segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Teleféricos e Funiculares, 20 anos de intervenção CATIM

 


CATIM, Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos

- 30 anos de experiência na apreciação de riscos e avaliação da conformidade de máquinas e de equipamentos de trabalho

- 20 anos de experiência na verificação da conformidade do projecto e de instalações por cabo para o transporte de pessoas com os requisitos essenciais de segurança

- O CATIM é Organismo Notificado Europeu para a Diretiva Máquinas desde 1994!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

CATIM passou a integrar a Rede Europeia Hydrogen Europe Research (HER)!





Esta rede reúne 131 Universidades e entidades de Investigação e Tecnologia (RTO) de 29 países, dentro e fora da Europa. 
A missão desta rede é promover, apoiar e acelerar a implementação de hidrogénio e das tecnologias de hidrogénio limpo, através da criação de uma comunidade científica e tecnológica europeia de I&D e representando-a como um todo. 

Com esta integração o CATIM prossegue a concretização do compromisso de intensificar o seu envolvimento na promoção da utilização do hidrogénio verde para produção de energia, através do desenvolvimento normativo e realização de ensaios diretamente relacionados com a introdução do hidrogénio na rede de gás natural, e a sua utilização em aparelhos (incluindo componentes e acessórios) quer em ambiente doméstico quer industrial. 
O envolvimento nesta rede permitirá ao CATIM construir novas parcerias estratégicas focadas na investigação e desenvolvimento de ações globais no domínio do hidrogénio verde.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Seminário: Diretiva Máquinas e Segurança de Equipamentos de Trabalho no ISEP.

 


O Eng. Francisco Silva, um dos especialistas da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM (ESE) é o orador do seminário organizado pelo ISEP com a colaboração do CATIM.
Esta Unidade do CATIM faz este ano 30 anos de atividade neste domínio, tendo garantido ao longos dos anos e até à data o reconhecimento do CATIM como Organismo Notificado Europeu no domínio da Diretiva Máquinas.


Serviços CATIM no domínio da Segurança de Máquinas
  • Avaliação da conformidade com a Directiva Máquinas
  • Identificação da normalização e legislação aplicável a cada máquina
  • Apreciação do risco
  • Análise de sistemas de comando
  • Informação técnica: dossier de fabrico, manual de instruções e Declaração CE de conformidade
  • Peritagens de acidentes e eventos de segurança

Serviços CATIM no domínio das Instalações por Cabo para o Transporte de Pessoas (teleféricos e Funiculares)

  • Verificação da conformidade do projecto das instalações com os requisitos essenciais de segurança
  • Análise de segurança da conformidade de instalações com os mesmos requisitos
  • Verificação intercalar de segurança

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Ação de Sensibilização para a promoção do empreendedorismo jovem, parceria FabLabs Portugal

 

O CATIM, em parceria com a Associação FabLabs Portugal, realizou no passado dia 1 de fevereiro uma Ação de Sensibilização para a promoção do empreendedorismo jovem. 
A importância do empreendedorismo e dos Laboratórios de Fabricação Digital foram os temas em destaque nesta Ação de Sensibilização. 
Esta iniciativa contou com a presença do Eng.º Francisco Alba, Diretor no CATIM, que partilhou a sua experiência e identificou algumas das principais características de um perfil empreendedor. 
A ação contou ainda com a presença da Eng.º Maria Fernandes, da Unidade de Projetos do CATIM, que explicou como surgiu o Metalshoe FabLab, qual a sua importância para a comunidade empresarial e académica, bem como as ferramentas disponíveis neste FabLab. 
Para terminar a Ação de Sensibilização, o Eng.º Luís Rocha, responsável pelo Metalshoe FabLab CATIM, conduziu uma visita ao espaço, apresentou cada uma das tecnologias existentes e realizou uma curta demonstração, envolvendo o desenvolvimento de um produto por via da utilização de diferentes tecnologias disponíveis no Fablab.