quinta-feira, 29 de maio de 2014

Reunião Plenária do ISO/TC 199 – Safety of Machinery

 
Decorreu nos passados dias 8 e 9 de Abril em Tóquio, a 17ª Reunião do Comité Internacional de Normalização ISO / TC 199 - Safety of Machinery.
Nesta reunião estiveram representados 11 países, Alemanha, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Japão, Portugal, Reino Unido, República Popular da China e Suécia. Portugal esteve representado pelo Eng. Alberto Fonseca, colaborador do CATIM no domínio da segurança de máquinas e Presidente da Comissão Técnica Nacional CT 40 - Máquinas-ferramenta.
Entre os muitos temas que foram abordados, poder-se-á referir o dos sistemas de comando de máquinas, em particular as partes dos sistemas de comando relacionados com a segurança. Neste tema um dos assuntos abordados relaciona-se com o processo em curso de fusão das normas ISO 13849-1 safety of machinery - safety relatede parts of control system - parte 1: General principles for design e a Norma IEC 62061 - safety of machinery - Functional safety of safety related electrical, electronic, and programable electronic control systems.
A coexistência destas duas normas que são diferentes e não complementares, mas tem o mesmo objectivo, torna difícil aos fabricantes de máquinas e componentes selecionar o caminho que deverão seguir na sua concepção e fabrico. A ideia de fusão surgiu há cerca de 5 anos, tendo-se trabalhado desde então nesse objectivo, estando hoje já pronto um documento de trabalho a que deverá suceder um FDIS - Final Draft International Standart em 2017 e publicação duma norma em 2018.


Sem comentários:

Enviar um comentário