terça-feira, 31 de dezembro de 2019

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Digital transformation and additive manufacturing: the role of standardization



Cláudia Fernandes do CATIM apresentou o trabalho “Digital transformation and additive manufacturing: the role of standardization” no Workshop on Disruptive Information and Communication Technologies for Innovation and Digital Transformation, que se realizou no passado dia 20 de Dezembro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.


Abstract.
Digitization of industry is nowadays an evolving reality that is potentiated by the exponential growing of data and the convergence of affordable technologies. Additive manufacturing (AM) is considered one of the nine technologies with the potential for transforming industrial production, allied business models and with high impact on society. Driven by research and politics most of the digitization’s players worldwide have recognized the potentials of standardization to provide approaches, solutions and even some answers to industrial challenges posed by these “new” transform-ing technologies, namely AM technologies. With the present paper the authors intend to discuss problems, challenges and benefits of using disruptive transforming digital technologies – specifically AM, allied with the development of supporting standardization initiatives that address industrial needs, market demands and societal challenges.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Festas Felizes!



Festejar a época, confraternizar!

… e porque se aproxima de novo a época do ano de maior partilha, amor e companheirismo, acreditamos ser esta a altura ideal para recarregarmos as nossas baterias, com estes sentimentos tão bons 😊!

Para além da participação no já tradicional Jantar de Natal Aimmap/Catim, muitos colaboradores do Catim decidiram organizar mais uma vez um especial convívio de Natal com um programa recheado de muita boa disposição e de brincadeiras!
Se no ano passado uma "prova" de bowling fez parte do menu, este ano uma prova de "decoração" de Natal e uma de conto de histórias foram os pratos principais!
Bons momentos para mais tarde recordar, Feliz Natal, Bom Ano Novo!

Para recordar convívio em 2018...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Industry 4.0 – Showroom Tecnológico, 18 de Dezembro



18 de Dezembro, 14h30, Porto

Sessão de apresentação do projeto MANUFACTUR4.0, seguida da realização ao vivo de demonstrações e experimentação de tecnologias 4.0, nomeadamente cobrindo tecnologias como os sistemas de Logística Interna Avançados, baseados quer em AGVs quer em Manipuladores Móveis, a Realidade Aumentada Projetada, as Estações Robóticas Colaborativas e o Digital Twin.

Aprovado pelo Programa INTERREG Portugal-Espanha, o projeto MANUFACTUR 4.0 visa o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias para a indústria do sector Naval-Metalomecânico da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, com enfoque no paradigma da Industria 4.0.

O Consórcio MANUFACTUR 4.O é constituído pelos seguintes parceiros:
- Axencia Galega de Innovación (GAIN) – ES
- Asociación de Investigación Metalúrgica del Noroeste (AIMEN) – ES
- Asociación Clúster Naval Gallego (ACLUNAGA) – ES
- Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) - PT
- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) – PT
- Agência Nacional de Inovação (ANI) – PT

Incsrições: aqui

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MathMet 2019



O CATIM, representado por Isabel Perfeito da Unidade de Metrologia Industrial, participou no MATHMET 2019 International Workshop, que se realizou no LNEC, em Lisboa de 20 a 22 de novembro, coorganizado por IPQ, LNEC, RELACRE, MATHMET e PTB, com o apoio da SPMET e outras entidades.

MATHMET é a plataforma europeia para metrologistas, academia e indústria que visa a investigação em matemática e estatística em todas as áreas da Metrologia. O livro com o resumo das comunicações pode ser descarregado em:

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Cluster Habitat


O CATIM, representado por Francisco Alba, participou na 26ª Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável que se realizou em Aveiro no passado dia 25.
Nesta associação participam empresas, municípios, centros de I&D, associações empresariais e outras entidades que apostam na Sustentabilidade enquanto mote para a Inovação e Competitividade.