sexta-feira, 29 de outubro de 2021

PRODUTECH, CONFERÊNCIA ANUAL

 

Realizou-se nesta semana (27 de outubro) a primeira Conferência Anual do projeto PRODUTECH4S&C, tendo como objetivo marcar, não apenas, a conclusão do primeiro ano de execução do projeto, mas sobretudo, o início de uma nova etapa, associada à consolidação de conceitos e sua materialização.

Realizada no Auditório Consuelo Vieira da Costa do ISAG, no Porto, esta foi  a primeira sessão pública realizada no âmbito deste projeto, a qual contou com a presença do Eng.º Eduardo Bacelar Pinto, Membro do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação, e permitiu percecionar o forte empenho e envolvimento de todos os parceiros, com especial destaque para os parceiros empresariais, os quais integraram um conjunto de 4 painéis, cada um dedicado a um PPS (subprojeto), onde apresentaram as principais soluções em desenvolvimento, bem como as expetativas associadas.

O projeto PRODUTECH4S&C compreende um consórcio constituído por 24 copromotores e visa o desenvolvimento de novas metodologias, estratégias, ferramentas e abordagens que irão confluir em novos produtos, serviços e sistemas inovadores, alinhados com os desafios da economia circular e alicerçados na garantia da sustentabilidade, com impacto na fileira das tecnologias de produção e indústria transformadora.

https://www.projetoscatim.com/?lightbox=dataItem-kvb7rbrj

terça-feira, 26 de outubro de 2021

A Norma prNP4457:2021-pt Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Requisitos do sistema de gestão da IDI está em consulta pública!

Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)

A Norma prNP4457:2021-pt Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Requisitos do sistema de gestão da IDI está em consulta pública!

Para aceder ao projeto da norma, aqui:

http://www1.ipq.pt/.../Projectos_Norma_em_Inquerito.aspx

"A capacidade que as organizações têm de inovar é reconhecida como um fator fundamental para o crescimento sustentável, viabilidade económica, bem-estar e o desenvolvimento da sociedade."

"O sistema de gestão da inovação é um conjunto de elementos interrelacionados e interativos refletido num modelo simplificado que contribui para que a organização, e partes interessadas, identifiquem os principais requisitos necessários à sua implementação."

Para mais informações sobre a implementação de um sistema de gestão de IDI ou a realização de diagnósticos e auditorias de IDI, referencial NP 4457, contactar p.f. com Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM (catim@catim.pt)

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Acessórios de Elevação

 


Acessórios de Elevação

“Componente ou equipamento não ligado à máquina de elevação, que permite a preensão da carga e é colocado entre a máquina e a carga ou sobre a própria carga, ou destinado a fazer parte integrante da carga e que é colocado isoladamente no mercado. São igualmente considerados como acessórios de elevação as lingas e seus componentes” (Fonte: Alínea d) do artigo 2º da Diretiva 2006/42/EC – Diretiva Máquinas)

  • Sabe que os acessórios de elevação são considerados “máquinas” ao abrigo da Diretiva Máquinas, pelo que os mesmos deverão possuir obrigatoriamente a Marcação CE?
  • Sabe ainda que sendo utilizador deste tipo de equipamentos, é obrigado pelo DL 50/2005 – Segurança dos Equipamentos de Trabalho a realizar verificações periódicas de modo a confirmar a manutenção das condições de segurança?

Com mais de 28 anos de experiência no domínio da segurança de máquinas e equipamentos de trabalho, a Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM poderá ajudar a sua empresa a garantir estas verificações!

Contacte-nos!

catim@catim.pt

Consulte-nos!

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Hoje é Dia Mundial da Normalização!


Hoje é Dia Mundial da Normalização!

O CATIM, reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade como Organismo de Normalização Setorial coordena as seguintes16 Comissões Técnicas de Normalização:

- CT 12 Aços e ferros fundidos;

- CT 18 Elementos de tubagem. Tubos, válvulas e acessórios;

- CT 33 Louça metálica;

- CT 34 Metais não ferrosos e suas ligas;

- CT 36 Aparelhos termodomésticos e termoindustriais que utilizam combustíveis sólidos, gasosos e líquidos e seus dispositivos e acessórios;

- CT 40 Máquinas-ferramentas;

- CT 43 Corrosão metálica

- CT 98 Portas, janelas, fachadas cortinas, cerramento de vãos e respetivos acessórios e ferragens;

- CT 99 Cutelarias. Objetos de mesa e decorativos em metal prateado;

- CT 117 Torneiras sanitárias e seus acessórios;

- CT 122 Brinquedos e artigos de puericultura;

- CT 130 Plataformas elevatórias;

- CT 162 Instalações por cabo para o transporte de pessoas;

- CT 166 Espaços e equipamentos de desporto, recreio e lazer;

- CT 178 Ventilação de edifícios com aparelhos a gás;

- CT 220 Manufatura Aditiva

https://www.worldstandardsday.org/home.html

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Próximos acções de formação CATIM!

