quinta-feira, 28 de novembro de 2019

SmartLSF



O projeto SmartLSF, Adaptive light steel frame wall panel for construction or renovation, é um projeto de I&DT que é desenvolvido em co-promoção pela empresa SUCOREMA, promotor-líder, em colaboração com o CATIM (Unidade da Qualidade e Inovação), Universidade de Aveiro, Itecons e CeNTI, e que visa o desenvolvimento de um perfil inovador enformado a frio, de montagem rápida bom como de componentes compósitos sensorizados e integrados.

Este projeto teve início no passado dia 01 Setembro e tem como data de término 31 de Agosto de 2022, com um orçamento total elegível de aproximadamente 1.260.000€, contando com o apoio da União Europeia em 920.000€ (Compete 2020 – Portugal 2020, EU – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
A sigla LSF, Light Steel Frame é um tipo de estrutura de aço leve utilizada na construção, fabricado em chapa de baixa espessura, apresentado inúmeras vantagens quando se compara com os métodos tradicionais de construção.


terça-feira, 26 de novembro de 2019

Aparelhos que utilizam Combustíveis Sólidos – Requisitos de Conceção Ecológica




Realizou-se no passado dia 20 nas instalações do CATIM, no Porto, o Open Day “Aparelhos que utilizam Combustíveis Sólidos – Requisitos de Conceção Ecológica”.
Tratou-se de mais uma sessão realizada no âmbito do projeto ObservTech, permitindo enfatizar a importância que este Centro Tecnológico atribui à transferência de tecnologia e partilha de conhecimento decorrente da atividade vigilância tecnológica.
Esta sessão centrou-se na apresentação e discussão dos requisitos de conceção ecológica que derivam do Regulamento 2015/1185 da Comissão de 24 de abril de 2015 que dá execução à Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho.
Para informações adicionais sobre este projeto e/ou sobre este e outros eventos realizados, por favor consultar o website: https://www.projetoscatim.com/observtech

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

FÓRUM PRODUTECH e CONFERÊNCIA ANUAL PRODUTECH SIF, 27 de Novembro!




PRODUTECH | PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Rua dos Plátanos, nº 197 | 4100-414 Porto | Portugal
Tel: (+351) 22 6166897 / 60 | Fax: (+351) 22 6166899 | geral@produtech.org | www.produtech.org

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Indústria 4.0, evento Empresas 4.0

Francisco Alba e Cláudia Pires do CATIM intervieram no evento Empresas 4.0 promovido pela empresa Edit Value na Casa da Musica no passado dia 19.
A intervenção do CATIM debruçou-se sobre a Indústria 4.0 e os desafios colocados aos gestores das PME's com foco especial na digitalização e a incorporação de algoritmos em muitas das tarefas das empresas.
Este evento contou também com intervenções do ex- Ministro da Economia Manuel caldeira Cabral (A Competitividade Portuguesa e o Futuro das PME) e de responsáveis da Edit-Value, grupo empresarial com o qual se tem mantido uma colaboração constante ao longo  dos últimos anos, quer como fornecedor de serviços (exemplo a implementação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001), quer como parceiro em diversas iniciativas (exemplo projeto Boats4Schools).


quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Guia para Aplicação da Directiva Máquinas


Para se fazer o down-load do documento: https://ec.europa.eu/docsroom/documents/38022


O CATIM está reconhecido como Organismo Notificado ^para a Diretiva Máquinas, desde 2004...
25 anos...

Mais informações: aqui

Contactos: Unidade de Certificação de Produtos
telefone: 226159000
catim@catim.pt

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Reunião da Comissão de Certificação do CATIM



No passado dia 12 de Novembro de 2019, a Comissão de Certificação CATIM, constítuida por:
- Prof. Luís Filipe Malheiros – Professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
- Eng. Carlos Silva – Representante da AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal)
- Eng. Carlos Barbosa – Representante do Laboratório de Ensaios do CATIM
- Engª Cláudia Ribeiro – Responsável da Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM e membro do Conselho de Qualidade do CATIM
reuniu de forma a avaliar o cumprimento da imparcialidade e independência da Unidade de Certificação de Produtos, Organismo Notificado do CATIM.

