segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Diretiva Máquinas: reunião do “Machinery Core Group

Realizou-se no dia 18 de fevereiro, em Bruxelas, mais uma reunião do “Machinery Core Group”, na qual participou a Engª Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM, em representação da AIMMAP.
Este grupo, onde estão representadas associações relativas à indústria e sob coordenação da ORGALIME, tem como objetivo analisar questões relacionadas com a Diretiva Máquinas e emitir documentos que permitam clarificar essas dúvidas. Estes documentos são posteriormente enviados para o Grupo Diretiva Máquinas e grande parte incluídos no Guia comentado para a mesma Diretiva. Nesta reunião, analisou-se algumas questões pertinentes relacionadas com a versão preliminar da nova edição deste guia (3ª edição) prevista ainda para o 1º trimestre deste ano.

O ponto alto desta reunião foi a presença de um representante da Technopolis Group UK, empresa responsável pela realização do estudo sobre a eventual revisão da Diretiva Máquinas. O estudo que consiste na resposta a um conjunto de 18 questões foi iniciado há cerca de duas semanas e está divido em três fases:

1ª fase (fevereiro a abril de 2016) – esta fase consiste basicamente na definição / orientação / esquematização do estudo, onde se identificarão, entre outros fatores, indicadores, fontes de dados, critérios, custos, desenho das ferramentas a aplicar (ex. questionários, guias para entrevistas).

2ª fase (maio a novembro 2016) – fase da consulta e recolha de dados. Esta consulta para alem da análise de dados e informação pré-disponivel, será pública (durante 12 semanas, de setembro a novembro de 2016) e também direcionada a entidades como Organismos Notificados, Organismos de Normalização, Autoridades Competentes, Organizações, entre outros. (junho a novembro de 2016)

3ª fase (dezembro 2016 a abril 2017) – fase de análise e emissão de relatório.
As questões para as quais se pretendem respostas com este estudo são de caracter contextual (ex: como é atualmente o tamanho e estrutura deste Mercado na Europa e como está a evoluir?), relevância da diretiva (ex: até que ponto os objetivos da diretiva correspondem às necessidades acuais?), eficácia da diretiva (ex: até que ponto a diretiva contribui para os seus objetivos?) eficiência, coerência e valor acrescentado da diretiva.
Com este estudo a Comissão pretende avaliar a necessidade da revisão da Diretiva Máquinas, havendo a consciência por parte dos diversos agentes económicos que implicações poderão ser grandes quer ao nível da conceção e fabrico de máquinas quer na normalização de referência.

Colaboração no post: Engª Filipa Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário