segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Diagrama de Pareto



O QUE É?
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que visa determinar as causas mais importantes de um problema (as poucas e vitais), distinguindo-as das menos importantes (as muitas e triviais) [1,2].
O princípio de Pareto baseia-se na ideia de que, na maioria dos casos, 80% dos problemas são gerados por apenas 20% das causas. Daí que o princípio de Pareto seja também conhecido como método ABC ou método dos 80/20.

COMO ELABORAR? [2]
1.  Definir o problema a analisar (ex: itens defeituosos, perdas em dinheiro, ocorrência de acidentes…)
2.  Determinar as categorias de Pareto: Definir as categorias a colocar no gráfico (eixo horizontal), ou seja, as causas que estão na origem do problema.
3.    Determinar o tempo de análise: Selecionar um intervalo de tempo para análise, que seja grande o suficiente para representar o desempenho típico.
4.  Determinar o total de ocorrências: Contabilizar o total de ocorrências (ex: itens defeituosos) para cada categoria – totais individuais. No final, calcular o total acumulado. As categorias que representem uma pequena parte do total acumulado devem ser agrupadas na categoria Outros.
5.     Ordenar as categorias pelo total de ocorrências: As categorias devem ser ordenadas de acordo com os totais individuais de ocorrências, dos valores maiores para os menores.
6. Cálculo da percentagem relativa e acumulada: Para cada categoria, calcular a percentagem relativa e acumulada, através dos totais individuais e acumulados.
7.     Construção do gráfico de Pareto: No eixo horizontal são listadas as categorias, por ordem decrescente de ocorrências (da esquerda para a direita); No eixo vertical à esquerda são contabilizados os totais individuais de ocorrências; No eixo vertical à direita são contabilizadas as percentagens acumuladas.
Para cada categoria deve desenhar-se um retângulo cuja altura representa o total individual de ocorrências. A curva de Pareto deve ser desenhada a partir das percentagens acumuladas.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
-  Permite identificar e priorizar as causas principais na origem de um problema;
- Ferramenta visual que proporciona uma visão rápida da importância relativa das causas dos problemas;
- Permite uma resolução eficaz dos problemas ao atuar seletivamente nas causas principais.


BIBLIOGRAFIA
[1] Montgomery, D. C. (2009). Introduction to statistical quality control. John Wiley & Sons, Arizona State University, 6th Edition;
[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education.

Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação


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