segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Verificação de Acessórios de Elevação e o DL 50/2005

 


Acessórios de Elevação

“Componente ou equipamento não ligado à máquina de elevação, que permite a preensão da carga e é colocado entre a máquina e a carga ou sobre a própria carga, ou destinado a fazer parte integrante da carga e que é colocado isoladamente no mercado. São igualmente considerados como acessórios de elevação as lingas e seus componentes” (Fonte: Alínea d) do artigo 2º da Diretiva 2006/42/EC – Diretiva Máquinas)

  • Sabe que os acessórios de elevação são considerados “máquinas” ao abrigo da Diretiva Máquinas, pelo que os mesmos deverão possuir obrigatoriamente a Marcação CE?
  • Sabe ainda que sendo utilizador deste tipo de equipamentos, é obrigado pelo DL 50/2005 – Segurança dos Equipamentos de Trabalho a realizar verificações periódicas de modo a confirmar a manutenção das condições de segurança?

Com mais de 28 anos de experiência no domínio da segurança de máquinas e equipamentos de trabalho, a Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM poderá ajudar a sua empresa a garantir estas verificações!

Consulte-nos!

catim@catim.pt


CATIM, Organismo Notificado Europeu desde 1994!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

CATIM participa em Webinar ISEP sobre Segurança de Máquinas e Equipamentos de Trabalho

 


O Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM foi o orador convidado no Webinar  “DIRETIVA MÁQUINAS E SEGURANÇA DE EQUIPAMENTOS DE TRABALHO” que se realizou  online para os alunos do ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, no passado dia 13 de fevereiro pelas 18h30. 

Este webinar faz parte de um ciclo de sessões técnicas que decorrem da Pós Graduação de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança.

A promoção e divulgação da Segurança de Máquinas no contexto do ensino superior tem sido a principal motivação dos promotores deste evento, contando com a presença do CATIM desde 2016,  Organismo Notificado para a Diretiva Máquinas desde 1994.

A toda a comissão organizadora e a todos os que se tem empenhado na preparação e realização destes eventos sobre esta importante temática, os nossos agradecimentos!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Qualificação de soldadores e de procedimentos de soldaduras


A Qualificação de Soldador é baseada em exames definidos segundo normas e/ou códigos, para determinar a habilidade e a capacidade de um soldador de executar soldaduras com a qualidade exigida.
O Exame de Qualificação do Soldador consiste em soldar um ou mais provetes de exame, que serão posteriormente examinados.
A extensão da Qualificação é descrita por várias variáveis, que incluem o processo de soldadura, tipo de metal depositado, espessura, tipo da junta, posição de soldadura, entre outros.

A Qualificação do Procedimento de Soldadura tem como principal objectivo, verificar a compatibilidade de materiais e técnicas capazes de produzir componentes soldados que estejam em conformidade com as normas e/ou códigos e que possuam propriedades mecânicas adequadas.

Com a Qualificação de Soldadores e Qualificação de Procedimentos de Soldadura, a empresa garante:
- Que as habilidades e capacidades dos seus soldadores foram comprovadas;
- Que a compatibilidade de materiais e técnicas usadas estão comprovadas;
- A qualidade dos componentes soldados;
- Que cumpre com as normas e códigos aplicáveis;
- A redução do risco de responsabilização da empresa com os requisitos de segurança em construção

Consulte-nos!
Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos
gustavo.cruz@catim.pt

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade

 


Começamos em 1990, com a criação da Unidade da Qualidade.

Este ano, 2021, fazemos 31 anos...

Alguns serviços!

1)     Implementação, manutenção e melhoria de sistemas de gestão (lista não exaustiva dos referenciais normativos)

Qualidade ISO 9001

IATF 16949   (automóvel)

ISO/IEC 17025 (laboratórios)

ISO 22716 (cosméticos)

ISO 13485 (dispositivos médicos)

etc

2)     Ferramentas da qualidade: SPC, MSA (exemplos)

3)     Auditorias internas

4)     Acompanhamento de processos de certificação e acreditação

5)     EN 1090, Marcação CE de Estruturas Metálicas

 

Consulte-nos!

Unidade da Qualidade e Inovação

catim@catim.pt

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Relatório de avaliação do software EGITRON Process Control


A EGITRON solicitou a colaboração do CATIM, Unidade da Qualidade e Inovação, para avaliar e testar o seu novo software para controlo estatístico do processo, EGITRON Process Control (EPC).

