sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Norma NP 4457:2007 - Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)

 
A Norma NP 4457: 2007 permite às empresas desenvolverem e implementarem uma Política de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), com o objectivo de aumentar a eficácia do desempenho inovador, considerando todos os tipos de inovação: Produto, Processo, Organizacional e de Marketing.
É assim um documento orientador importante a ser considerado pelas empresas, procurando aí um modelo de referência, conceitos e práticas para promover a inovação, factor decisivo na competitividade e sustentabilidade.
Esta norma segue uma abordagem PDCA (Planear - Executar - Verificar - Actuar) e está alinhada com as normas da Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001 respectivamente, o que facilita imenso a sua adopção e permite dar um valor acrescentado significativo aos sistemas de gestão implícitos.
 
Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho , ou o conhecimento
(NP4456 – 2007, adaptado de OCDE-2005)
 
Esta norma tem sido utilizada como referencial para certificação, havendo já várias empresas com o seu sistema de gestão de IDI certificado no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Um destas empresas é a empresa OPT - Optimização e Planeamento de Transportes, empresa PME, com a qual o CATIM teve a oportunidade de colaborar, prestando a necessária assistência técnica para a definição e implementação de um sistema de gestão da Qualidade e de IDI, e consequente certificação (Dez. 2010). Desde essa data o CATIM tem colaborado na realização das auditorias internas, disponibilizando os necessários auditores.
 
Para mais informações sobre a implementação de um sistema de gestão de IDI ou a realização de diagnósticos e auditorias de IDI, referencial NP 4457, contactar p.f. com Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Inovação, não coisa nova...
 
“A inovação é a ferramenta própria dos empresários, é o modo deles explorarem a mudança, transformando-a em oportunidade para um negócio ou serviço diferentes...”
Peter Druck (1985)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“As organizações adquirem vantagens competitivas com actos de inovação. Elas abordam a inovação no sentido lato, que compreende as novas tecnologias bem como os novos caminhos para fazer coisas...”
Michael Porter (1990)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Medição de Espessuras



Medição de espessuras de revestimentos metálicos em substratos metálicos e não metálicos por método de dissolução anódica é um dos muitos ensaios que a Unidade de Materiais e Produtos do CATIM disponibiliza à indústria.
Esta medição pode ser efectuado de acordo com as Normas EN ISO 2177 (aplicações gerais) ou ASTM B764 e DIN 50022 (indústria automóvel).
A medição da espessura de revestimento de prata sobre cobre em peças da indústria eléctrica e de bijuteria, ou de nickel e crómio sobre polímeros são alguns exemplos de ensaios.
 
 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

EMAF2012, FIMAP, FERRÁLIA, 21 e 24 Novembro



Vai decorrer nos próximos dias 21 e 24 de Novembro na Exponor, as seguintes feiras:
 
- EMAF - 14ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria
 
- FIMAP - Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira
 
- FERRÁLIA - Salão de Acessórios e Equipamentos para a Indústria da Madeira
 
Mais informações em: http://www.emaf.exponor.pt

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gestão de Risco - NP ISO 31000:2012 - Princípios e Linhas de Orientação

 
 
"As organizações de todos os tipos e dimensões enfrentam fatores e influências, internos e externos, que tornam incerto se, e quando, atingirão os seus objectivos. O efeito que esta incerteza tem nos seus objectivos de uma organização designa-se por "risco".
Todas as actividades de uma organização envolvem risco. As organizações gerem o risco mediante a sua identificação e análise, após o que avaliam a necessidade da sua alteração, tratando-o de forma a satisfazer os seus critérios de risco. Ao longo deste processo comunicam e consultam com as partes interessadas, monitorizando e revendo o risco e meios de controlo que estão a alterá-lo, de forma a assegurarem que não é necessário um tratamento de risco suplementar." (transcrição da NP ISO 31000:2012)
 
A Norma NP ISO 31000, é a versão portuguesa da Norma ISO 31000:2009, "Risk management - Principles and guidelines", elaborada pela Comissão Técnica CT180 (APQ) e descreve detalhadamente este processo sistemático e lógico.
O CATIM, representado pelo Eng. Francisco Alba, é uma das entidades que participa nos trabalhos desta comissão técnica, que neste momento está a trabalhar na versão portuguesa da Norma "IEC /ISO 31010:2009, Risk assessment techniques".
 
