terça-feira, 31 de março de 2020

DNP ISO/TS 9002:2018, Sistemas de gestão da qualidade, Linhas de orientação para a aplicação da ISO 9001:2015



Esta norma proporciona linhas de orientação relativas à intenção dos requisitos da ISO 9001:2015, com exemplos de etapas possíveis que uma organização pode seguir para satisfazer os requisitos.
Não acrescenta, retira ou de alguma maneira modifica esses requisitos.
Este documento não prescreve abordagens obrigatórias para a implementação, nem estabelece qualquer método de interpretação preferencial, tendo sido elaborado para ajudar os utilizadores a aplicar os requisitos do sistema de gestão da qualidade da ISO 9001:2015, Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.
Um dos aspectos mais importantes desta norma é que se refere ao contexto da organização sugerindo ao seu utilizador as seguintes etapas:

1. Compreender a organização e o seu contexto: compreender as questões externas e internas que são relevantes para o propósito e a orientação estratégica da organização e que podem afetar, positiva ou negativamente, a capacidade da organização para atingir os resultados pretendidos do seu sistema de gestão da qualidade.

2. Compreender as necessidades e as expectativas das partes interessadas para assegurar que a organização considera os requisitos relevantes das partes interessadas relevantes, e não apenas os dos seus clientes diretos.

3. Determinar o âmbito do sistema de gestão da qualidade para que seja definido de maneira que ajude a organização a satisfazer os requisitos e a obter os resultados pretendidos do sistema.

4. Assegurar que a organização determina determina os processos que, de acordo com a ISO 9001, são necessários para o seu sistema de gestão da qualidade, e também que determina a extensão da informação documentada que é necessária.

Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt
Assistência técnica em gestão da qualidade, Formação on-line também!


segunda-feira, 30 de março de 2020

Formação on-line à medida da sua empresa, Qualidade!


De acordo com a sua necessidade, na hora mais conveniente e com a cadência adequada.
Desenharemos um programa específico, podendo tomar como referência não só os conteúdos da nossa oferta standard de formação (http://www.catim.pt/pt-pt/formacao_qualidade), como o seu tipo de processos e produtos e em que nível de maturidade se encontra a sua gestão da qualidade.

O CATIM está certificado ISO 9001 também no domínio da gestão da qualidade, e conta com uma experiência de assistência técnica e formação de 30 anos, tendo colaborado com centenas de empresas industriais e e de serviços.

Acções de formação possíveis:
• ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade
• Gestão dos Equipamentos de monitorização e medição
• Gestão da Manutenção
• Auditorias Internas
• ISO/IEC 17025 - Sistemas de Gestão da Qualidade em Laboratórios

Contacte-nos!
CATIM, Serviço de Formação
formacao@catim.pt

sexta-feira, 27 de março de 2020

RCM (Reliability Centered Maintenance)



RCM (Reliability Centered Maintenance)

Descrita na norma SAE JA1012:2011- A Guide to the Reliability-Centered Maintenance (RCM) Standard. Foi documentada pela primeira vez por F. S. Nowlan e H. F. Heap num relatório da United Airlines, sendo publicado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1978.
Pode ser definida como: “um processo utilizado para determinar o que deve ser feito para assegurar que cada bem físico continue a realizar a função requerida no contexto operativo em que se encontra”.