O Engº Francisco Alba (Director da Unidade de Certificação e Coordenador SGQ CATIM), engª Marta Mendes (Coordenação SGQ CATIM) e engª Filipa Lima (Responsável da Qualidade da UCP) efetuaram a apresentação da atividade do Sistema de Gestão da Qualidade da Unidade de Certificação de Produtos (UCP) no último ano, respetivos procedimentos de certificação e resultados da auditoria do IPAC, concretizada em 5 e 6 de dezembro de 2018, e da auditoria interna, realizada recentemente em novembro de 2019. 
A Comissão analisou o relatório de revisão do sistema de gestão datado de 11 de junho de 2019, as apreciações de risco efetuadas e o cumprimento do previsto no Procedimento “Salvaguarda da Imparcialidade – Mecanismo”. 

Esta Comissão considerou não existirem situações que coloquem em causa a transparência, imparcialidade e independência da UCP, mantendo-se adequados as políticas e procedimentos relativos à imparcialidade e constatou não existir qualquer tendência para permitir que aspetos comerciais ou outros afetem a imparcialidade e a confiança na atividade da Unidade e do Organsimo Notificado.

Lista de Certificados emitidos pelo Organismo Notificado CATIM: aqui

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

CATIM está a recrutar!


CATIM está a recrutar!

Estágio Profissional – Engenharia, suporte aos Laboratórios de Ensaios e Metrologia
Licenciado/Mestrado nas áreas de engenharia

As condições são as inerentes a estágio profissional IEFP

Candidaturas para claudia.fernandes@catim.pt

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Reunião do Grupo dos Organismos Notificados Portugueses (Recipientes sob Pressão)




O CATIM, representado por Francisco Alba, participou na última reunião do Grupo dos Organismos Notificados Portugueses (GONP PED /SPVD) no âmbito da Diretiva 2014/68/UE (equipamentos sob pressão) e Diretiva 2014/29/UE (recipientes sob pressão simples), que decorreu no passado dia 7 no Instituto Português da Qualidade.

Este grupo nacional tem como objectivo o acompanhamento do funcionamento do Conformity Assessement Bodies Forum (CABF) previsto no artigo 38.º da PED e artigo 33.º da SPVD, e também ser um forum de discussão, debate e esclarecimento de questões técnicas decorrentes da atividade de avaliação da conformidade entre os Organismo Notificados Portugueses.



quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Auditorias Internas



As auditorias internas visam obter evidências que possibilitem uma avaliação objectiva sobre o sistema de gestão, determinando em que medida, as políticas, procedimentos, requisitos especificados (critérios de auditoria) são cumpridos.
Da avaliação efectuada resultam constatações que podem indicar conformidade ou não conformidade (satisfação ou não de especificações, requisitos legais e do cliente por exemplo), oportunidades de melhoria ou registo de boas práticas.
Por exemplo na qualidade, as auditorias internas são um requisito da Norma NP EN ISO 9001, que especifica que a organização deve conduzir auditorias internas em intervalos planeados para determinar se o sistema de gestão da qualidade:
- está conforme com as disposições planeadas, com os requisitos desta Normas e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização;
- está implementado e mantido com eficácia

Aproveite as vantagens que uma auditoria interna pode trazer quando realizada por auditores externos, que conseguem o devido distanciamento à prática da empresa, aportando uma avaliação independente, tão útil para a melhoria do sistema de gestão da qualidade, identificação de novas práticas, riscos não considerados ou deficiente abordagem à gestão do risco (questão importante na nova Norma ISO 9001: 2015).

O CATIM está certificado ISO 9001 para serviços no âmbito da gestão da qualidade, ambiente , segurança no trabalho e gestão da Inovação.

Contactos: Unidade da Qualidade e Inovação e Unidade de Ambiente e Segurança

terça-feira, 5 de novembro de 2019

METROLOGIA APLICADA (INDUSTRIAL) no CATIM



Calibrações / Ensaios de Medição

ü  Tecnologia de medição por coordenadas 3D
ü  Tecnologia de ensaio não destrutivo por tomografia computorizada industrial
ü  Dimensional e geométrica
ü  Temperatura e Humidade
ü  Pressão
ü  Força
ü  Momento
ü  Grandezas elétricas
ü  Tempo e Frequência
ü  Velocidade e Aceleração
ü  Massa - Balanças
ü  Acústica

Anexos Técnicos de Acreditação: aqui

Contato: Unidade de Metrologia