SPC - Controlo Estatístico de Processo, Iniciação (ONLINE)

Início: 25 Outubro 2021

 

Metodologia FMEA - Análise Modal de Falhas e seus Efeitos (ONLINE)

Início: 26 Outubro 2021

 

Metrologia Industrial Aplicada a Calibrações e Ensaios - Ref.ªMIACE

Início: 27 Outubro 2021

 

EN 1090 - CPF E Marcação CE de Estruturas Metálicas (ONLINE)

Início: 04 Novembro 2021

 

A Conformidade Metrológica de Equipamentos/Sistemas de Medição (ONLINE)

Início: 09 Novembro 2021

 

Segurança em Equipamentos de trabalho - Diretiva Equipamentos de Trabalho (ONLINE)

Início: 15 Novembro 2021

 

Legislação Ambiental, Avaliação da Conformidade Legal - Ref.ª LA

Início: 16 Novembro 2021

 

ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos Gerais de Competência para Laboratórios de Ensaio e Calibração (ONLINE)

Início: 30 Novembro 2021


Mais informações e inscrições: https://www.catim.pt/

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

METODOLOGIA FMEA - ANÁLISE MODAL DE FALHAS E SEUS DEFEITOS (ONLINE) 26, 28 de outubro e 03 de novembro 2021!

 


Resumo do Conteúdo Programático:

- Conceito de FMEA (Análise dos modos de falha e seus efeitos)

- Tipos de FMEA

- Porquê e quando utilizar FMEA

- Como aplicar a técnica FMEA:

- Os potenciais tipos de falhas

- Os efeitos que estão na base dos potenciais tipos de falhas

- As tabelas de criticidade, ocorrência e detecção

- Ordenar falhas

- RPN - Risk Priority Number

- Aplicações potenciais do FMEA


Mais informações e inscrições: aqui

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Auditorias internas, consulte-nos!



As auditorias internas, também denominadas como auditorias de primeira parte pois são conduzidas por ou em nome da própria organização (auditores próprios ou auditores contratados), são um poderoso instrumento de avaliação da eficácia do sistema de gestão em causa (qualidade, ambiente, segurança, IDI, etc).

As auditorias internas visam obter evidências que possibilitem uma avaliação objectiva sobre o sistema de gestão, determinando em que medida as políticas, procedimentos, requisitos especificados (critérios de auditoria) são cumpridos.

Da avaliação efectuada resultam constatações que podem indicar conformidade ou não conformidade (satisfação ou não de especificações, requisitos legais e do cliente por exemplo), oportunidades de melhoria ou registo de boas práticas.

Por exemplo no domínio da gestão da qualidade, as auditorias internas são um requisito da Norma NP EN ISO 9001, que especifica que a organização deve conduzir auditorias internas em intervalos planeados para determinar se o sistema de gestão da qualidade:
- está conforme com as disposições planeadas, com os requisitos desta Normas e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização;
- está implementado e mantido com eficácia
 
Aproveite as vantagens que uma auditoria interna pode trazer para melhorar a gestão e a qualidade, identificando não conformidades, desperdícios, práticas desajustadas, riscos desnecessários.

Nos domínios da qualidade, ambiente e segurança no trabalho ou outros sistemas de gestão, contacte-nos, solicite o nosso orçamento!
catim@catim.pt  


 

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

METALSHOE FABLAB: SESSÃO DE LANÇAMENTO E VISITAS, 07 de outubro!


O CTCP- Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e o CATIM- Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica apresentam, no próximo dia 7 de outubro, o Projeto MetalShoe FabLab Network, numa sessão que inclui visitas aos dois espaços laboratoriais.

O projeto de copromoção, MetalShoe FabLab Network, promovido pelo CTCP e CATIM, foca-se no reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de produtos e serviços, tirando partido da existência de importantes aspetos comuns e ligações fundamentais entre ambos os setores.

O MetalShoe FabLab Network visa:

- Sensibilizar as PMEs para os fatores críticos de competitividade, nomeadamente nos domínios da inovação e da transformação digital, disponibilizando laboratórios de fabricação que lhes permitam dispor do conhecimento e tecnologia necessários para a criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em simultâneo a aquisição de competências avançadas nestes domínios.

- Ser um interlocutor privilegiado com a comunidade científica e tecnológica nacional e com a indústria mais a montante, responsáveis pelo progresso tecnológico, acompanhando os desenvolvimentos mais recentes nestas áreas, de forma a que as empresas dos setores representados possam encontrar resposta atualizada para as suas questões quando decidam avançar para a integração das novas tecnologias (ex. manufatura aditiva, componentes de IoT, componentes que integram sistemas ciberfísicos, entre outros).

- Promover o desenvolvimento de atividades facilitadoras do empreendedorismo e da criatividade.

Após uma primeira fase de capacitação dos espaços destinados aos laboratórios de fabricação, o CATIM e o CTCP promovem, no próximo dia 7 de outubro, a apresentação do projeto a todo o público-alvo, estando incluída nesta apresentação a visita aos dois espaços laboratoriais.

 Programa:

14:00h – Abertura (Leandro de Melo | Diretor Geral - CTCP)

14:30h – Apresentação do projeto Metalshoe FabLab Network

Cristina Marques (CTCP) | Vânia Pacheco (CATIM)

15:00h – Visita ao FabLab no CTCP

15:30h – Saída para CATIM (Porto) *

16:30h – Visita ao FabLab no CATIM

17:00h – Encerramento (Nuno Araújo | Diretor Geral - CATIM)

*Disponibilizamos transporte para a visita ao CATIM

Inscrições

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Inscrições: https://www.metalshoefablab.pt/Inscricao.aspx