O RCM é um processo que permite analisar sistematicamente um sistema produtivo de forma a compreender as suas funções, os seus modos de falha, como escolher adequadamente as tarefas de manutenção e a sua programação para assim evitar a ocorrência desses modos de falha ou detetá-los antes de ocorrerem, como determinar os pressupostos das peças de reserva e como otimizar periodicamente a manutenção ao longo do tempo, quer seja melhorando-a, quer seja modificando-a.
É uma abordagem que pretende:
v  Alcançar a maior fiabilidade de um sistema através da manutenção preventiva
v  Determinar as atividades de manutenção em função do estudo das funções de cada componente/sistema, suas respetivas falhas e efeitos
v  Orientar as atividades de manutenção para a garantia da confiança, ou seja, para o aumento da fiabilidade do sistema através destas atividades
Para implementar devidamente uma análise RCM é necessário responder à sete questões associadas as funções e respetivas falhas (ocorrência, consequência e deteção).
Para realizar uma análise RCM é necessário utilizar várias ferramentas de análise bem como a experiência de quem trabalha com o sistema. Assim, utilizam-se:
v  FMEA (Failure mode and effects analysis) - Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE): onde são listados os modos de falha, seus efeitos e criticidade dos diferentes componentes de um sistema
v  O diagrama de decisão do RCM, o qual permite a seleção da tarefa de manutenção adequada, ou caso não exista, a operação mais adequada
v  FTA (Fault Tree Analysis): a Análise de Árvore de Falhas
v  Técnicas de monitorização da condição dos equipamentos
v  Inspeção aos equipamentos baseada nos riscos

Mais informações sobre este assunto!
claudia.pires@catim.pt
Unidade da Qualidade e Inovação
Assistência técnica na melhoria das suas práticas de gestão da manutenção, formação presencial ou à distância, projetos de inovação

quinta-feira, 26 de março de 2020

Viseiras... Tempos difíceis e imprevisíveis exigem soluções criativas!


Tempos difíceis e imprevisíveis exigem soluções criativas…
Utilizar viseiras em muitos postos de trabalho que contactam com público passou a ser uma prática mais que recomendável…e neste momento de emergência não abundam no mercado…
Com um impressora 3D didáctica ou doméstica é possível construir a estrutura de suporte em PLA (polímero poliácido láctico), no qual se prende um PVC transparente semirrígido, e o conjunto preso a uma fita para segurar na cabeça do utilizador.
Como fazer?
Na internet existem muitos sites com múltiplos desenhos de acesso livre. Exemplo https://www.prusaprinters.org/…/25857-prusa-protective-face…
E o CATIM assim fez…


quarta-feira, 25 de março de 2020

Segurança de Máquinas - Formação à medida da sua empresa e à distância!



Segurança de Máquinas - Formação à medida da sua empresa e à distância!
De acordo com a sua necessidade, na hora mais conveniente e com a cadência adequada.

Desenharemos um programa específico para a equipa de projeto e equipa técnica da sua empresa, podendo tomar como referência não só os conteúdos da nossa oferta standart de formação como o tipo de máquinas e sistemas de produção que concebe.

O CATIM está reconhecido como Organismo Notificado para a Diretiva Máquinas e a sua Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos tem uma experiência de 28 anos de colaboração com toda a indústria neste domínio com participação activa na construção de toda a estrutura normativa nacional, europeia e internacional de referência.

Acções de formação possíveis:
           Directiva Máquinas
           Aplicação da Norma EN ISO 12100 – Apreciação do Risco em Máquinas
           Norma EN 13849 – A Segurança na conceção de sistemas de comando
           Diretiva Equipamentos de Trabalho
           Atmosferas Explosivas – Diretiva ATEX

Contacte-nos!
CATIM, Serviço de Formação
formacao@catim.pt

segunda-feira, 23 de março de 2020

Acesso seguro a máquinas, Norma ISO 14122 – Safety of machinery - Permanent means of access to machinery


A Norma ISO 14122, elaborada no âmbito dos comités técnicos ISO/TC 199 – Safety of machinery e CEN/TC 114 – Safety of machinery, tem como objetivo definir os requisitos gerais para o acesso seguro a máquinas. Esta norma está dividida nas seguintes  4 partes:

  • ISO 14122-1: 2016 – Safety of machinery - Permanent means of access to machinery- Part 1: Choice of fixed means and general requirements of access
  • ISO 14122-2: 2016 – Safety of machinery - Permanent means of access to machinery - Part 2: Working platforms and walkways
  • ISO 14122-3: 2016 – Safety of machinery - Permanent means of access to machinery - Part 3: Stairs, stepladders and guard-rails
  • ISO 14122-4: 2016 – Safety of machinery - Permanent means of access to machinery - Part 4: Fixed ladders

Encontra-se em preparação uma parte adicional aplicável às máquinas móveis.