Risco: efeito da incerteza na consecução dos objectivos
Nota 1: Um efeito é um desvio, positivo ou negativo, relativamente ao esperado
Nota 2: Os objectivos podem ter diferentes aspectos (financeiros, de saúde e de segurança, ambientais, entre outros) e podem ser aplicados a diferentes níveis (estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo)
Nota 3: O risco é frequentemente caracterizado pela referência aos eventos (ocorrência ou alteração de um conjunto particular de circunstâncias), potenciais e consequências (resultado de um evento que afeta os objetivos), ou à combinação de ambos
Nota 4: O risco é frequentemente expresso como a combinação das consequências de um dado evento (incluindo alteração das circunstâncias) e a respetiva probabilidade de ocorrência (verosimilhança: possibilidade de algo ocorrer, descrita p.ex. por uma probabilidade) .
Nota 5: a incerteza é o estado, ainda que parcial, de deficiência de informação relacionado com a compreensão ou conhecimento de um evento, sua consequência ou probabilidade.
 
Fonte: NP ISO 31000 2012
Outro documento relevante: Guia ISO 73: 2009
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

11th European Conference on e-learning ECEL-2012





Vai realizar-se nos próximos dias 26 e 27 de Outubro a "11th Conference on e-Learning ECEL2012", organizada pela Universidade de Groningen na Holanda.
Luís Rocha e Nuno Araújo do CATIM, marcarão presença neste evento, apresentando, em parceria com o NTB, Insterstate University of Applied Sciences Buchs da Suíça, a seguinte comunicação:

"Hard-Skills on the Cloud – Certification Skills by Blended Learning
Marxer Michael, Reto Götti, NTB, Interstate University of Applied Sciences Buchs, Switzerland, Luis Rocha and Nuno Araujo, CATIM, Portugal (Case_study, Other) ECL-127"

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Os Orgãos Sociais do CATIM

O CATIM é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos.
Em 31 de Dezembro de 2011, o CATIM tinha 652 associados e um capital subscrito de 528.500 €, repartido do seguinte modo:
   - Empresas: 75,40%
   - Entidades Públicas: 12,58%
   - Associações: 11,73%
   - Estrangeiro privado: 0,29%
 
Os Orgãos Sociais do CATIM são:

Mesa do Conselho Geral

Presidente: Dr. Vicente António Capela Germino,ANEMM
Vice- Presidente: Dr. António Manuel Brito Cruz Graça - IAPMEI
Secretário: António Jorge Serrano Garcia de Araújo, Tegopi
Secretário: Eng. Marco Henriques, Martifer

Conselho de Administração:

Presidente: Engº Anibal José Costa Campos, AIMMAP
Vogal: Dr. Rafael da Silva Campos Pereira, AIMMAP
Vogal: Engº Paulo José de Lima Martins Couto, BOSCH Termotecnologia
Vogal: Eng. Rui Ferreira Marques, AIMMAP
Vogal: Drª Maria Fátima Martins Silva Tavares IAPMEI

Comissão de Fiscalização:

Dr. José Manuel Moura Cardoso Santos – Ministério da Economia e Inovação, IAPMEI *
Dr. José António Filipe Gonçalves, AIMMAP
Drª Susana Maria Azevedo Alvarez Pombo, AIMMAP

(*) Conforme despacho de S.Exa Senhor Secretário Adjunto da Indústria e Desenvolvimento, de Dezembro de 2010
 
Fonte: Relatório de Actividade e Contas 2011

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aparelhos a pellets, Fogões a lenha, Salamandras e Recuperadores de calor




O Outono aproxima-se passos largos e com ele vem a descida de temperatura, época em que se começam a ligar para aquecimento do ar (e não só...), um conjunto de equipamentos em nossas casas que nos fazem lembrar tempos imemoriais...
Quem não gosta dum ambiente de uma sala aquecida com um equipamento a lenha? Há quem diga que é a única coisa boa do Inverno. Opiniões...
 
Este tipo de equipamentos são sujeitos à Directiva 89/106/CE - Produtos de Construção, que obriga os fabricantes a um procedimento para a avaliação da conformidade, com a realização de ensaios de tipo iniciais (ETI) em Organismo Notificado, nomedamente ensaios de rendimento, segurança na utilização, CO emitido para a atmosfera e apresentação de um manual de utilização.
As Normas de ensaio elaboradas pelo CEN /TC 295, aplicáveis a aparelhos domésticos que utilizam combustíveis sólidos são:
 - EN 14785 - Aparelhos a pellets
 - EN 12815 - Fogões a Lenha
 - EN 13240 - Salamandras
 - EN 13229 - Recuperadores de calor
 
O CATIM é reconhecido como Organismo Notificado (Nº 0464) para este tipo de equipamentos, efectuando nos seus laboratórios os ensaios acima especificados.
O CATIM é também reconhecido como Organismo de Normalização sectorial neste domínio coordenando a comissão técnica  CT36 - Aparelhos Termodomésticos e termoindustriais que utilizam combustíveis sólidos, gasosos e líquidos e seus dispositivos e acessórios.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Formação: Verificações de Segurança a Máquinas e Equipamentos de Trabalho


 
formação
25, 27 Setembro e 2 de Outubro        
 
 
da indústria para a indústria
 
 
Com o objectivo de proporcionar aos formandos o conhecimento dos requisitos legais e normativos aplicáveis às máquinas e equipamentos de trabalho, o CATIM realizará este mês (em Setembro) uma acção de formação sobre:
 
Verificações de Segurança
a Máquinas e Equipamentos de Trabalho”.
 
Nesta acção serão identificadas e discutidas as questões relacionadas com a aplicação das Directiva “Máquinas” e Directiva "Equipamentos de Trabalho”.
Pretende-se   abordar a gestão da segurança de máquinas durante todo o seu ciclo de vida e as implicações do cumprimento das Directivas acima referidas.
Será ainda abordada a concepção de circuitos de comando de acordo com a nova norma ENISO13849-1. A exposição e estudo de diferentes casos práticos de modo a demonstrar as soluções estará presente em todos os módulos.
 
datas; 25, 27 de Setembro e 2 de Outubro
horário: 9:30H às 17:30H
instalações: CATIM - Porto 
 
 
Mais informações por favor contacte-nos por  telefone 226 159 000 ou formacao@catim.pt

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

EAT2012 - 12º Congresso da European Association of Thermology


 
 
Decorreu nos passados dias 5 e 8 de Setembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o EAT2012 -  12º Congresso da "European Association of Thermology.
 O Eng. António Cardoso do CATIM, Termógrafo Nível III, foi um dos oradores do congresso, com a comunicação "Screening Fever - a new approach" - técnica inovadora de medição da temperatura em seres humanos isenta de contacto com aplicação em clínica médica, ou em segurança biológica de espaços abertos ao público.
 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Indústria automóvel: A Norma ISO / TS 16949: 2009

A Indústria Automóvel (Automotive Industry, inclui automóveis, camiões, autocarros e motociclos) exige níveis de qualidade do produto, produtividade, competitividade e capacidade de melhoria contínua, que só as organizações que adoptarem as melhores práticas conseguem alcançar.
Os construtores automóveis exigem aos seus fornecedores que adiram a especificações técnicas muito apertadas, suportadas num sistema de gestão da qualidade para a indústria automóvel conhecida por ISO /TS 16949: 2009 (especificação técnica).
Esta Norma ISO /TS 16949:2009, Quality management systems - particular requirements for the application of ISO9001:2008 for automotive production and relevant service part organization, foi desenvolvida pela IATF - International Automotive Task Force e pelo Comité Técnico ISO/TC 176 tendo-se tornado a norma de referência para a certificação que é exigida pelos grandes construtores (normalmente designados por OEM - Original Equipment Manufacturer) aos seus fornecedores. Aliás a prática é de nem se falar em negócio antes que o potencial fornecedor esteja certificado...
Esta especificação sucedeu às diversas normas da indústria automóvel existentes anteriormente, quer nos USA, Alemanha, França e Itália (como exemplo a QS 9000) tornando-se assim um referencial comum e global, facilitando imenso a vida aos fornecedores (que forneciam muitas vezes a diversos fabricantes) e aos próprios construtores.
No caso dos membros da IATF, a certificação de acordo com a ISO/TS 16949 é requisito obrigatório para os fornecedores "tier 1" (fornecedor de 1º nível), sendo referido ao "site" (fábrica) de uma organização de produção directamente contratada pela OEM para enviar o produto directamente para uma unidade desta.
Existe uma versão portuguesa harmonizada da ISO/TS  16949: 2002 que pode ser acedida via IPQ.



Fonte: ISO/TS 16949: 2002
 
O CATIM tem já uma larga experiência de intervenção junto das PME, apoiando-as na definição e implementação (e no processo de certificação) dum sistema de gestão da qualidade baseado na ISO/TS 16949, assim como nas principais ferramentas/metodologias utilizadas na indústria automóvel e auditorias internas.
Eis algumas ferramentas/metodologias utilizadas:
- APQP (Advanced Product Quality Planning) e PPAP (Production part Approval Process)
- FMEA (Failure Modes and Effects Analysis)
- 8D (Eight Disciplines Problem Solving)
- SPC (Statistic Process Control)
- MSA (Measurement Systems Analysis)

Para mais informações p.f. contactar a Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

6th International Conference Towards Safety Through Advanced Solutions

 
 
