terça-feira, 31 de outubro de 2017

Seminário TRANSTEC.I&I - 9 de Novembro!



Seminário CATIM, 9 de Novembro

Painel 1 (manhã): Indústria 4.0
Painel 2 (tarde): Metrologia Avançada

Local: MOLDPLÁS / FEIRA INDUSTRIAL PORTUGUESA / Exposalão, Batalha

Proximamente será divulgado programa completo e mais informações!
Para já aponte na agenda!


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

"Boats4Schools, An Educational Challenge"


Decorreu nesta passada quarta-feira, dia 25, a reunião de arranque do projeto europeu "Boats4Schools, An Educational Challenge", projecto coordenado pelo CATIM e no qual participam mais seis instituições, a Edit Value e o Agrupamento de Escolas de Pinheiro de Portugal, o T2i e Instituto Tecnico Industriale Max Planck de Itália, e o Cesga e o Centro Público Integrado O Cruce de Espanha.
O projeto ”Boats4Schools” é uma experiência educativa dirigida a alunos do ensino básico e secundário para trabalhar os temas  STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Maths), através de uma metodologia lúdica, de grupo e motivadora, em que grupos de estudantes de diferentes locais farão a concepção, e competição com protótipos de barcos em miniatura, utilizando materiais e técnicas avançadas de manufatura: modelagem 3D, ferramentas de engenharia na nuvem, CAD, manufatura aditiva,etc.
“Boats4Schools” propõe a elaboração de uma proposta didática para promover a aquisição de competências, desde a perspectiva do "aprender-fazendo", de forma lúdica e aprendizagem em grupo, dirigido à construção de um pequeno protótipo de barco desde raiz, e assim motivar aos estudantes o conhecimento de engenharia, física, inovação, matemáticas, etc.
No projeto, que terá uma duração de 30 meses participam instituições de diferentes tipologias, desde institutos técnicos a centros educativos e escolas, que contribuirão com as suas visões diferenciadas para que se alcance uma metodologia adequada para este objetivo de aprendizagem.

Contacto: Eng. Luís Rocha (CATIM)

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Transição para a ISO 9001: 2015 até Setembro de 2018!


As organizações certificadas pela ISO 9001:2008 têm até Setembro de 2018 para garantir o processo de transição para a versão de 2015 realizando os devidos ajustamentos ao seu Sistema de Gestão da Qualidade.
A ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, ajudando as empresas e organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação dos seus clientes.
A nova versão da ISO 9001 apresenta algumas alterações em relação à versão anterior, alterações que vão de encontro às grandes tendências e desafios que se colocam hoje em dia às organizações que se movem num mundo mais global, em cadeias de valor mais complexas e num ambiente mais volátil e multidimensional.
As principais alterações incidem:
- no compromisso da liderança
- na importância da definição do contexto da organização na concepção e implementação do SGQ, com clara identificação das partes interessadas
- na abordagem estruturada aos riscos e oportunidades organizacionais
- na abordagem à gestão da cadeia de fornecimentos
- na terminologia e estrutura utilizada facilitando a integração com outros sistemas organizacionais (exemplo ambiente e segurança).

A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM apoia as empresas neste processo de transição para a nova norma através das seguintes acções:
- caraterização atual do SGQ
- definição e orientação na implementação de um plano para a transição
- formação sobre os novos princípios e requisitos
- auditoria interna
- acompanhamento durante o processo de certificação

Consulte-nos!
Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Os desafios da metrologia por coordenadas 3D nos processos de controlo das especificações dimensionais e geométricas de componentes técnicos, no novo paradigma da indústria 4.0


É o título da comunicação que Fernando Ferreira e Hélder Guerra da Unidade de Metrologia do CATIM vão apresentar no 13º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica nos próximos dias 23 a 26 de Outubro em Lisboa.
Mais informações: http://www.cibem13.com/


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Prevalence of occupational exposure to respirable crystalline silica in the metal working industries: Transferring research into industrial practice




https://osha.europa.eu/pt/oshevents/32nd-international-congress-occupational-health

Foi aceite para apresentação em forma de poster no ICOH 2018 –“The 32nd International Congress on Occupational Health” e para publicação no BMJ , British Medical Journal o trabalho “Prevalence of occupational exposure to respirable crystalline silica in the metal working industries: Transferring research into industrial practice“.
Este trabalho reflecte o resultado de tratamento, análise e discussão de informação proveniente da unidade de Ambiente e Segurança do CATIM, projecto de autoria de Cláudia Fernandes, sendo também co-autores Cláudia Ribeiro, Rita Aguiã e Mónica Henriques.

