segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Círculos da Qualidade



EM QUE CONSISTE?
Os Círculos da Qualidade são grupos de 3 a 7 colaboradores de uma organização que se reúnem regularmente no local de trabalho, de forma voluntária, com o objetivo de identificarem oportunidades de melhoria e soluções para eventuais problemas. Os colaboradores pertencem ao nível operacional e trabalham no mesmo setor [1,2].
O conceito teve origem no Japão, em 1963, sendo Ishikawa o principal impulsionador [1].

OBJETIVOS
·        Incentivar a participação do trabalhador, tirando proveito do seu potencial
·        Análise crítica de problemas por parte de trabalhadores conhecedores do processo
·        Enaltecer a contribuição dos colaboradores e promover a satisfação no trabalho
·        Promover a consciencialização para os problemas da qualidade
·        Desenvolver uma atividade proativa na resolução de problemas
·   Dar a oportunidade aos trabalhadores de serem promovidos para cargos hierárquicos superiores

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
·        A participação deve ser de carácter voluntário
·        O apoio da gestão é fundamental
·        As ideias devem ser registadas num formulário próprio
·        Os trabalhadores devem participar na implementação das ideias propostas

BIBLIOGRAFIA
[1] Ingle, S. (1982). Quality circles master guide: Increasing productivity with people power. Prentice Hall;
[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education.


Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

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