quinta-feira, 24 de março de 2016

Que tipo de riscos enfrentam as empresas?

De acordo com a Norma EN 31000 - Gestão do risco, princípios e linhas de orientação...

"As organizações de todos os tipos e dimensões enfrentam fatores e influências, internos e externos, que tornam incerto se, e quando, atingirão os seus objetivos. O efeito que esta incerteza tem nos objetivos de uma organização designa-se por “risco”.

E que tipo de riscos costumam enfrentar as organizações, em especial as pequenas e médias empresas? Alguns exemplos...

 

Financeiros
Prazos demasiado alargados no recebimento, cash-flow insuficiente...
 
Conformidade legal
Não cumprimento de legislação aplicável aos produtos (exemplo Marcação CE), aos processos (legislação ambiental, Segurança no Trabalho, Segurança de Equipamentos de Trabalho)
 
Organizacionais
Qualificação e conhecimento insuficiente da gestão e dos colaboradores, cultura organizacional não propícia à inovação e à melhoria, desmotivação e satisfação dos colaboradores.
 
Operacionais
Não-cumprimento dos prazos, não-qualidade...
 
Marketing / comercial
Desconhecimento das características comportamentais dos clientes, insuficiente planeamento dos recursos, conhecimento insuficiente da cultura dos mercados alvo
 
Segurança
Acidentes de trabalho com impacto na produtividade, reputação, cultura organizacional, prazos; acidentes na utilização dos produtos e serviços da empresa por parte dos clientes ou terceiros
 
Ambiente
Impactos ambientais negativos dos processos e dos produtos
 
Tecnologia
Obsolência tecnológica das máquinas e processos da empresa, nomeadamente ao não acompanhamento das tendências (digitalização, virtualização), não actualização dos conhecimentos tecnológicos.
 
Estratégia
Elaboração de plano estratégico que não garantam o crescimento e sustentabilidade do negócio, deficiente acompanhamento das tendências e das necessidades de todas as partes interessadas.
Reputação
Degradação da identidade da empresa por força de deficiente conduta no mercado, acidentes de trabalho, problemas com produtos, eventos ambientais e criticável responsabilidade social.
 
Projecto
Deficiente gestão das actividades do projecto (inestigação, concepção e desenvolvimento) nas suas múltiplas dimensões (formulação, objectivos, conhecimento, ferramentas, recursos, testes, normalização e legislação, benchmarking) que podem originar por exemplo, custos acima dos orçamentados, não cumprimentos de prazos, soluções fora dos objectivos.
 
Venda e após-venda
Não entrega de produtos e serviços nos prazos especificados e/ou que não vão às expectativas dos clientes, deficiente acompanhamento pós-venda com impacto na satisfação dos clientes.


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