quinta-feira, 27 de junho de 2019

Publicado o REGULAMENTO (UE) 2019/1020 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 20 de junho de 2019 Fiscalização do mercado e à conformidade dos produtos e que altera a Diretiva 2004/42/CE e os Regulamentos (CE) n.o 765/2008 e (UE) n.o 305/2011

REGULAMENTO (UE) 2019/1020 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 20 de junho de 2019
Fiscalização do mercado e à conformidade dos produtos e que altera a Diretiva 2004/42/CE e os Regulamentos (CE) n.o 765/2008 e (UE) n.o 305/2011
Objeto:
1. O objetivo do presente regulamento consiste em melhorar o funcionamento do mercado interno através do reforço da fiscalização do mercado dos produtos abrangidos pela legislação de harmonização da União a que se refere o artigo 2.o, a fim de garantir que só sejam disponibilizados no mercado da União os produtos que cumprem os requisitos que asseguram um elevado nível de proteção do interesse público em domínios como a saúde e a segurança em geral, a saúde e segurança no local de trabalho, a defesa do consumidor, a proteção do ambiente, a segurança pública e quaisquer outros interesses públicos protegidos por essa legislação.
2. O presente regulamento estabelece regras e procedimentos para os operadores económicos no que respeita aos produtos sujeitos a determinada legislação de harmonização da União e estabelece um quadro para a cooperação com os operadores económicos.
3. O presente regulamento estabelece também um quadro para os controlos dos produtos que entram no mercado da União.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Melhorar a eficiência produtiva...


Consulte-nos!
As boas práticas também se implementam nas micro e pequenas empresas!
Solicite-nos uma reunião para troca de ideias, identificar necessidades e quem sabe... identificarmos oportunidades de colaboração!

Melhoria da eficiência produtiva, através do diagnóstico e apoio à implementação de boas práticas e ferramentas, no âmbito de:
- Lean Manufacturing (Value Stream Mapping; Business Process Mapping; 
- Apoio na definição de Layouts; 5 S’s; etc.);
- Otimização de processos;
- Implementação de técnicas e ferramentas da qualidade (Diagrama de Pareto; Diagrama de causa-efeito; FMEA; SPC, etc.);
- Organização do posto de trabalho e ergonomia;
- Planeamento e gestão operacional;
- Gestão da manutenção (apoio na implementação de boas práticas do TPM; revisão dos planos de manutenção);
- Gestão dos Equipamentos de Medição e Monitorização (Revisão do plano de calibração; Apoio na definição dos critérios de aceitação, etc.);
- Formação à medida.

Contato: Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt
telefone: 226 159 000

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Challenges in the application of REACH Regulation in industry: a practical case for replacing hexavalent chromium regarding workers and environmental protection



Eduarda Fernandes da Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM participou no XIX CONGRESO INTERNACIONALDE PREVENCIÓN Y RIESGOS LABORALES - ‘Empresas saludables: el valor de las Personas en la era digital’ que se realizou nos passados dias 5 a 7 de Junho em Madrid, com a seguinte apresentação:

“Challenges in the application of REACH Regulation in industry: a practical case for replacing hexavalent chromium regarding workers and environmental protection”

Nesta importante conferência participaram mais de 1300 pessoas oriundas de 32 países, tendo sido apresentadas cerca de 150 comunicações!



terça-feira, 11 de junho de 2019

TQM, Total Quality Management



O QUE É?

TQM (Total Quality Management), tradução de Gestão da Qualidade Total, é uma filosofia que visa a participação de todos os colaboradores de uma organização na melhoria contínua da qualidade dos produtos, processos e serviços, tendo como prioridade a satisfação do cliente [1].

Sashkin e Kiser (1993) referem que:
“A Gestão da Qualidade Total significa que a cultura organizacional é definida para suportar a constante satisfação do cliente, através de um sistema integrado de ferramentas, técnicas e formação. Isso envolve a melhoria contínua dos processos organizacionais, resultando em produtos e serviços de elevada qualidade” [2].

PRINCÍPIOS DO TQM

O TQM é uma filosofia orientada pelos princípios abaixo mencionados [3], semelhantes aos princípios de gestão da qualidade da ISO 9001: 

Foco no cliente: O cliente é quem no final determina o nível de qualidade de um produto ou serviço. Se a qualidade não for percecionada pelo cliente, o produto ou serviço não tem valor. 

Envolvimento total dos colaboradores: O TQM incentiva ao trabalho em equipa. Deve criar-se um ambiente favorável, sem intimidações e promover a descentralização, de modo a conferir maior autonomia e poder de decisão aos trabalhadores.

Centrada nos processos: Os processos devem ser geridos e melhorados. Para tal, é necessário definir as atividades que os constituem e medir o seu desempenho através de indicadores.

Sistema integrado: O sistema organizacional deve ser integrado, de forma a que os processos estejam interligados. A cultura de trabalho deve ser transversal a toda a organização para que a excelência seja alcançada. 

Abordagem estratégica e sistemática: O planeamento estratégico de uma organização deve estar orientado com a sua visão, missão e objetivos, tendo a qualidade como elemento central.

Melhoria contínua: A organização deve procurar melhorar continuamente os seus processos e analisar criticamente os problemas, de forma a propor soluções para reforçar a sua competitividade e promover a satisfação de todas as partes interessadas.

Tomada de decisões baseadas em factos: As decisões devem ser tomadas a partir da análise e recolha de dados. O registo histórico de dados poderá ser útil para previsões futuras.

Comunicação eficaz: A comunicação entre os trabalhadores deve ser eficaz, visto que isso tem um impacto significativo na sua motivação.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS [3]
Reforço da competitividade organizacional
Melhoria da produtividade e redução de custos
Trabalhadores mais motivados
Melhoria da satisfação dos clientes, o que propicia a sua fidelização
Melhoria do estatuto da organização no mercado 

BIBLIOGRAFIA
[1] Juran, J.M., Godfrey, A.B. (1999). Juran’s Quality Handbook, McGraw Hill Co, 5th ed.;
[2] Sashkin, M., & Kiser, K. J. (1993). Putting total quality management to work: What TQM means, how to use it & how to sustain it over the long run. San Francisco, CA, US: Berrett-Koehler Publishers;
[3] Westcott, R. T. (Ed.). (2013). The certified manager of quality/organizational excellence handbook. ASQ Quality Press. 3rd ed.

Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Em Junho continua a formação CATIM!




Produtos Químicos - Manuseamento e Armazenagem
11/06/2019

GD&T - Toleranciamento Dimensional e Geométrico
12/06/2019 até 13/06/2019

Fichas de Dados de Segurança e Cenários de Exposição
17/06/2019

Diretiva SEVESO III - Ref.ª DSIII
19/06/2019

Regulamento Reach - Implicações ao Nível do Utilizador a Jusante - Ref.ª REACH
26/06/2019

Segurança no Trabalho em Espaços Confinados - Ref.ª STECONF
27/06/2019

EN ISO 12100 - Apreciação do Risco em Máquinas - Ref.ª ARM12100
03/07/2019


segunda-feira, 3 de junho de 2019

Reunião do CEN/TC 109/WG4 no CATIM!



O CATIM Porto acolheu no dia 29 de maio a reunião internacional do CEN/TC 109/WG4 - Hot water production of central heating boilers for domestic use.
A reunião contou com a presença de 12 peritos técnicos internacionais de vários países entre os quais Portugal.
O CATIM é o Organismo de Normalização Sectorial neste domínio, coordenando a Comissão Técnica de Normalização CT 36 - aparelhos que utilizam sólidos, líquidos ou gasosos, seus dispositivos e acessórios.