No âmbito da segurança de máquinas, devem ser previstos meios de acesso seguro para os trabalhos de produção, regulação, limpeza e manutenção.
Neste ponto inclui-se o acesso em altura, o que, por vezes, leva à necessidade das máquinas estarem equipadas com escadas e plataformas.
Estas normas são uma ferramenta importante na definição e escolha de meios a implementar nas máquinas para acesso, assim como definem os requisitos aplicáveis aos vários tipos de escadas fixas, plataformas, varandins e guarda-corpos.
As Normas ISO 14122 são relevantes para o fabrico de máquinas e respetiva marcação CE, assim como para o utilizador de máquinas no âmbito da verificação de segurança, através da aplicação do Decreto-Lei 50/2005 de 25 de fevereiro e também no recondicionamento de máquinas.

Mais informações:
Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos
catim@catim.pt
telef 226 159 000


sexta-feira, 20 de março de 2020

NP EN ISO/IEC 17025:2018 – Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração



A NP EN ISO/IEC 17025 foi desenvolvida com o objetivo de promover a confiança no funcionamento dos laboratórios. Estabelece requisitos que lhes permitem demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos perante os seus clientes, autoridades regulamentares, organizações e esquemas que utilizam avaliação entre pares, organismos de acreditação e outros.

Esta norma abrange os ensaios e calibrações realizados quer segundo métodos normalizados, e também métodos desenvolvidos e validados pelo próprio Laboratório, sendo portanto aplicável a todas as entidades que efetuem ensaios e ou calibrações (independentemente da dimensão e extensão do âmbito das suas atividades de ensaio e/ou calibração).
É a norma que serve de base da acreditação dos laboratórios pelo Organismos Nacionais de Acreditação (IPAC em Portugal).

O CATIM foi uma das entidades pioneiras em Portugal a alcançar a acreditação dos seus laboratórios na década de 80, mantendo esse compromisso com a acreditação até aos dias de hoje, e através da sua Unidade da Qualidade e Inovação presta serviços de:
- apoio na implementação na norma NP EN ISO/IEC 17025
- apoio no processo de acreditação
- auditorias internas.

Contactos: Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt
Telef. 226 159 000


quarta-feira, 18 de março de 2020

EN ISO 20607: 2019 – Safety of machinery - Manual de Instruções


A EN ISO 20607: 2019 – Safety of machinery - Instruction handbook — General drafting principles (ISO 20607: 2019) é uma norma do tipo B, elaborada no âmbito dos comités técnicos ISO/TC 199 – Safety of machinery e CEN/TC 114 – Safety of machinery.

Esta norma trata do conteúdo, da estrutura e da apresentação do manual de instruções, considerando todas as fases do ciclo de vida duma máquina.
Especifica os requisitos para preparação das partes do manual de instruções relevantes para a segurança das máquinas e estabelece também os princípios indispensáveis para fornecer informação sobre os riscos residuais das mesmas.

De acordo com a secção 6.4.1.1 da norma NP EN ISO 1200: 2018, «o manual de instruções é parte integrante da conceção de uma máquina» e tem como objetivo fornecer informação ao utilizador (secção 6.4.1.2 da mesma norma) sobre «o seu uso previsto, tendo em conta, nomeadamente, todos os seus modos de funcionamento … devendo esta informação conter todas as instruções necessárias para garantir a utilização segura e correta da máquina».