Vai realizar-se a partir de amanhã e até ao dia 14 de Setembro na Polónia, a "6th International Conference Towards Safety Through Advanced Solutions", iniciativa promovida pela WORKINGONSAFETY.NET , rede internacional para a prevenção de acidentes e traumas no trabalho.
A Drª Cláudia Fernandes e o Eng. Luís Rocha do CATIM vão estar presentes nesta iniciativa com a apresentação das seguintes comunicações:

·         “Age and gender differences in work ability from industry workers: the foundation for safety intervention design” – Cláudia Fernandes (CATIM), Anabela Pereira, Pedro Bem-Haja, Vânia Amaral, Carlos Silva (Universidade de Aveiro)

·         “Sensitizing youngsters for future safe and sustainable behaviors:  Think Safety Project!” Cláudia Fernandes, Luís Rocha (CATIM)


Link para o livro de abstracts

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Satisfação dos Clientes

Uma das importantes medidas que o CATIM toma para sustentar o processo de melhoria contínua é o de solicitar aos clientes que avaliem a qualidade dos serviços, respondendo a um questionário de avaliação.
Esta avaliação que é efectuada anualmente desde 2001, contempla diversas dimensões entre as quais:
- Tempo de resposta a solicitações
- Prazos de execução do serviço
- Atendimento
- Disponibilidade / Flexibilidade
- Preço
- Conhecimentos técnicos

Concluiu-se no passado mês de Junho mais uma avaliação, desta vez relativa ao ano de 2011.
É com satisfação que se constata a avaliação muito positiva e a consistência da evolução dos resultados ao longo dos anos.
 
 
 

A avaliação da satisfação dos clientes é uma boa prática a ser seguida por todas as organizações, nomeadamente as PME, com óbvias vantagens:
- Permite à organização focar-se no que é verdadeiramente essencial relativamente às características dos produtos e serviços que fornece.
- Com a disponibilidade de ferramentas on-line amigáveis é possível conceber um questionário simples de foram rápida e quase de tratamento automático.
- É um sinal que transmitimos aos clientes sobre a nossa preocupação e consideração pela sua satisfação relativamente aos nossos produtos e serviços, reforçando a nossa identidade e a confiança.
- Identificamos oportunidades de melhoria e de crescimento, passíveis de se tornarem em actos de inovação (vantagens competitivas).

Se necessitar de apoio para estabelecer um processo simples de avaliar a satisfação dos clientes, pode contar com o apoio do CATIM - Unidade da Qualidade e Inovação (contacto: Engª Alexandra Peixoto)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Formação PME - 2012 a 2014

 
 
A FPME, o Programa promovido pela AEP com o apoio do POPH, vai ter a sétima edição a partir do último trimestre deste ano e até Abril de 2014.
Desde 1997 este programa  já intervencionou 5.600 micro, pequenas e médias empresas, tendo sido largamente elogiado pela sua capacidade de promover a inovação nas empresas através da transferência de conhecimentos e dinamização de projectos de mudança.
O CATIM tem sido uma das entidades que tem apostado neste modelo de formação-acção, tendo apresentado a sua candidatura junto da AEP para a realização desta sétima edição, com 50 PME distribuídas pelas Região Norte e Centro do País.
Este programa envolve um conjunto de acções de consultadoria formativa, incluindo um diagnóstico estratégico, acções de consultadoria e formação em áreas relevantes e decisivas para a melhoria da competitividade e sustentabilidade das empresas.
Temos a expectativa que durante este mês de Setembro possamos saber os resultados da nossa candidatura, e convidar em sequência as empresas a aderir.

Se pretender mais informação sobre o programa FPME e/ou dar já conhecimento do interesse em que a sua empresa participe, p.f. contacte-nos!
Contacto: Dª Cláudia Fernandes / D. Susana Silva - Telef. 226 159 000 catim@catim.pt

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fundo de Eficiência Energética

 
Estão abertas candidaturas, no âmbito do Fundo de Eficiência Energética (FEE) para operadores de instalações abrangidas pelo Acordo de Racionalização dos Consumos de Energia (ARCE) no âmbito do SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.
Os incentivos a conceder, referidos no artigo 12º do Decreto-Lei Nº71/2008 de 15 de Abril, dizem respeito às seguintes categorias:
- Categoria 1 -  Ressarcimento de 50% do custo das auditorias energéticas obrigatórias para operadores com consumos anuais inferiores a 1000 tep/ano;
- Categoria 2 - Ressarcimento de 25% dos investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia.
O prazo para a apresentação de candidaturas é até às 18 horas do dia 28 de Setembro de 2012.
Caso necessite do apoio do CATIM para a apresentação da candidatura, queira p.f. contactar:

Documentos de referência
 
Documento para download (constituindo como anexo obrigatório à candidatura)