Siga-nos:
- https://www.facebook.com/catim.pt
- e-catim
A Normalização assume uma importância fundamental para a atividade económica, facilitando a troca de produtos e serviços e possibilitando a adoção das melhores práticas e especificações.
O CATIM, no âmbito da sua Missão de apoio à indústria metalomecânica, encarou desde sempre a atividade normativa como estratégica para as PME’s, em especial as do sector da metalomecânica, que apresentam uma dinâmica de internacionalização muito forte.
O CATIM é reconhecido como Organismo de Normalização Sectorial pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade, coordenando as seguintes comissões técnicas de normalização:
CT 12 Aços e ferros fundidos;
CT 18 Elementos de tubagem. Tubos, válvulas e acessórios;
CT 33 Louça metálica;
CT 34 Metais não ferrosos e suas ligas;
CT 36 Aparelhos termodomésticos e termoindustriais que utilizam combustíveis sólidos, gasosos e líquidos e seus dispositivos e acessórios;
CT 40 Máquinas, robots e automação industrial, aspetos de segurança
CT 43 Corrosão metálica
CT 98 Portas, janelas, fachadas cortinas, cerramento de vãos e respetivos acessórios e ferragens;
CT 99 Cutelarias. Objetos de mesa e decorativos em metal prateado;
CT 117 Torneiras sanitárias e seus acessórios;
CT 122 Brinquedos e artigos de puericultura;
CT 130 Plataformas elevatórias;
CT 162 Instalações por cabo para o transporte de pessoas;
CT 166 Espaços e equipamentos de desporto, recreio e lazer;
CT 178 Ventilação de edifícios com aparelhos a gás;
CT 220 Manufatura Aditiva
Viva o Dia Mundial da Normalização!
Decorreu no passado dia 19 de setembro de 2024 em Viana do Castelo, o 3º WORKSHOP “Roteiro de Descarbonização do METAL PORTUGAL” no âmbito do Projeto CarbonFree_Guide4Metal da responsabilidade da AIMMAP e CATIM.
A sessão contou com a participação de especialistas em economia circular, eficiência energética e tecnologias de descarbonização e sustentabilidade, em particular o INEGI, SmartEnergy, Humb e CATIM.
Realizou-se no passado dia 19 de setembro no CATIM, a ação de formação acima referida, com a duração de 7 horas
Para mais informações sobre novas ações ou serviços neste área, queiram p.f. contactar formacao@catim.pt
O CATIM manteve o reconhecimento por terceira parte de que o seu sistema de gestão da qualidade está em conformidade com a norma de referência ISO 9001:2015.
O SGQ do CATIM satisfaz não só os requisitos ISO 9001 mas também outros requisitos inerentes a outos reconhecimentos, como seja o da acreditação dos seus laboratórios, Organismo de Certificação de Produtos (Organismo Notificado), Organismo e Organismo de Normalização Sectorial (ver reconhecimentos CATIM).
O SGQ do CATIM está certificado ISO 9001 desde 2005 pela DNV - Business, uma das maiores entidades certificadoras a nível mundial, com larga experiência nos sectores mais avançados e exigentes da indústria, como são por exemplo, a indústria marítima, petróleo e gás, energia e automóvel.
No decurso do mesmo processo de acompanhamento ISO 9001, o CATIM alcançou também a certificação ambiental do seu sistema de gestão de acordo com a ISO 14001: 2015 para o site do Porto!
“Inscreva-se na ação de formação e aproveite a nossa oferta formativa com formadores especializados nas diversas áreas 💻.
Mais informações ➡️ www.catimacademy.com
Inscreva-se na ação de formação e aproveite a nossa oferta formativa com formadores especializados nas diversas áreas 💻.
Mais informações ➡️ www.catimacademy.com
“Inscreva-se na ação de formação e aproveite a nossa oferta formativa com formadores especializados nas diversas áreas 💻.
Mais informações ➡️ www.catimacademy.com
“Inscreva-se na ação de formação e aproveite a nossa oferta formativa com formadores especializados nas diversas áreas 💻.
Mais informações ➡️ www.catimacademy.com”
A AIMMAP e o CATIM uniram esforços no sentido de acelerar a mudança de paradigma na utilização dos recursos, contribuindo para a transição definitiva para uma economia neutra em carbono.
