O QUE É?
Introduzido na Motorola no final dos anos
80, Seis Sigma é uma metodologia que tem como objetivo reduzir a variabilidade
dos processos, de forma a que os defeitos nos produtos sejam extremamente
improváveis de ocorrer (redução dos defeitos para próximo de zero) [1]. Como consequência, visa uma
melhoria da produtividade, um aumento da eficácia dos processos e um incremento
da satisfação do cliente.
O
objetivo é que o número de defeitos seja reduzido ao máximo, de modo a que o
processo atinja, preferencialmente, o nível de desempenho 6 sigma, que
corresponde apenas a 3,4 defeitos por milhão (DPM), apesar de tipicamente as
empresas aceitarem 3 ou 4 níveis sigma de desempenho (correspondente a 67000
DPM e 6200 DPM, respetivamente) [2].
O
padrão 6 Sigma surge como uma resposta às crescentes exigências dos clientes,
funcionando como um fator competitivo para as empresas.
O
Seis Sigma usa uma abordagem específica de cinco etapas: Definir, Medir,
Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC), que será abordada posteriormente no Blog.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·
Aumento da produtividade e redução de
custos
·
Aumento da competitividade no mercado
·
Melhoria da satisfação do cliente
·
Redução da variabilidade dos processos
·
Redução dos tempos de ciclo
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
·
Mudança na cultura organizacional
·
Equipa qualificada conhecedora das técnicas e
ferramentas associadas ao Seis Sigma
·
Envolvimento e participação da gestão de topo
·
Consciencialização para a obtenção de
resultados a médio/longo prazo
BIBLIOGRAFIA
[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York,
NY: McGraw-Hill Education, pp. 3.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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