quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ergonomia, 12 de Julho


Nunca como hoje fez tanto sentido falar-se de uma ciência cuja origem enquanto conceito remonta os primórdios da existência humana, mas cuja essência e abrangência a torna tão singular e única. Referimo-nos a Ergonomia, ciência que estuda as iterações humanas com o meio (organizacional, tecnológico e ambiente), de modo a proceder adaptação/alterações com o objectivo final de garantir segurança, conforto, bem-estar e eficácia das atividades humanas.
Tão especial que, diferente de outras ciências, esta possui uma data “oficial” de nascimento, dia 12 de Julho. Neste dia no ano de 1949 reuniram-se um grupo de investigadores e cientistas com o objetivo de formalizar a ergonomia como uma nova ciência. Até então falava-se de ergonomia apenas como conceito/princípio tornando-se e à partir desta data a ser considerada como uma ciência.
A Ergonomia apresenta-se como uma ciência multidisciplinar, que reúne profissionais de diferentes áreas, engenheiros, projectistas, fisiologistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
O campo de atuação da Ergonomia é vasto e complexo, contribuindo positivamente na conceção e na transformação dos ambientes de trabalho, proporcionando melhorias significativas nas condições laborais e por conseguinte no aumento da produtividade.
A aplicação dos seus princípios recai em domínios especializados, nomeadamente:
   Ergonomia Cognitiva – atua nos processos mentais, como a perceção, raciocínio, conhecimento, controlo motor e memória, e ainda o modo como estes afetam a tomada de decisões e as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema;
   Ergonomia Física – atua ao nível das características humanas, antropometria, fisiologia e biomecânica durante a conceção/melhoria dos postos de trabalho, de modo a garantir uma correta postura, utilização de ferramentas e meios adaptados ao utilizador e eliminar/reduzir os aspetos associados à carga física;
   Ergonomia Organizacional – atua na optimização dos sistemas sociais e técnicos, nomeadamente a estrutura organizacional, políticas e processos. Ressalta-se a comunicação, trabalhos em grupo, cultura organizacional e gestão da qualidade.
Fonte: Iida I., 2005. Ergonomia - Projeto e Produção, 2.ª Edição revista. Editora: Edgard Blücher
Para mais informações sobre a ergonomia e sua aplicação contacte: Engª Clúaudia Pires - Unidade Qualidade e Inovação – CATIM

Sites de interesse sobre o tema

Sem comentários:

Enviar um comentário