O QUE É?
O
Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que visa determinar as causas
mais importantes de um problema (as poucas e vitais), distinguindo-as das menos
importantes (as muitas e triviais) [1,2].
O
princípio de Pareto baseia-se na ideia de que, na maioria dos casos, 80% dos
problemas são gerados por apenas 20% das causas. Daí que o princípio de Pareto
seja também conhecido como método ABC ou método dos 80/20.
COMO ELABORAR? [2]
1. Definir o problema a analisar (ex:
itens defeituosos, perdas em dinheiro, ocorrência de acidentes…)
2. Determinar as categorias de Pareto: Definir
as categorias a colocar no gráfico (eixo horizontal), ou seja, as causas que
estão na origem do problema.
3. Determinar o tempo de análise: Selecionar
um intervalo de tempo para análise, que seja grande o suficiente para
representar o desempenho típico.
4. Determinar o total de ocorrências: Contabilizar
o total de ocorrências (ex: itens defeituosos) para cada categoria – totais
individuais. No final, calcular o total acumulado. As categorias que
representem uma pequena parte do total acumulado devem ser agrupadas na
categoria Outros.
5. Ordenar as categorias pelo total de
ocorrências: As categorias devem ser ordenadas de
acordo com os totais individuais de ocorrências, dos valores maiores para os
menores.
6. Cálculo da percentagem relativa e
acumulada: Para cada categoria, calcular a
percentagem relativa e acumulada, através dos totais individuais e acumulados.
7. Construção do gráfico de Pareto: No
eixo horizontal são listadas as categorias, por ordem decrescente de
ocorrências (da esquerda para a direita); No eixo vertical à esquerda são
contabilizados os totais individuais de ocorrências; No eixo vertical à direita
são contabilizadas as percentagens acumuladas.
Para
cada categoria deve desenhar-se um retângulo cuja altura representa o total
individual de ocorrências. A curva de Pareto deve ser desenhada a partir das
percentagens acumuladas.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
- Permite identificar e priorizar as causas
principais na origem de um problema;
- Ferramenta visual que proporciona uma
visão rápida da importância relativa das causas dos problemas;
- Permite uma resolução eficaz dos
problemas ao atuar seletivamente nas causas principais.
BIBLIOGRAFIA
[1] Montgomery, D. C.
(2009). Introduction to statistical
quality control.
John Wiley & Sons, Arizona State University, 6th Edition;
[2] Pyzdek, T. (2003). The six
sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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