segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Trilogia de Juran



Já é história mas não perdeu actualidade...

O QUE É?

De acordo com Juran, a concretização de metas através de resultados é conseguida através de processos de gestão. Este autor refere que a gestão da qualidade recorre a três processos:
– Planeamento da Qualidade
- Controlo da Qualidade
- Melhoria da Qualidade
que, no seu conjunto, formam a Trilogia de Juran [1].

AS 3 FASES DA TRILOGIA 

Planeamento da Qualidade: Consiste em definir os objetivos da qualidade e os planos para os alcançar. Tal pressupõe identificar os clientes e determinar as características dos produtos e processos para satisfazer as suas necessidades.
Controlo da Qualidade: Consiste em determinar o desempenho atual, comparar com os padrões pré-estabelecidos e atuar sobre a diferença, de forma a eliminar os desvios, minimizar falhas e manter a capacidade para atingir as metas definidas.
Melhoria da Qualidade: Visa procurar soluções para melhorar os níveis de desempenho atuais, ou seja, superar os padrões pré-estabelecidos. Tal pode ser conseguido ao investir em projetos e infraestruturas, adquirir recursos, entre outros.

BIBLIOGRAFIA
[1] Juran, J., & Godfrey, A. B. (1999). Quality handbook. McGraw-Hill, 5th ed, sections 2.5-2.7; 3.2; 4.2-4.3; 5.3-5.4.

Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação

Sem comentários:

Enviar um comentário