sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Publicação da Norma NP EN ISO 12100: 2018 - Segurança de máquinas - Princípios gerais de conceção - Apreciação do risco e redução do risco (ISO 12100:2010)

O principal objetivo desta Norma é proporcionar aos projetistas o enquadramento e orientações sobre as decisões a tomar durante o desenvolvimento das máquinas tendo em vista a conceção de máquinas que sejam seguras em condições previstas de utilização.
Também fornece uma estratégia para quem desenvolve as normas e ajuda na preparação de normas tipo-B e tipo-C apropriadas e consistentes aplicáveis às máquinas.

O conceito de segurança de máquinas considera a capacidade de uma máquina executar a(s) função(ões) prevista(s) durante o ciclo de vida para o qual o risco foi adequadamente reduzido.

Esta Norma é a base para um conjunto de normas que tem a seguinte estrutura:

Normas tipo-A (normas básicas) estabelecem conceitos básicos, princípios de conceção e aspetos
gerais que podem ser aplicados às máquinas

Normas tipo-B (normas gerais de segurança) lidam com um aspeto da segurança ou com um meio de
proteção que pode ser usado num gama ampla de máquinas:

  • Tipo-B1 normas sobre aspetos gerais de segurança (por exemplo, distâncias de segurança, temperatura de superfície, ruído)

  • Tipo-B2 normas sobre meios de proteção (por exemplo, comandos bimanuais, dispositivos de encravamento, dispositivos sensíveis à pressão, protetores);

Normas tipo C (normas de segurança por categoria de máquinas) lidam com requisitos de segurança
detalhados aplicáveis a uma máquina particular ou grupo de máquinas particular.

A presente Norma NP EN ISO 2010 foi traduzida na comissão técnica CT40 - Máquinas Ferramenta, comissão técnica coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial CATIM, presidida por Alberto Fonseca, também do CATIM e recentemente publicada pelo IPQ.

O CATIM vai realizar no próximo dia 4 de Dezembro uma acção de formação sobre esta importante norma.
Para mais informações e inscrições: aqui






terça-feira, 27 de novembro de 2018

TechParts no seminário ObservTech

Cláudia Pires da Unidade da Qualidade e Inovação do Catim e Humberto da Pragmasoft (empresa líder do projecto) apresentaram no passado dia 22, na EMAF, o projeto TechParts no âmbito de seminário OBSERVTECH.
TechParts é um projeto que visa o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para o planeamento e escalonamento de actividades de manutenção preventiva das ferramentas de desgaste rápido em empresas produtoras de peças técnicas.

Neste projecto participam também a Universidade do Minho, as empresas ETMA Metal Parts e Fernando Gonçalves,Lda – GONAFE.



segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Cartas de Controlo



O QUE É?
Um gráfico de controlo, ou carta de controlo, é uma das 7 ferramentas básicas da qualidade que permite avaliar se um processo está ou não estável. Assim, é uma ferramenta de natureza estatística frequentemente utilizada para a análise, monitorização e controlo de um processo produtivo [1,2].
Como se observa na imagem, consiste num gráfico com valores que marcam o estado do processo relativamente a uma característica da qualidade que foi medida (ou calculada a partir de uma amostra). O gráfico contém uma linha do limite central (LC), que representa o valor médio da característica da qualidade correspondente ao estado de controlo, em conjunto com as linhas referentes ao limite superior de controlo (LSC) e ao limite inferior de controlo (LIC).
Quando os valores estiverem compreendidos entre o LIC e o LSC, considera-se que o processo está sob controlo. Caso existam valores fora dos limites de controlo, então o processo está fora de controlo, ou seja, estão a atuar sobre ele causas assinaláveis, sobre as quais devem ser aplicadas ações corretivas.

COMO ELABORAR?
Os gráficos de controlo por variáveis, como é o caso dos gráficos para a média ( ) e amplitude da amostra (R), são utilizados para variáveis contínuas (ex: espessura).
A sua elaboração compreende várias etapas [1]:
1.     Recolha de dados: Extrair periodicamente 20 a 25 pequenas amostras do processo, compostas por 4, 5 ou 6 itens.
2.    Cálculo da média ( ) e amplitude (R) para cada uma das amostras.
3.    Cálculo da média das médias das amostras ( ) e a média das amplitudes ( .
4.     Cálculo dos limites de controlo.
5.    Elaboração dos gráficos.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS [1]
·        Melhoria da produtividade
·        Eficácia na prevenção de defeitos
·        Impedem o ajuste desnecessário do processo
·        Fornecem informações de diagnóstico
·        Fornecem informações sobre a capacidade do processo

BIBLIOGRAFIA
[1] Montgomery, D. C. (2009). Introduction to statistical quality control. John Wiley & Sons, Arizona State University, 6th Edition;
[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education.


Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Seminário CATIM na EMAF, 22 de Novembro!

O CATIM vai realizar no próximo dia 22 de novembro, na Exponor, o Seminário ObservTech - Capacitar a indústria, reforçar a competitividade e potenciar o crescimento baseado no conhecimento e inovação. Este evento está integrado na 17ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria - EMAF 2018 (Sala 2 do Centro de Negócios).



Inscrições: aqui

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

“Nanomaterials as an ocupacional risk in metal additive manufacturing”, Nano Safe 2018



Marta Sousa da Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM apresentou na conferência Nano Safe 2018  que decorreu em Grenoble  nos passados dias 5 e 9 de novembro, o tema “Nanomaterials as an ocupacional risk in metal additive manufacturing”, tema que faz parte do âmbito do seu doutoramento.
Esta conferência é organizada a cada dois anos e dedica-se à apresentação e discussão de questões relacionadas com a segurança, saúde e impacto no ambiente dos nanomateriais.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Kick-Off da Plataforma online OpenTech_INOV.



Realizou-se no passado dia 11 de outubro, integrado no evento TechDays, o Kick-Off da Plataforma online OpenTech_INOV.
Coordenado pelo CATIM e aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020), o projeto OpenTech_INOV tem como principal objetivo o desenvolvimento de iniciativas de iteração e de transferência de conhecimento e de tecnologia, baseada em metodologias de inovação aberta e software de simulação numérica Open Source, dirigido especialmente às PME’s do Setor Metalúrgico e Metalomecânico da Região.
A sessão visou a apresentação da Plataforma OpenTech_INOV, suas potencialidades, funcionalidades e especificidades. Esta plataforma apresenta duas valências. Por um lado, compreende um espaço interativo de Inovação Aberta, proporcionando às empresas a sua integração em redes de colaboração com vários e diferenciados agentes (investigadores, empresas, instituições, clientes, fornecedores), tendo a possibilidade de lançar desafios e/ou apresentar soluções, impulsionando-os, numa dinâmica de inovação. Adicionalmente, a plataforma permite o acesso, em regime gratuito, a ferramentas avançadas de modelação, simulação numérica (CAE) e representação em formato digital (CAD).
A Plataforma OpenTech_INOV já se encontra operacional e pode ser acedida através do link https://opentech.catim.pt.
Brevemente será disponibilizada informação adicional sobre funcionamento da mesma (Manual de Utilização).