segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Legislação Ambiental - Principais Requisitos, formação online, 10, 11, 17 e 18 de Setembro!

 


Resumo do Conteúdo Programático:

- Licenciamento da atividade industrial - Sistema da Indústria Responsável (SIR)

- Licenciamento Único Ambiental (LUA) e regimes associados (PCIP, AIA e SEVESO)

- Resíduos

- Águas e águas residuais

- Emissões para a atmosfera

- Energia

- Aplicação em casos práticos.


Mais informações e inscrições: aqui

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Qualidade, serviços CATIM!

Gestão da Qualidade, 30 anos de experiência na implementação e melhoria de SGQ, acompanhamento nos processos de certificação / acreditação, auditorias internas, ferramentas da qualidade,...

Consulte-nos!

Implementação, manutenção e melhoria de sistemas de gestão (lista não exaustiva dos referenciais normativos)

- Qualidade ISO 9001

- IATF 16949 (automóvel)

- ISO/IEC 17025 (laboratórios)

- ISO 22716 (cosméticos)

- ISO / TS 29001 (petroquímica / gás)

- EN 9100 (aeroespacial)

- ISO 13485 (dispositivos médicos)

Ferramentas da qualidade: SPC, MSA (exemplos)

Auditorias internas

Acompanhamento de processos de certificação e acreditação

EN 1090, Marcação CE de Estruturas Metálicas

Formação intra, inter, presencial ou on-line


Contato: Unidade da Qualidade e Inovação (QI)

www.catim.pt

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Qualificação de soldadores e de procedimentos de soldadura, serviços CATIM!


A Qualificação de Soldador é baseada em exames definidos segundo normas e/ou códigos, para determinar a habilidade e a capacidade de um soldador de executar soldaduras com a qualidade exigida.
O Exame de Qualificação do Soldador consiste em soldar um ou mais provetes de exame, que serão posteriormente examinados.
A extensão da Qualificação é descrita por várias variáveis, que incluem o processo de soldadura, tipo de metal depositado, espessura, tipo da junta, posição de soldadura, entre outros.

A Qualificação do Procedimento de Soldadura tem como principal objectivo, verificar a compatibilidade de materiais e técnicas capazes de produzir componentes soldados que estejam em conformidade com as normas e/ou códigos e que possuam propriedades mecânicas adequadas.

Com a Qualificação de Soldadores e Qualificação de Procedimentos de Soldadura, a empresa garante:
- Que as habilidades e capacidades dos seus soldadores foram comprovadas;
- Que a compatibilidade de materiais e técnicas usadas estão comprovadas;
- A qualidade dos componentes soldados;
- Que cumpre com as normas e códigos aplicáveis;
- A redução do risco de responsabilização da empresa com os requisitos de segurança em construção

Consulte-nos!
Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos
gustavo.cruz@catim.pt

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ATEX

 

Sabia que o nome "ATEX" deriva do título dado em francês à Directiva 94/9/EC: "Appareils destinés á être utilisés en Atmosphères EXplosives"?

Existem duas Diretivas ATEX:

- A Diretiva 1999/92/CE (transporta pelo DL 236/2003) relativa às prescrições mínimas destinadas à melhoria da protecção da segurança e da saúde dos trabalhadores susceptíveis de serem expostos a riscos derivados de atmosferas explosivas;

- A Diretiva 2014/34/EU (transposta pelo 111-C/2017) sobre aparelhos e sistemas de protecção destinados a ser utilizados em atmosferas potencialmente explosivas; (ver nota)

O CATIM realiza avaliações no âmbito das Diretivas ATEX, identificando e classificando as zonas com atmosferas potencialmente explosivas (Diretiva 1999/92/CE), e verificando a adequação dos equipamentos e sistemas de protecção (Diretiva 2014/34/EU).

Estas avaliações tem sido efectuadas nas mais diversas empresas e sectores (metalomecânica, eléctrica, alimentar, química, madeiras, etc), resultando para a empresa o conhecimento sobre os riscos envolvidos e um conjunto de recomendações importantes para salvaguardar da segurança de trabalhadores e bens.

A abordagem que trás mais benefícios para as empresas, é quando se considera as Directivas ATEX na fase de projecto de novas instalações, máquinas ou processos, pois conseguem-se reduções muitos grandes no valor dos investimentos pela optimização / redução da dimensão das zonas classificadas como ATEX.

Como exemplo do sucesso desta abordagem, podemos referir o caso de uma empresa da indústria alimentar, que solicitou ao CATIM colaboração na fase de projecto de uma nova instalação que incluía o armazenamento, transporte e processamento de substâncias inflamáveis. A intervenção nesta fase embrionária do projecto, permitiu que fossem definidos lay-outs, controlos de fontes de fuga e selecção de equipamentos de protecção e operação em zonas ATEX, que tiveram como resultado uma redução das zonas classificadas e um menor número de equipamentos com necessidade de certificação ATEX, e como tal com um preço de mercado muito inferior.

Numa instalação já em funcionamento, da avaliação deve resultar também um conjunto de recomendações que tenham como preocupação diminuir os custos de alteração de processos e substituição de alguns equipamentos.

 

Para mais informações:

Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos

catim@catim.PT

telefone: 226 159 000

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Segurança no Trabalho, serviços CATIM!


•Sistema de gestão de segurança e saúde de acordo com a ISO 45001;
•Auditorias internas de segurança de acordo com a ISO 45001;
•Organização dos Serviços de Segurança no Trabalho (reconhecimento pela ACT);
•Verificação de conformidade legal;
•Apreciação dos riscos incluindo os riscos psicossociais e ergonómicos;
•Procedimentos para controlo de riscos e elaboração de planos de acão;
•Avaliações ergonómicas de postos de trabalho, atendendo a posturas e à movimentação mecânica e manual de cargas;
•Dimensionamento de postos de trabalho;
•Procedimentos para controlo de riscos ergonómicos;
•Monitorização de parâmetros de segurança no trabalho: iluminância, agentes químicos, vibrações, ruído laboral, ambiente térmico e qualidade do ar interior;
•Consultadoria em segurança contra incêndios, incluindo diagnósticos e verificação do cumprimento legal;
•Planeamento e implementação de simulacros;
•Auditorias para verificação da implementação das medidas de autoproteção.

Contacto: Unidade de Ambiente e Segurança (AHS)
geral.ahs@catim.pt

domingo, 9 de agosto de 2020

Inspeção a instalações e estantes de armazenamento


As instalações de armazenamento e os sistemas de estantes são considerados equipamentos de trabalho, devendo ser mantidas nas condições adequadas de funcionamento e em conformidade com os requisitos mínimos de segurança especificados pelo DL 50/2005Os seus limites de utilização devem ser objectivamente definidos e cumpridos e deverá ser estabelecido pela empresa um procedimento de inspecção em períodos regulares forma a identificar, controlar, reduzir ou eliminar os riscos decorrentes da sua deterioração.

A norma EN 15635:2008 - “Steel static sotage systems – Application and maintenance of storage equipment” – Sistemas de armazenamento em estantes metálicas – Aplicação e manutenção do equipamento de armazenamento" providencia um guia de boas práticas na identificação e controlo do risco relacionado com sistemas de armazenamento em estantes metálicas, e quando cumprida, evidencia que a empresa tomou as medidas necessárias relativamente ao seu bom funcionamento e segurança.
Esta norma foi elaborada no âmbito do comité CEN/TC 344 – Steel static storage systems e aborda os sistemas de armazenamento desde a montagem e instalação, alterações na sua configuração, o seu uso, a avaliação de componentes danificados e também alterações que requerem uma revisão das operações de segurança de armazenamento. 

A inspeção periódica deste tipo de equipamentos é necessária, devendo a frequência ser definida de acordo com o histórico de utilização, o ambiente/atmosfera em que o equipamento está inserido, o tipo de utilização previsto, as dimensões, o tipo de equipamento para aceder às estantes (empilhador/stacker), etc, mas poder-se recomendar como ponto de partida uma inspecção anual.
Desta inspecção resulta ou pode resultar a determinação da carga máxima admissível, a identificação de aspectos a corrigir e a revisão das operações de segurança de armazenamento. 

A Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM tem a competência necessária para fazer este tipo de inspecções de acordo com a norma acima referida.
Contacte-nos!
catim@catim.pt


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

ENSAIOS DE MATERIAIS E COMPONENTES NO CATIM!




- Composição química de ligas ferrocarbónicas, cobre, alumínio e níquel
- Materiais metálicos: dureza, tração, choque, dobragem, flexão, compressão
- Exames macrográficos e micrográficos
- Ensaios de corrosão: nevoeiro salino neutro, cúprico e acéptico; ensaios cíclicos de corrosão; resistência ao SO2; resistência aos líquidos; resistência ao vapor de amónia; resistência de aços inoxidáveis a ácidos
- Ensaios de resistência à fissuração por Ozono
- Ensaios climáticos: temperatura, humidade, atmosfera condensada, choque térmico
- Ensaios de revestimentos: aderência por tração, quadrícula e choque térmico
- Avaliação de degradação de revestimentos: grau de enferrujamento, empolamento, fissuração, descarnação e corrosão à volta do um traço
- Espessura de revestimentos (esquemas de pintura, galvanização, prata, etc): método magnético, gravimétrico, corte metalográfico e coulométrico