Consciente da mais valia que pode trazer à aplicação, este foi um primeiro passo na certificação e avaliação do software por entidades externas, que possam testar e avaliar esta excelente ferramenta de controlo da qualidade.

A avaliação visou determinar o grau de adequabilidade da aplicação, essencialmente ao nível da funcionalidade e usabilidade, tendo sido considerado as orientações gerais do modelo de avaliação definido na ISO/IEC 25040 Systems and software engineering - Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Evaluation process.

Conclusões:

A aplicação EPC é uma ferramenta estatística bastante versátil e de adaptação a qualquer setor industrial (fluxo produtivo, caraterísticas da qualidade do setor, plano de recolha de dados, etc.).

As tabelas de configuração disponíveis asseguram este grau de portabilidade.

Destacamos os seguintes aspetos positivos:

- a aplicação permite a ligação do EPC ao plano de produção noutros suportes utilizados pela empresa/organização;

- informação adequada e detalhada de todo o histórico do controlo da qualidade, incluindo a rastreabilidade ao lote de matérias primas/subcomponentes;

- aplicação robusta do ponto de vista da informação do histórico e simulação;

- boas caraterísticas de configuração e flexibilidade;

- facilidade dos utilizadores aprenderem e dominarem o software, ou seja, grau de adaptabilidade de novos utilizadores em ambiente real;

- integração com outros sistemas;

- exatidão estatística


Aceder ao Relatório aqui: Egitron Process Control

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Metrologia Industrial no CATIM

 


Calibrações / Ensaios de Medição:

- Tecnologia de medição por coordenadas 3D

- Tecnologia de ensaio não destrutivo por tomografia computorizada industrial

- Dimensional e geométrica

- Temperatura e Humidade

- Pressão

- Força

- Momento

- Grandezas elétricas

- Tempo e Frequência

- Velocidade e Aceleração

- Massa - Balanças

- Acústica


Anexos Técnicos de Acreditação: aqui


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

ATEX

 

Sabia que o nome "ATEX" deriva do título dado em francês à Directiva 94/9/EC: "Appareils destinés á être utilisés en Atmosphères EXplosives"?

Existem duas Diretivas ATEX:

- A Diretiva 1999/92/CE (transporta pelo DL 236/2003) relativa às prescrições mínimas destinadas à melhoria da protecção da segurança e da saúde dos trabalhadores susceptíveis de serem expostos a riscos derivados de atmosferas explosivas;

- A Diretiva 2014/34/EU (transposta pelo 111-C/2017) sobre aparelhos e sistemas de protecção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas; (ver nota)

O CATIM realiza avaliações no âmbito das Diretivas ATEX, identificando e classificando as zonas com atmosferas potencialmente explosivas (Diretiva 1999/92/CE), e verificando a adequação dos equipamentos e sistemas de protecção (Diretiva 2014/34/EU).

Estas avaliações tem sido efectuadas nas mais diversas empresas e sectores (metalomecânica, eléctrica, alimentar, química, madeiras, etc), resultando para a empresa o conhecimento sobre os riscos envolvidos e um conjunto de recomendações importantes para salvaguardar da segurança de trabalhadores e bens.

A abordagem que trás mais benefícios para as empresas, é quando se considera as Directivas ATEX na fase de projecto de novas instalações, máquinas ou processos, pois conseguem-se reduções muitos grandes no valor dos investimentos pela optimização / redução da dimensão das zonas classificadas como ATEX.

Como exemplo do sucesso desta abordagem, podemos referir o caso de uma empresa da indústria alimentar, que solicitou ao CATIM colaboração na fase de projecto de uma nova instalação que incluía o armazenamento, transporte e processamento de substâncias inflamáveis. A intervenção nesta fase embrionária do projecto, permitiu que fossem definidos lay-outs, controlos de fontes de fuga e selecção de equipamentos de protecção e operação em zonas ATEX, que tiveram como resultado uma redução das zonas classificadas e um menor número de equipamentos com necessidade de certificação ATEX, e como tal com um preço de mercado muito inferior.

Numa instalação já em funcionamento, da avaliação deve resultar também um conjunto de recomendações que tenham como preocupação diminuir os custos de alteração de processos e substituição de alguns equipamentos.

