quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Telecadeira da Torre, Serra da Estrela

É uma das muitas instalações por cabo para o transporte de pessoas que foi sujeita a análise da segurança avaliando a conformidade com os requisitos essenciais.
Está localizada na Estância de Esqui no topo da Serra da Estrela e foi inaugurada em 2002. É tecnicamente designada por telecadeira com sistema de grampo fixo ao cabo-sem-fim e é dotada de 112 cadeiras abertas com capacidade de 4 pessoas cada. De inverno transporta os esquiadores da Estância de esqui a 1852 metros de altitude até à Torre a 1998 metros, percorrendo uma distância de 920 metros. De Verão  é utilizada por turistas, funcionando a velocidade reduzida.
Recordam-se aqui as primeiras fotos tiradas em 2004, no decurso das primeiras visitas efectuadas pela equipa da Unidade de Engenharia e Segurança de equipamentos do CATIM.
Já durante o mês passado de Outubro, esta instalação foi sujeita a mais uma avaliação intercalar de segurança a cargo do CATIM, serviço mais uma vez tornado possível pela confiança depositada pela Turistrela, entidade proprietária, e pela autoridade nacional neste domínio, o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário