segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Corrosão Metálica e a CT43



Corrosão Metálica

A CT 43 – Corrosão Metálica, sob a coordenação do ONS CATIM, desenvolve trabalho normativo no seguinte âmbito:

“Normalização no domínio da corrosão e da proteção contra a corrosão, nomeadamente, terminologia, revestimentos inorgânicos, ensaios de corrosão, avaliação das probabilidades de corrosão nos diferentes sistemas. Normalização no domínio dos requisitos de desempenho da proteção contra a corrosão por revestimentos, excluindo os revestimentos orgânicos. Coordenação e informação sobre a corrosão e a proteção contra a corrosão relativa aos trabalhos efetuados.”

Esta Comissão Técnica acompanha e participa nos trabalhos Europeus e Internacionais de diversos grupos de trabalho na área, nomeadamente:

- CEN/TC 219 - Cathodic protection;

- CEN/TC 240 - Thermal spraying and thermally sprayed coatings;

- CEN/TC 262 - Metallic and other inorganic coatings, including for corrosion protection and corrosion testing of metals and alloys;

- ISO/TC 107 - Metallic and other inorganic coatings;

- ISO/TC 156 - Corrosion of metals and alloys.

Durante corrente ano e até à data, esta CT, teve sob sua responsabilidade técnica a publicação de três documentos normativos nacionais:

- NP EN ISO 1460:2021

Revestimentos metálicos - Revestimentos galvanizados por imersão a quente sobre materiais ferrosos - Determinação gravimétrica da massa por unidade de superfície (ISO 1460:2020)

- NP EN ISO 6509-1:2021

Corrosão de metais e ligas - Determinação da resistência à deszincificação das ligas de cobre com zinco - Parte 1: Método de ensaio (ISO 6509-1:2014)

NP ISO 6509-2:2021

Corrosão de metais e ligas - Determinação da resistência à deszincificação das ligas de cobre com zinco - Parte 2: Critérios de aceitação (ISO 6509-1:2014)

De evidenciar que o trabalho normativo desenvolvido permite antecipar tendências, desenvolver processos de apoio à indústria e alavancar processos e procedimentos de acordo com o estado da arte e da técnica. A transferência de conhecimento para a indústria e a entrega de valor acrescentado ao setor e ao País são dois dos outputs deste trabalho continuado e sistemático.

Contacto ONS CATIM - ons@catim.pt

(Nota: informação produzida por Cláudia Fernandes, ONS CATIM e Joana Leal, secretária da CT 43 e Laboratório de Metalografia CATIM)

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Normas ONS CATIM publicadas no mês de novembro!

Durante o mês de novembro foram publicadas quatro Normas Portuguesas, no âmbito dos trabalhos realizados por 3 das Comissões Técnicas coordenadas pelo ONS CATIM:

CT 18 - Elementos de tubagem, tubos, válvulas e acessórios;

CT 43 –  Corrosão metálica;

CT 98 - Portas, janelas, fachadas cortinas, cerramento de vãos e respetivos acessórios e ferragens.

O avanço da normalização em Portugal só é possível com o empenho e dedicação de uma rede alargada de peritos, ONS (Organismos de Normalização Setoriais) e ONN (Organismo Nacional de Normalização, IPQ)

O ONS CATIM agradece aos 62 peritos técnicos nacionais, que integram estas 3 comissões técnicas pelo trabalho realizado!  

Nota: informação produzida a 23/11/2021, ONS CATIM

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Forum PRODUTECH, o EIT Manufacturing e a Conferência Anula PRODUTECH SIF, 3 de Dezembro, EXPONOR!

No próximo dia 3 de dezembro irão realizar-se numa iniciativa conjunta, o Forum PRODUTECH, o EIT Manufacturing e a Conferência Anula PRODUTECH SIF, na sala B4 do Centro de Congressos da Exponor, integrada na agenda oficial da feira EMAF, onde serão debatidos e apresentados os principais desafios e tendências para a indústria.

O evento contará com a presença de oradores de referência, que irão abordar diversas áreas relevantes para o futuro da indústria, desde a inovação e digitalização de processos industriais, o desenvolvimento de negócios, oportunidades de financiamento, entre outras temáticas.

Este evento terá 4 painéis:

    - EIT Manufacturing Strand

    - GALACTICA Strand

    - PIMAP+ Strand

    - Conferência anual PRODUTECH SIF 

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao limite de capacidade definido para a sala.

>> Programa

>> Inscrição

>> Mais informações sobre EMAF


quarta-feira, 17 de novembro de 2021

NP EN 13611:2021 Dispositivos de segurança e de comando para queimadores e aparelhos que utilizam combustíveis gasosos e/ou líquidos - Requisitos gerais.


Documento da responsabilidade de tradução da CT 36 - Aparelhos que utilizam combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos, seus dispositivos e acessórios (num total de 163 páginas)

Objetivo: Esta norma europeia especifica os requisitos gerais de segurança, de conceção, de construção e de funcionamento e ensaio aplicáveis aos dispositivos de segurança, de controlo e de regulação (a seguir designados de “dispositivos”) para queimadores e aparelhos que utilizam um ou vários combustíveis gasosos ou líquidos

Este foi um dos dois documentos normativos publicados pelo IPQ no passado mês de outubro, cuja tradução foram da responsabilidade de Comissões Técnicas coordenadas pelo ONS CATIM (o outro foi NP EN 13830:2015+A1:2021 Fachadas-cortina - Norma de produto. Documento da responsabilidade da CT 98 - Portas, janelas, fachadas cortinas, cerramento de vãos e respetivos acessórios e ferragens (num total de 86 páginas)

Observação: esta noticia foi publicada com a colaboração de Cláudia Fernandes, ONS CATIM

terça-feira, 16 de novembro de 2021

NP EN 13830:2015+A1: 2021 Fachadas-cortina - Norma de produto


Documento da responsabilidade de tradução da CT 98 - Portas, janelas, fachadas cortinas, cerramento de vãos e respetivos acessórios e ferragens (num total de 86 páginas)

Objetivo: Esta norma europeia especifica os requisitos do kit de fachada-cortina destinados a serem utilizados como revestimento de um edifício para fornecer resistência à ação climática, segurança na utilização e economia de energia e retenção do calor e fornece métodos de ensaio/avaliação/ cálculo e critérios de conformidade dos desempenhos relacionados

Este foi um dos dois documentos normativos publicados pelo IPQ no passado mês de outubro, cuja tradução foram da responsabilidade de Comissões Técnicas coordenadas pelo ONS CATIM (o outro foi a norma NP EN 13611:2021 Dispositivos de segurança e de comando para queimadores e aparelhos que utilizam combustíveis gasosos e/ou líquidos - Requisitos gerais.

Observação: esta noticia foi publicada com a colaboração de Cláudia Fernandes, ONS CATIM


sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Magusto CATIM 2021

Magusto CATIM 2021...
Um intervalo no trabalho bem diferente, momento de comemoração de Outono em pleno Verão de São Martinho, um momento de convívio entre colegas.
(Fotos de autoria de Isabel Pires)

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Bom São Martinho!


 

Satisfação dos Clientes CATIM, mais um inquérito efetuado em 2021!

Uma das importantes medidas que o CATIM toma para sustentar o processo de melhoria contínua é o de solicitar aos clientes que avaliem a qualidade dos serviços, respondendo a um questionário de avaliação.

Esta avaliação que é efetuada desde 2001, contempla diversas dimensões entre as quais:

- Tempo de resposta a solicitações

- Prazos de execução do serviço

- Atendimento

- Disponibilidade / Flexibilidade

- Preço

- Conhecimentos técnicos

Concluímos no passado mês de Abril mais uma avaliação, tendo-se sido inquiridos 1750 contactos em empresas clientes do CATIM. Recebemos 249 respostas o que dá uma taxa de 14,2%, resultado muito satisfatório e na linha dos anos anteriores.

Os resultados alcançados na avaliação são bons e confirmam os resultados da avaliação do desempenho dos processos e procedimentos implementados no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade que está certificado pela DNV-GL (ISO 9001).

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Normalização na área da segurança de parques infantis:

 E se ao brincar no parque infantil estivermos a expor as crianças ao risco?

A pandemia que atravessamos e o ecossistema desafiante em que vivemos levou a que um conjunto de companhias seguradoras apelassem aos planeadores/arquitetos/especialistas alemães para o desenvolvimento de estruturas em que as crianças pudessem brincar ao mesmo tempo que se familiarizavam com o conceito de risco ao invés do paradigma vigente da segurança a 100%.

À primeira vista poderá parecer um contrassenso, mas será mesmo assim?

A literacia infantil em diversas áreas comportamentais e de desenvolvimento, nomeadamente na gestão do risco explora o conceito de exposição ao risco como forma de desenvolvimento, treino e aquisição de competências adaptativas por parte das crianças (aos níveis motor, social, emocional e cognitivo). Brincar é um dos processos de aprendizagem infantil que alicerça o desenvolvimento e molda comportamentos e competências futuras. 

De acordo com diversos estudos (vide a título de exemplo revisão sistemática em Brussoni et al. 2015) a relação entre segurança e bem-estar infantil e o processo de brincar é complexa e multideterminada, e longe de ser consensual. Denota-se que a segurança extrema e uma aversão total ao risco no processo de brincar pode ter efeitos adversos nas crianças, nomeadamente na sua qualidade de vida e bem-estar. Limitando-se assim os processos espontâneos de brincadeira, aprendizagem pelo erro, e outros aspetos comportamentais associados.

Estaremos a enfrentar uma mudança de paradigma no desenho de parques infantis?

O CATIM acompanha os desenvolvimentos e aos impactos que estes poderão ter na indústria nacional, no mercado e em outras partes interessadas.

Normalização na área da segurança de parques infantis:

O ONS CATIM coordena a Comissão Técnica Nacional 166 – Espaços e equipamentos de desporto, recreio e lazer, envolvendo peritos técnicos nacionais em representação de 53 entidades representando diferentes partes interessadas, e acompanhando os trabalhos Europeus e Internacionais de 23 Grupos técnicos.Contacto ONS CATIM – ons@catim.pt 

Para quem tiver interesse no tema:

Ball, David . 2007. “Risk and Demise of Children’s Play.” In Growing Up with Risk, edited by Thom, B., Sales, R., Pearce, J., 57–76. Bristol: Policy Press.

Ball, David, Brussoni, Mariana, Gill, Tim, Harbottle, Harry, Spiegal, Bernard. 2019. “Avoiding a Dystopian Future for Children’s Play.” International Journal of Play 8 (1): 3–10. doi:10.1080/21594937.2019.1582844.

Birch, Jo, Parnell, Rosie, Patsarika, Maria, Šorn, Maša. 2016. “Creativity, Play and Transgression: Children Transforming Spatial Design.” Codesign, International Journal of Cocreation in Design and the Arts, 13, 245–60. doi:10.1080/15710882.2016.1169300.

Lundman, R. (2021). Coping with Standards: Integrating Art and Safety into the Design of a Creative Playground. Journal of Planning Education and Research. https://doi.org/10.1177/0739456X21994650

Colaboração no post: Cláudia Fernandes, CATIM – informação produzida a 29/10/2021

Colaboração no post: Cláudia Fernandes, CATIM – informação produzida a 29/10/2021a 100% (sapo.pt)

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Manual da Qualidade...de 1982


Manual da Qualidade do Laboratório de Material de Queima de 1982, o primeiro manual da qualidade, o primeiro laboratório!

E a qualidade sempre presente…

O sistema de gestão da qualidade do CATIM tem sido ao longo dos anos um dos "esteios" das atividades do CATIM, não só criando as condições de acreditação / certificação / reconhecimento por terceira parte, condição de base para que o Catim se possa ter mantido no mercado e no apoio à indústria em muitos domínios e assumir um conjunto de responsabilidades importantes, mas também como instrumento interno de gestão mantendo as atividades na qualidade requerida e promovendo a contínua melhoria da qualidade e a inovação.

O Laboratório de Material de Queima foi acreditado em 1986 e em 1987 o CATIM foi reconhecido como Organismo de Normalização Sectorial. No ano seguinte, em Julho de 1988, foi a vez do Laboratório de Metrologia Dimensional ser acreditado, e em dezembro foi a vez do Laboratório de Metrologia Dimensional – Verificação de Máquinas-Ferramenta. O CATIM foi assim uma das entidades pioneiras em Portugal e até aos dias de hoje o seu sistema de gestão da qualidade continua a ser a base das suas acreditações (Laboratórios de ensaio e metrologia, Organismo de Certificação de Produtos), reconhecimentos como Organismo Notificado Europeu, e certificação ISO 9001.

Para mais informações: https://www.catim.pt/pt-pt/reconhecimentos


Para mais informações: https://www.catim.pt/pt-pt/reconhecimentos