 

Para mais informações:

Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos

catim@catim.PT

telefone: 226 159 000

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Inspeção a Estantes e Sistemas de Armazenamento, determinação de cargas máximas admissíveis.

As instalações de armazenamento e os sistemas de estantes são considerados equipamentos de trabalho, devendo ser mantidas nas condições adequadas de funcionamento e em conformidade com os requisitos mínimos de segurança especificados pelo DL 50/2005. Os seus limites de utilização devem ser objectivamente definidos e cumpridos e deverá ser estabelecido pela empresa um procedimento de inspecção em períodos regulares forma a identificar, controlar, reduzir ou eliminar os riscos decorrentes da sua deterioração.

A norma EN 15635:2008 - “Steel static sotage systems – Application and maintenance of storage equipment” – Sistemas de armazenamento em estantes metálicas – Aplicação e manutenção do equipamento de armazenamento" providencia um guia de boas práticas na identificação e controlo do risco relacionado com sistemas de armazenamento em estantes metálicas, e quando cumprida, evidencia que a empresa tomou as medidas necessárias relativamente ao seu bom funcionamento e segurança.

Esta norma foi elaborada no âmbito do comité CEN/TC 344 – Steel static storage systems e aborda os sistemas de armazenamento desde a montagem e instalação, alterações na sua configuração, o seu uso, a avaliação de componentes danificados e também alterações que requerem uma revisão das operações de segurança de armazenamento. 

A inspeção periódica deste tipo de equipamentos é necessária, devendo a frequência ser definida de acordo com o histórico de utilização, o ambiente/atmosfera em que o equipamento está inserido, o tipo de utilização previsto, as dimensões, o tipo de equipamento para aceder às estantes (empilhador/stacker), etc, mas poder-se recomendar como ponto de partida uma inspecção anual.

Desta inspecção resulta ou pode resultar a determinação da carga máxima admissível, a identificação de aspectos a corrigir e a revisão das operações de segurança de armazenamento. 

A Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM tem a competência necessária para fazer este tipo de inspecções de acordo com a norma acima referida.

Contacte-nos!

catim@catim.pt

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Indústria automóvel: A Norma IATF 16949: 2016



 A Indústria Automóvel (Automotive Industry, inclui automóveis, camiões, autocarros e motociclos) apresenta uma elevada exigência ao nível da qualidade do produto, produtividade, competitividade e capacidade de melhoria contínua. Para alcançar o nível de excelência pretendido, as organizações devem adotar as melhores práticas.

Os construtores automóveis exigem aos seus fornecedores que adiram a especificações técnicas muito apertadas suportadas num sistema de gestão da qualidade para a indústria automóvel que tem como referências a norma IATF 16949: 2016 - Quality management systems requirements for automotive production and relevant service parts organization e a norma ISO 9001:2015, para além dos seus próprios requisitos específicos..

A norma IATF 16949: 2016   foi desenvolvida pela IATF - International Automotive Task Force e é a norma de referência para a certificação que é exigida pelos grandes construtores (normalmente designados por OEM - Original Equipment Manufacturer) aos seus fornecedores.

No caso dos membros da IATF, a certificação de acordo com a IATF 16949 é requisito obrigatório para os fornecedores "tier 1" (fornecedor de 1º nível), sendo referido ao "site" (fábrica) de uma organização de produção contratada pela OEM. Nos restantes fornecedores da cadeia de fornecimento/abastecimento, a certificação IATF 16949 poderá não ser necessariamente a primeira etapa no processo de qualificação e desenvolvimento de um fornecedor , mas será uma etapa incontornável.

O CATIM pode apoiar as PME na definição e implementação (e no processo de certificação) dum sistema de gestão da qualidade baseado na IATF 16949, assim como nas principais ferramentas/metodologias utilizadas na indústria automóvel e auditorias internas.

Eis algumas ferramentas/metodologias utilizadas:

- APQP (Advanced Product Quality Planning) e PPAP (Production part Approval Process)

- FMEA (Failure Mode and Effects Analysis)

- 8D (Eight Disciplines Problem Solving)

- SPC (Statistic Process Control)

- MSA (Measurement Systems Analysis)


Para mais informações p.f. contactar:

Unidade da Qualidade e Inovação 

catim@catim.pt