quarta-feira, 19 de julho de 2023

Segurança em Equipamentos de Trabalho, 19 a 28 de setembro!

 


O CATIM é Organismo Notificação Europeu para a Diretiva Máquinas desde 1994 (acreditação IPAC também como Organismo de Certificação de Produtos) e tem sido reconhecido como entidade competente no âmbito do DL 50 / 2005 (Diretiva equipamentos de Trabalho) desde 2005!
Estes dois grandes domínios de atividade fazem parte também do seu sistema de gestão da qualidade que está certificado desde 2005 de acordo com a Norma ISO 9001!

Veja aqui os nossos reconhecimentos: https://www.catim.pt/pt-pt/reconhecimentos


quinta-feira, 6 de julho de 2023

Sessões Públicas de Apresentação dos Demonstradores Colep Packaging e JPM Industry

 


Após três anos de intenso trabalho, chegou ao fim mais um Programa Mobilizador: PRODUTECH4S&C.
O projeto mobilizador PRODUTECH4S&C, envolvendo um consórcio constituído por 24 copromotores, entre os quais 13 empresas e 11 entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), preconizou o desenvolvimento de soluções diferenciadoras, em resposta à urgência da transformação da indústria no sentido da sustentabilidade e economia circular, possibilitando à Fileira das Tecnologias de Produção a assunção de um posicionamento chave num nicho global: tecnologias de produção facilitadoras da circularidade e sustentabilidade industrial.
Para assinalar a conclusão deste projeto, foram realizadas duas sessões de demonstração tendo como objetivo apresentar, em contexto industrial, alguns dos resultados alcançados, bem como analisar os impactos reais da implementação destas soluções. Estas sessões tiveram lugar nas empresas parceiras Colep Packaging e JPM Industry, nos dias 27 e 29 de junho, respetivamente.
Assim, esta demonstração permitiu apresentar algumas das ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas e pré-validadas em sede de provas de conceitos, ferramentas de avaliação de sustentabilidade baseadas em dados, metodologias e ferramentas de data-driven associado ao processo de desenvolvimento de produto, sustainable design e conceção modular, soluções inteligentes (digital twin), soluções edge para controlo inteligente, novas tecnologias energéticas, sistemas robóticos adaptáveis e cooperativos, soluções i4.0 para logística inteligente na cadeia de abastecimento, simbiose de ativos e meios logísticos e soluções de planeamento cooperativo e colaborativo na cadeia de abastecimento.
Direcionado para o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma indústria transformadora circular e sustentável, o Projeto Mobilizador PRODUTECH4S&C integrou e corporizou uma agenda de investigação e inovação, alicerçada nos desafios identificados pela indústria da fileira das tecnologias de produção, perspetivando-se impactos ao nível na sua competitividade, inovação e internacionalização. Por sua vez, dada a natureza horizontal das soluções desenvolvidas, aos diversos setores da indústria, perspetivam-se impactos multi-setoriais



segunda-feira, 3 de julho de 2023

CATIM distinguido pela acreditação vigente mais antiga de um laboratório de acreditação!

 


CATIM distinguido pela acreditação vigente mais antiga de um laboratório de acreditação!

No âmbito do evento comemorativo do 40.º aniversário do Sistema Português da Qualidade,  “Premiar a Qualidade-  40 Anos do Sistema Português da Qualidade (SPQ)”, promovido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Instituto Português de Acreditação (IPAC), que decorreu ontem e contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio e da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, o CATIM foi distinguido pela acreditação vigente mais antiga de um laboratório de calibração: o Laboratório de Metrologia Dimensional (LMD) do CATIM (certificado nº 88/L.21) e o Laboratório de Metrologia Dimensional – Verificação de Máquinas-Ferramenta em  (certificado nº 88/L.26)

Alguma história...

Em1980, a AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal, (à data designada por AIMMN) tinha estabelecido um protocolo com a DGQ – Direcção Geral da Qualidade, IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas Empresas e ao Investimento e o LNETI – laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, criando o CATIM, Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica.

Em 1983 e por força deste protocolo e com o apoio das empresas fabricantes de aparelhos a gás, foi criado o Laboratório de Material de Queima que se dedicou a fazer ensaios a este tipo de equipamentos. Estas empresas confrontavam-se com a obrigatoriedade de certificação dos seus produtos, quer no mercado interno quer externo, sendo necessário a evidenciação da conformidade com as normas aplicáveis em cada um dos mercados alvo (NP, NF, DIN, BS, etc.).

Em 1983 foi também estabelecido o SNGQ, Sistema Nacional de Gestão da Qualidade (Decreto-lei nº 165/83), que tinha como objectivo a garantia e o desenvolvimento da qualidade de produtos e serviços, mediante a gestão concertada de 3 subsistemas nacionais da Metrologia, da Normalização e da Qualificação. Nesse mesmo ano o SNGQ foi alterado pelo Decreto-Lei nº 234/93, passando a designar-se por SPQ, Sistema Português da Qualidade, e passando a ter como objectivo principal, o de proporcionar aos agentes económicos nacionais um modo crível de demonstração da qualidade dos produtos e serviços, agregando as estruturas institucionais de apoio ao desenvolvimento da qualidade, de acordo com um conjunto de procedimentos de gestão aceites internacionalmente.

Em 1986, O CATIM acabou por ser oficialmente fundado, tendo como sócios fundadores a AIMMAP, o IAPMEI e o INETI. Nesse mesmo ano o Laboratório de Material de Queima do CATIM foi acreditado (certificado nº 86/L.12).

Em 1987, o CATIM foi reconhecido pelo IPQ como Organismo de Normalização Sectorial , coordenando nos dias de hoje 14 comissões técnicas de normalização.

Em 1988, o Laboratório de Metrologia Dimensional (LMD) do CATIM (certificado nº 88/L.21) e o Laboratório de Metrologia Dimensional – Verificação de Máquinas-Ferramenta em  (certificado nº 88/L.26) foram acreditados pelo IPQ, dando o CATIM um sinal de forte pioneirismo e empenhamento no SPQ, reforçando a credibilidade da qualidade das empresas associadas e clientes do sector metalúrgico e metalomecânico que ao seu laboratório recorriam para ensaios de produtos e calibrar os seus instrumentos de medição e ensaio.

A adesão ao SPQ foi em crescendo ao longo dos anos, com sucessivos laboratórios acreditados, em especial logo no início da década de 90, laboratórios que mais tarde foram agrupados em grandes acreditações por domínios (por exemplo metrologia, ensaios), contando hoje o CATIM com milhares de ensaios acreditados.

Entre 1992 e 2001, o CATIM integrou o CNQ – Conselho Nacional da Qualidade, entidade do SPQ que era presidida pelo Ministro da Indústria e Energia e que tinha como competência ser o órgão de consulta do Governo no âmbito da política da qualidade e de desenvolvimento do SPQ. Entre muitas das suas atribuições cumpria ao CNQ estabelecer os princípios e as metodologias relativas ao SPQ, através de directivas do CNQ.  O CATIM participou também na Comissão Executiva (1994-2001), nas Comissões Permanentes da Normalização, da Metrologia e da Qualificação (1992-2001), e nalgumas comissões sectoriais