terça-feira, 20 de outubro de 2020

Corrosão de materiais



Resistência à corrosão
 

A corrosão, como processo de deterioração de um material, produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Porque o produto da corrosão é um elemento diferente do material original, este acaba por perder as suas características essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, etc. 

Embora o fenómeno da corrosão seja geralmente reportado a metais e ligas, quase todos os materiais estão sujeitos a degradação e o nível de poluição vem, hoje em dia, acelerar esses processos. Não escolhendo escala, a corrosão pode danificar edifícios e estruturas, máquinas ou equipamentos públicos, obrigando a reparações onerosas e repetidas e com implicações que ultrapassam uma avaliação estritamente financeira. 

Em certos casos, quando a corrosão atinge níveis elevados, torna-se impraticável a sua remoção, justificando que a inspeção regular, as medidas oportunas de prevenção e reparação e o controlo destas representem as melhores formas de evitar problemas.

Ensaios de corrosão

Os ensaios de corrosão podem ajudar a prever a resistência dos materiais à corrosão e assim estimar o ciclo de vida dos componentes, comparar diferentes materiais e avaliar o comportamento de um dado material quando exposto a um ambiente corrosivo em particular. Os ensaios de corrosão também podem ajudar fabricantes e utilizadores a compreender se os processos de revestimento e outras proteções estão a ser executados de acordo com as especificações determinadas. 

Sendo certo que tanto o comportamento anticorrosivo e a resistência à corrosão dos materiais são afetados por inúmeros fatores externos, tais como temperatura, água, humidade e condensação, ação direta de ácidos e sais, contacto com outros materiais e ação de agentes físicos como UV’s, exposições ou alternâncias térmicas, correntes elétricas, não há um teste universal de corrosão. A própria diversidade da relação entre o material afetado e o agente, o fator externo ou a situação causal revela-se pelas distintas ou combinadas formas de apresentação: desde picadas (criando pequenos furos no metal) e empolamento (expondo perda de aderência entre o revestimento e o material de base), até à corrosão intergranular (IGC) em zonas específicas do material, todos estes e outros sintomas e deterioração são essenciais para investigar a natureza, a origem e as medidas remediais ou preventivas aconselháveis. 

Para isso, quer se trate de produtos metálicos ou de outros materiais, o CATIM oferece soluções de ensaio abrangentes tais como ensaios de nevoeiro salino neutro, cúprico e acético; ensaios cíclicos de corrosão; ensaios de resistência ao SO2; ensaios de resistência aos UV; de resistência ao vapor de amónia; de resistência à fissuração por Ozono; ensaios climáticos: temperatura, humidade, atmosfera condensada, choque térmico, avaliação de degradação de revestimentos: grau de enferrujamento, empolamento, fissuração, descamação, aderência por tração, quadrícula e corrosão à volta do um traço e ensaios de exposição em soluções corrosivas, corrosão sob tensão e deszincificação.

Os nossos serviços de ensaios de corrosão estão em conformidade com todas as normas relevantes aplicáveis.

Abaixo, referem-se algumas das especificações e normas de ensaios de corrosão que, porque a tal estamos habilitados, fazem parte da nossa experiência corrente.


Nota: "post" de autoria Joana Leal, Unidade de Materiais e Produtos do CATIM
Contacto para ensaios: Joana Leal



Sem comentários:

Enviar um comentário