Este esforço conjunto materializou-se no projeto CarbonFree_Guide4Metal, atualmente em fase de implementação, que tem como principal objetivo a criação de um roteiro de descarbonização e capacitação da indústria metalúrgica e metalomecânica.
Nesse sentido, no próximo dia 5 de junho, terá início o primeiro workshop que a AIMMAP e o CATIM vão realizar em dez localidades nacionais, contando com a participação de especialistas em economia circular, eficiência energética e tecnologias de descarbonização e sustentabilidade.
Esta primeira sessão realiza-se no dia 5 de junho de 2024 às 9h30, na Alfândega do Porto.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
PROGRAMA:
9h30 Abertura
Carla Gonçalves | AIMMAP
9h40 Keynote speaker
Luísa Magalhães | Smart Waste Portugal
9h50 Avaliação do Ciclo de Vida do Produto e Economia Circular no METAL PORTUGAL
Viviana Pinto | INEGI
10h30 Eficiência Energética e Tecnologias de Descarbonização
Ricardo Barbosa | INEGI
11h15 Cofee-break
11h45 Apresentação do Roteiro de Descarbonização do METAL PORTUGAL
João Campos | HUMB
12h15 Pegada Metal - Caso prático
Carolina Duque | CATIM
Inscrições: AQUI
Info.: carbonfreemetalportugal.pt | roteiros@aimmap.pt
Hoje, 21 de março assinala-se o Dia Mundial da Árvore!
O Dia Mundial da Árvore (“Arbor Day”) começou a ser comemorado em Portugal com a primeira “Festa da Árvore” em 1907 no Seixal, a 26 de maio.
Globalmente, em 2013, por deliberação da Organização das Nações Unidas, foi instituído o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, vulgarmente designada Dia Mundial da Árvore.
Desta forma, já no ano passado assinalamos o dia no CATIM, com a plantação de um Azevinho, que hoje se encontra forte e a crescer como era esperado. E assim que esperamos que continue, com a colaboração de todos!
Em 2024, o tema lançado pela Assembleia Geral das Nações Unidas é Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor.
Neste alinhamento da sustentabilidade, o CATIM implementou já em este ano o Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC) dinamizado pela Lipor nas instalações do Porto, e que visa melhorar o serviço de limpeza e recolha de resíduos, gestão de resíduos equiparados a urbanos (plástico, papel, vidro e resíduos comuns).
Partilhamos aqui não só o poster que criamos para comemorar a data como uma foto de autoria do nosso colaborador Francisco Alba tirada no passado sábado, numa das belíssimas florestas do nosso país.
Decorreu no passado dia 7 de fevereiro o workshop ENSAIOS DE COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL | WORKSHOP ON KEY COMPARISONS, promovido pelo IPQ, Instituto Português da Qualidade e RELACRE, Associação dos Laboratórios Acreditados de Portugal.
Pedro Castro, Diretor da Unidade de Ensaios de Materiais e Produtos do CATIM, participou na Mesa Redonda subordinada ao tema "Comparações Interlaboratoriais Nacionais", partilhando na sua opinião quais os principais desafios e oportunidades associados a esta ferramenta tão essencial aos laboratórios acreditados.
A IATF 16949 é a norma de gestão da qualidade reconhecida internacionalmente para a indústria automóvel. Ela reúne normas e boas práticas, essencialmente europeias e americanas, e é uma referência para alcançar as melhores práticas no que respeita à conceção e fabrico de produtos para a cadeia de abastecimento automóvel.
A IATF 16949 é baseada num referencial mundialmente reconhecido para a gestão da qualidade, norma ISO 9001, e que promove a melhoria contínua do negócio com foco na prevenção de defeitos, na redução da variabilidade e do desperdício na cadeia de abastecimento.
A certificação de acordo com a norma IATF 16949 é frequentemente um requisito essencial nos negócios no mercado internacional do sector automóvel - não só ajuda a abrir oportunidades de negócio no mercado global, como é considerada uma ferramenta de gestão robusta para ajudar as organizações do sector a crescer, competir e ter sucesso de forma sustentável.
O CATIM pode apoiar as PME na definição e implementação dum sistema de gestão da qualidade baseado na IATF 16949, bem como apoiar na adoção das