segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Laboratório de Metrologia - evolução do comportamento térmico


No âmbito do trabalho desenvolvido pelo laboratório de Metrologia Dimensional do CATIM, têm-se vindo a efectuar melhorias significativas tanto na aquisição de equipamento padrão como na optimização das instalações físicas.
De forma a validar as últimas alterações realizadas ao sistema de ar-condicionado do laboratório de calibração de blocos padrão, foi efectuada uma reavaliação do comportamento térmico deste espaço. Esta característica assume especial relevância na qualidade da actividade desempenhada, porque tem um impacto directo nos valores medidos.
O gráfico representa a variação térmica de um local da sala durante 2 dias consecutivos, assim como a sua influência num padrão de alturas (step master 1000 mm cerâmico).
Foram registadas variações na temperatura ambiente de 0,43 ºC (19,94±0,22)ºC, enquanto no nosso padrão de alturas apenas se registou uma variação de 0.06 ºC (19,94±0,03)ºC.
Este estudo assume particular relevância porque nos permite conhecer o comportamento térmico dos equipamentos padrão durante as calibrações.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário