitos nos produtos sejam extremamente improváveis de ocorrer (redução dos defeitos para próximo de zero) [1]. Como consequência, visa uma melhoria da produtividade, um aumento da eficácia dos processos e um incremento da satisfação do cliente.
O objetivo é que o número de defeitos seja reduzido ao máximo, de modo a que o processo atinja, preferencialmente, o nível de desempenho 6 sigma, que corresponde apenas a 3,4 defeitos por milhão (DPM), apesar de tipicamente as empresas aceitarem 3 ou 4 níveis sigma de desempenho (correspondente a 67000 DPM e 6200 DPM, respetivamente) [2].
O padrão 6 Sigma surge como uma resposta às crescentes exigências dos clientes, funcionando como um fator competitivo para as empresas.
O Seis Sigma usa uma abordagem específica de cinco etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC), que será abordada posteriormente no Blog.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·        Aumento da produtividade e redução de custos
·        Aumento da competitividade no mercado
·        Melhoria da satisfação do cliente
·        Redução da variabilidade dos processos
·        Redução dos tempos de ciclo

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
·        Mudança na cultura organizacional
·        Equipa qualificada conhecedora das técnicas e ferramentas associadas ao Seis Sigma
·        Envolvimento e participação da gestão de topo
·        Consciencialização para a obtenção de resultados a médio/longo prazo

BIBLIOGRAFIA
[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education, pp. 3.

Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

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