segunda-feira, 29 de maio de 2017

Simpósio de Metrologia'17


Com o apoio do CATIM e de outras entidades, realizou-se no passado dia 17 de Maio a 5ª Edição do Simpósio de Metrologia no ISEP.
Número elevado de participantes e patrocinadores, e um dia cheio de (boas) intervenções ditaram o sucesso desta iniciativa que se deseja que se mantenha por muitos e bons anos.
Tomamos a liberdade de salientar a comunicação "Metrologia e as aeronaves militares F16" de co-autoria do Tenente Coronel Pedro Pimentel da Força Aérea Portuguesa e do Dr. Fernando Ferreira do CATIM.
A comissão organizadora deste evento contou mais uma vez com participação da Eng: Isabel Perfeito do CATIM. A toda a comissão organizadora e a todos os que se tem empenhado na preparação e realização deste evento, os nossos agradecimentos!
Acesso a mais informação sobre este simpósio na página do ISEP: aqui

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Grau de Satisfação dos clientes CATIM

Uma das importantes medidas que o CATIM toma para sustentar o processo de melhoria contínua é o de solicitar aos clientes que avaliem a qualidade dos serviços respondendo a um questionário de avaliação.
Esta avaliação que é efectuada anualmente desde 2002, portanto há 16 anos..., contempla entre outros os seguintes indicadores:
- Tempo de resposta a solicitações
- Prazos de execução do serviço
- Atendimento
- Disponibilidade / Flexibilidade
- Preço
- Conhecimentos técnicos

Concluiu-se no passado mês de Abril mais uma avaliação que resulta num importante "input" para o processo de Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade do CATIM.
É com satisfação que se constata mais uma vez uma avaliação muito positiva acima do nosso objectivo global (80 numa escala de 0 a 100 numa composição dos diversos indicadores), e a consistência da evolução dos resultados ao longo dos anos.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Reunião internacional do ISO/TC 291 WG 1 - Safety of domestic gas cooking appliances


Realizou-se nos passados dias 4, 5 e 6 de Abril em Durham nos Estados Unidos da América, mais uma reunião internacional de normalização.
Portugal esteve representado pela Engª Elisa Costa, Presidente da Comissão Técnica CT 36 (Aparelhos termodomésticos e termoindustriais que utilizam combustíveis sólidos, gasosos e líquidos e seus dispositivos e acessórios), CT coordenada pelo ONS CATIM.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Simulacro de resgate no Teleférico de Gaia

Realizou na passada semana mais um simulacro de resgate de passageiros do Teleférico de Gaia com a participação da Protecção Civil e o Corpo de Bombeiros Sapadores de Gaia.
Os voluntários passageiros para o simulacro foram resgatados com sucesso demonstrando a elevada prontidão e preparação do corpo das equipas de resgate e adequabilidade de procedimentos.


Reportagem Porto Canal: aqui

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Teleférico de Gaia - análise intercalar de segurança


O teleférico de Gaia é uma instalação por cabo para o transporte de pessoas que entrou em serviço em 2011, de iniciativa e propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia,  construída pela ETERMAR S.A com equipamento electromecânico da Doppelmayer, e concessionada à TELEF - Transportes por Cabo e Concessões S.A.
A Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM  concluiu recentemente mais uma análise de segurança intercalar desta  já emblemática instalação na paisagem da Ribeira de Vila Nova de Gaia de onde se alcança uma das mais fantásticas vistas urbanas do mundo. Esta equipa do CATIM, composta por Francisco Alba (Director) e Alberto Fonseca (Responsável Técnico), Filipa LIma, Gustavo Cruz e Francisco Silva desenvolveu competências na análise da segurança deste tipo de instalações (teleféricos e funiculares) desde 2003, ano do seu primeiro trabalho com a análise do Funicular dos Guindais do Porto. Nestes 14 anos decorridos esta equipa orgulha-se de ter intervindo na grande maioria das instalações existentes em Portugal com este tipo de serviço de análise da segurança e conformidade legal. Aos clientes, construtores, proprietários e/ou concessionários deste tipo de instalações, um agradecimento especial pela confiança depositada ao longo deste já muitos anos.


Nota: e quando vier ao Porto e Gaia, não deixe de fazer uma viagem nesta instalação. Vai ver que a vista é mesmo única!

terça-feira, 9 de maio de 2017

Reuniões Normalização, ONS CATIM!


Maio:
CT 12 SC 2 – Aços de Construção dia 18 de Maio – Local : Videoconferência
CT 12 SC 5 – Análises Químicas dia 18 de Maio – Local : Videoconferência
CT 18 – Elementos de Tubagem, Tubos e Válvulas e Acessórios dia 26 de Maio – Local: Empresa FERPINTA, SA
CT 178 GT 1 – Edifícios com aparelhos a gás. Volume dos locais. Posicionamento dos aparelhos a gás dia 04 de Maio – Local: Videoconferência
CT 178 GT 2 - Edifícios com aparelhos a gás. Ventilação natural. Ventilação mecânica centralizada. Ventilação mista dia 04 de Maio – Local: Videoconferência
CT 178 GT 4 - Edifícios com aparelhos a gás. Instalação e ventilação de cozinhas profissionais dia 11 de Maio – Local: IPQ – Lisboa
CT 130 – Plataformas Elevatórias (data ainda a definir)  - Local: CATIM Porto
CT 40 – Máquinas e Ferramentas (data ainda a definir)  - Local: CATIM Porto

Junho:
CT 178 – Ventilação de edifícios com aparelhos a gás dia 22 de Junho – Local: IPQ - Lisboa
CT 178 GT 1 – Edifícios com aparelhos a gás. Volume dos locais. Posicionamento dos aparelhos a gás dia 01 de Junho – Local: Videoconferência
CT 178 GT 2 - Edifícios com aparelhos a gás. Ventilação natural. Ventilação mecânica centralizada. Ventilação mista dia 01 de Junho – Local: Videoconferência
CT 178 GT 4 - Edifícios com aparelhos a gás. Instalação e ventilação de cozinhas profissionais dia 12 de Junho – Local: IPQ – Lisboa
CT 130 – Plataformas Elevatórias dia  29 de Junho - Local: CATIM Porto
Internacionais:
CT 36 - CEN TC 109 WG 4 – “Hot water production of central heating boilers for domestic use” nos dias 29 e 30 de Junho - Local: CATIM Porto