quinta-feira, 23 de março de 2023

O CATIM Porto acolheu durante os dias 16 e 17 de março reunião técnica internacional do Grupo de trabalho 8 da OITAF.

 


O CATIM Porto acolheu durante os dias 16 e 17 de março  reunião técnica internacional do Grupo de trabalho 8 da OITAF. 

OITAF é a Organização Internacional para o Transporte por Cabo (Organizzazione Internationale Trasporti a Fune). Foi criada em Milão em 1959. Na altura, membros de 33 países aderiram à organização. Estão representadas diversas categorias de organizações:
1. operadores;
2. fabricantes de sistemas de transportes por cabo;
3. autoridades.

O Grupo 8, no qual o CATIM está representado pelo Eng: Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos, dedica-se especificamente às instalações por cabo para transporte de cargas, vulgarmente conhecidos por blondins (ou cable cranes).
Na reunião trataram-se assuntos relacionados com os coeficientes de segurança dos cabos, a segurança de instalações amovíveis, acidentes com estas máquinas e estabeleceram-se prioridades para trabalho futuro.

Fizeram parte da reunião 3 visitas técnicas: Funicular do Bom-Jesus em Braga; Estaleiro de construção da Barragem do Alto Tâmega; Sub-estações de Durães e Gouvães. 
Foram promovidas visitas in loco a instalações técnicas movidas por cabo (transporte de pessoas e transporte de mercadorias).

Este grupo de trabalho tem interligação com a CT 162 – Instalações por cabo para transporte de pessoas, coordenada pelo ONS CATIM, e com o CEN/TC 242 – Safety requirement for passenger transportation by rope.




terça-feira, 21 de março de 2023

Dia Internacional da Floresta, 21 de Março!

 

Dia Internacional da Floresta, hoje, 21 de Março!
E o CATIM não deixou passar esquecido este dia com a plantação de uma árvore!
Viva a floresta!

sexta-feira, 17 de março de 2023

WORKSHOP/OPEN DAY "FABLAB CATIM: UM CONTRIBUTO PARA A ECONOMIA DO HIDROGÉNIO"

 


WORKSHOP/OPEN DAY "FABLAB CATIM: UM CONTRIBUTO PARA A ECONOMIA DO HIDROGÉNIO"

No passado dia 14 de março realizou-se, nas instalações do CATIM Porto, mais um momento de partilha de conhecimento e experiência centrado numa temática que tem vindo a despertar, cada vez mais, o interesse da comunidade empresarial do setor. 

O Workshop e Open Day "FabLab CATIM: um contributo para a Economia do Hidrogénio" teve como objetivo explorar a importância da economia do hidrogénio, integrada numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada.

O evento contou com a participação de uma das entidades-chave nesta matéria, a Associação Portuguesa de Promoção do Hidrogénio – AP2H2, representada pelo Professor Vasco Amorim, que partilhou a sua visão sobre a importância da utilização do hidrogénio como fonte de energia alternativa, com o tema “RoadMap para a Economia do Hidrogénio”.

Para dar a conhecer o contributo do CATIM no processo de transição energética e descarbonização da economia, o evento contou com a apresentação do Laboratório H2CATIM, da responsabilidade do Engenheiro António Garcia, que compreende a realização de ensaios diretamente relacionados com a introdução do hidrogénio, proveniente de fontes de energia renováveis, na rede de gás natural, e sua utilização em aparelhos (incluindo componentes e acessórios) quer em ambiente doméstico, contribuindo para a intensificação do envolvimento do CATIM no esforço europeu de desenvolvimento normativo.

Ainda neste âmbito, o Engenheiro Luís Rocha fez uma breve apresentação e demonstração de uma das tecnologias disponíveis no FabLab CATIM, mais concretamente, um dispositivo que permite converter hidrogénio e oxigénio em eletricidade através de uma reação eletroquímica, mais conhecido por Célula de Combustível. Este dispositivo pode ser utilizado, por exemplo, em veículos elétricos e híbridos, na geração estacionária em indústrias e residências, e na geração portátil como potência para telemóveis e computadores portáteis.

Um evento promovido no âmbito do projeto https://www.projetoscatim.com/interakhtool





sexta-feira, 10 de março de 2023

Dia Internacional da Mulher

No passado dia 08 de março, assinalou-se o Dia Internacional da Mulher!

A cada ano renova-se a celebração das conquistas alcançadas até aos dias de hoje e relembra-se o caminho que ainda há a percorrer, para a igualdade salarial, para a maior representatividade das mulheres em cargos de liderança, para a proteção da violência física ou psicológica, entre outros direitos.

Este ano no CATIM assinalamos este importante dia, com uma TED TALK sob o tema Mulher Líder. 

Durante 25 minutos ouvimos a história da Eng.ª Sandra Costa, Sénior Manager na Bosch Renningen (Alemanha). Uma mulher líder, engenheira eletrotécnica na área do desenvolvimento de software, que através da sua história inspira outras mulheres a lutarem pelos seus sonhos (e direitos) e a deixarem de ser, muitas vezes as bloqueadoras do seu próprio sucesso, por não acreditarem ser possível.

A nós inspirou-nos!



quarta-feira, 8 de março de 2023

Hoje é o Dia Internacional da Mulher!

 





"Utilização de misturas de hidrogénio com gás natural nos aparelhos a gás"

 



"Utilização de misturas de hidrogénio com gás natural nos aparelhos a gás" é o título do artigo da autoria de António Garcia, responsável técnico do Laboratório de Ensaios de Aparelhos a Gás do CATIM na revista "H2 Magazine" (nº 7 - Janeiro/Fevereiro 2023) da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (https://www.ap2h2.pt/index.php).



sexta-feira, 3 de março de 2023

Workshop/Open Day "FabLab CATIM: um contributo para a Economia do Hidrogénio", 14 de março!

 


No próximo dia 14 de março junte-se a nós no Workshop/Open Day "FabLab CATIM: um contributo para a Economia do Hidrogénio"!

O evento decorrerá no CATIM Porto e explorará a importância da economia do hidrogénio, integrada numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada. 

Inscrição e Programa do evento: AQUI