Além daquele objetivo, o manual de instruções de uma máquina visa também cumprir requisitos essenciais de segurança específicos. A propósito, atente-se no que estabelece o ponto 1.7.4 do Anexo I da diretiva 2006/42/CE (Diretiva Máquinas): «cada máquina deve ser acompanhada de um manual de instruções na ou nas línguas comunitárias oficiais do Estado-Membro em que a máquina for colocada no mercado e/ou entrar em serviço».

Com a publicação da norma EN ISO 20607: 2019, os fabricantes de máquinas, bem como todas as outras partes interessadas, passam a dispor um guia especificamente dedicado aos manuais de instruções, cuja referência se espera venha a ser brevemente publicada no Jornal Oficial da União Europeia, conferindo-lhe assim o estatuto de norma harmonizada.



Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos
contacte-nos, estamos on-line!

Apesar de estarmos a cumprir um plano de contingência com limitação de presença física nas instalações do Catim ou nos nossos clientes, continuamos a trabalhar à distância, estando sempre disponíveis via email, telefone ou video-conferência (Microsoft Teams, Skype).
Basta enviar-nos um email!

catim@catim.pt
francisco.alba@catim.pt
alberto.fonseca@catim.pt
filipa.lima@catim.pt
gustavo.cruz@catim.pt
francisco.silva@catim.pt
walter.chaves@catim.pt


Doença Respiratória aguda COVID 19  (CORONAVÍRUS)
Seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde  https://www.dgs.pt/, um compromisso de todos!

segunda-feira, 16 de março de 2020

Melhorar a eficiência

Bom dia...
Os tempos difíceis irão passar e o futuro tem que se continuar a construir...
Minimizar e eliminar desperdícios de todo o tipo através da adopção de boas práticas e boas ferramentas, vai ser ainda mais importante...

Ferramentas
Objetivos
VSM
(Value Stream Mapping)
Identificar desperdícios e acções de melhoria.
5 S
Melhorar a organização, promover a limpeza e normalização das tarefas como meio de eliminação de desperdícios e custos.
GESTÃO VISUAL
Promover a melhoria da qualidade através da partilha de informação visual relevante aos colaboradores, envolvendo-os na gestão das tarefas.
OEE
(Overall Efficience Equipment)
Avaliar a eficiência dos equipamentos com identificação das perdas.
KANBAN
 “puxar” o processo de produção, minimizando o n.º de itens em curso de fabrico
KAIZEN
Promover as actividades de melhoria contínua em todas as funções, envolvendo todos os colaboradores.
TPM
(Total Productive Maintenance)
Promover o aumento da produtividade e qualidade através da aposta na gestão da manutenção dos equipamentos
SMED
(Single Minute Exchange of Die)
Promover a troca rápida de ferramentas e deste modo, favorecer uma resposta em tempo útil às necessidades dos clientes.
Poke-Yoke
Reduzir não conformidades através da eliminação da possibilidade de falha.
Takt Time
Promover o balanceamento da produção com a procura. “Marcar” o compasso na produção.
Padronização do Trabalho
Garantir a estabilização das operações/processos através da normalização, padronização e sistematização das tarefas / actividades


Unidade da Qualidade e Inovação
contacte-nos, estamos on-line!

Apesar de estarmos a cumprir um plano de contingência com limitação de presença física nas instalações do Catim ou nos nossos clientes, continuamos a trabalhar à distância, estando sempre disponíveis via email, telefone ou video-conferência (Microsoft Teams, Skype).
Basta enviar-nos um email!

catim@catim.pt
francisco.alba@catim.pt
alexandra.peixoto@catim.pt
marta.mendes@catim.pt
claudia.pires@catim.pt


Doença Respiratória aguda COVID 19  (CORONAVÍRUS)
Seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde  https://www.dgs.pt/, um compromisso de todos!

quarta-feira, 11 de março de 2020

Qualidade, ferramenta 5W2H



O QUE É?
A ferramenta 5W2H consiste num plano de ação que permite decompor um processo, procedimento ou atividade, de forma a identificar as principais ações a realizar, a forma como serão realizadas e respetivos responsáveis, assim como os custos associados [1].
Introduzida no Japão, na indústria automóvel, começou por ser usada como uma ferramenta auxiliar ao ciclo PDCA e visa melhorar a eficiência na resolução de problemas de forma simples, isto é, através de 7 questões básicas [2].

AS 7 QUESTÕES BÁSICAS
·        What Definição do Objetivo: Que ação será executada?
·        Why Justificação: Porque é que a ação será executada? (benefícios)
·        Where Local: Onde será executada a ação?
·        When Cronograma: Quando é que será executada a ação?
·        Who Responsabilidade: Quem irá executar/participar na ação?
·        How Metodologia: Como será executada a ação?
·        How much Orçamento: Quanto é que custa executar a ação?

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·        Permite aos gestores um melhor controlo sobre as atividades
·        Permite uma sistematização objetiva
·        Melhora o entendimento entre os envolvidos
·        Diminui ambiguidades e elimina ruídos na comunicação
·        Distribui de forma clara as tarefas entre os colaboradores
·        Propicia a consciência coletiva, motivação e comprometimento dos envolvidos

BIBLIOGRAFIA
[1] Meira, RC. (2003). As ferramentas para a melhoria da qualidade. Porto Alegre: SEBRAE, 2003.
[2] Silva, AO, Roratto, L, Servast, ME, Dorneles, L, Polacinski, E. (2013). Gestão da qualidade: aplicação da ferramenta 5w2h como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial.

terça-feira, 10 de março de 2020

segunda-feira, 9 de março de 2020

Dia Internacional da Mulher!


Dia Internacional da Mulher, foi ontem, Domingo... mas hoje, no início duma nova semana, as mulheres do CATIM comemoraram!

quinta-feira, 5 de março de 2020

Workshop sobre Manufatura Aditiva, CATIM- Lisboa, 17 de Março, data a definir.



Este evento surge no âmbito do Projeto InovKnow3D o qual visa transferir conhecimento científico e tecnológico associado à tecnologia de Manufatura Aditiva, fomentando a incorporação da mesma no processo produtivo da indústria da Região.

14h30 | Receção & Registo

14h40 | Abertura da Sessão – O Projeto InovKnow3D

Dr.ª Vânia Pacheco | CATIM

14h45 | Manufatura Aditiva - Uso na fase de prototipagem de dispositivo de realidade aumentada

Engº Miguel Martins, CEO da empresa Rotacional

15h15 |Manufatura Aditiva – Aplicações e Tendências

Dr.ª Aurora Baptista, CEO da empresa BEEVERYCREATIVE

15h45 | Um olhar sobre o Futuro - 4D Printing and Qualification

Drª Vânia Pacheco | CATIM

16h00| Visita à Exposição “AM – Materialização & Demonstração”

Coffee Break & Networking

Inscrições: https://www.projetoscatim.com/



segunda-feira, 2 de março de 2020

Boats4Schools, apresentação de resultados, 12 de Março na feira Qualifica, Exponor!


O objetivo do projecto “Boats4Schools: An Educational Challenge“ é desenvolver uma metodologia lúdica e educacional que capte a atenção dos jovens para a importância das oportunidades educacionais STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math), como um caminho possível para as suas futuras carreiras.

Programa:
14h30 | Abertura da Sessão
Hildebrando Vasconcelos | CATIM
14h45 | A importância das atividades STEAM para as escolas e as necessidades das empresas
 David Rodrigues | AIMMAP – Metal Portugal
15h05 | O Projeto Boats4Schools
Luis Rocha | CATIM
15h25 | A integração das Soft Skills no currículo STEAM
Nuno Bastos | Edit Value
15h45 | Testemunho da experimentação do modelo desenvolvido
Grupo de alunos – Escola EB23 de Pinheiro
16h15| Coffee Break & Networking

http://boats4schools.eu/index.php/pt/