O Congresso realizar-se-á em Dublin na Irlanda entre os dias 29 de abril e 4 de maio de 2018, e é da responsabilidade da International Commission on Occupational Health (ICOH), da Faculty of Occupational Medicine e do Royal College of Physicians of Ireland.

sábado, 14 de outubro de 2017

Hoje é Dia Mundial da Normalização!


https://www.worldstandardscooperation.org/world-standards-day/

O CATIM é reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade como Organismo de Normalização Sectorial.
Nessa condição coordena 14 comissões técnicas, 8 subcomissões, 9 grupos de trabalho, num total de 356 membros...

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Participação do CATIM no SEFI 2017 45th Annual Conference



Esta importante conferência decorreu nos passados dias 18 a 21 na Ilha Terceira dos Açores, subordinada ao tema “Education Excellence for Sustainability”

Os tópicos da conferência foram:
• Open and Online Engineering Education
• Engineering Education Research
• Curriculum Development
• Continuing Engineering Education and Lifelong Learning
• Mathematics and Engineering Education
• Gender and Diversity • Physics and Engineering Education
• Attractiveness of Engineering Education
• Sustainability and Engineering Education
• Quality Assurance and Accreditation
• Skills and Engineering Education
• Ethics and Engineering Education

Cláudia Fernandes (CATIM), Luís Rocha (CATIM) e Ben Charles (Jaguar Land Rover) apresentaram o poster acima intitulado "Lifelong learning for the development of industrially oriented engineering skills:  4x4InSchools Project".

Abstract:
Lifelong learning is a key factor for the development of a sustainable workforce. Recognized qualifications, such as engineering, alongside with transversal skills enhance individual employability. The authors aim to explore the rationale of one outof-school and hands-on program, Project 4x4InShools (4x4IS), as one of the pillars for the development of engineering and technical skills aiming to develop a positive vision of industrial and technical careers. The long-term objective is to raise awareness and knowledge of industry, industrial processes and its impact on everyday life towards industry and future engineering or technical career development. Namely careers in the metalworking sector or related industrial clusters. 4x4IS it’s an international project with countries from five continents. This paper will focus on the Portuguese experience that encompasses youngsters from 15-18 years.  The lack of qualified industrial technicians and engineers, and consequently the lack of a qualified workforce has been on the agendas of governments worldwide. This issue gets more pronounced since Europe faces an aging workforce. This work rests on the belief that the promotion of technical and industrial skills is an important tool for vocational education and lifelong learning in consideration for sustainable development practises.  The “new” industry must compete by adding value to industrial processes and products. These assets are made possible by innovative engineering and countries with innovation inputs related to human resources training and development (engineering education) directly linked with higher competitiveness.
The 4X4IS main objective is to bring youngsters closer to industry, believing that everyone can make a difference for individuals, countries and economic prosperity.

Algumas notas de Cláudia Fernandes sobre o que se abordou nesta conferência:
- Ética na engenharia e os aspetos dos robos colaborativos (co-bots), carros autonomos, drones, etc. A decisão ética por parte das “máquinas” apresenta cada vez algoritmos mais complexos e de operacionalização questionável. Até que ponto se pode intervir na “programação e determinação” de “ação” para decidir por exemplo, “quem morre”. 
- A segurança da informação também foi tratada como um dos aspetos emergentes na área da engenharia, nomeadamente tendo em conta o tipo de aplicações e de tratamento que se poderá fazer.
- Articulação entre instituições de educação formal e educação informal para respostas às solicitações do mercado e da indústria.
- Opinião de grupos de alunos de engenharia transmitida pela organização internacional BEST onde se focaram nas diferentes perceções dos alunos e dos professores/tutores.
- A discussão das competências e do papel da aprendizagem ao longo da vida.
- O papel dos métodos e técnicas de ensino/transmissão de informação
- A atratividade das carreiras ligadas à engenharia e a promoção de competências STEM foram abordadas em diversas sessões de posters.  


segunda-feira, 2 de outubro de 2017