sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente, 05 de Junho

Foto do Vale do Zêzere, Serra da Estrela (autoria Francisco Alba)
 

CATIM, mais de 20 anos a defender o Ambiente e a apoiar as empresas, em especial do sector metalúrgico e metalomecânico.

Um longo, difícil e oneroso processo de adaptação à legislação ambiental efetuado pelas empresas, em especial nos anos 90, que implicou também o envolvimento do Estado e de entidades associativas como a AIMMAP. Para o apoio técnico às empresas, foi imprescindível a criação, nas infraestruturas tecnológicas como o CATIM, de núcleos de especialistas nas questões ambientais.
Mas foi um país inteiro que, de facto, se mobilizou, até por força da integração europeia e consequente legislação, investindo em infraestruturas e formando quadros técnicos no domínio do Ambiente, disseminando valores e práticas mais amigas do Ambiente, pelas empresas, pelas organizações, pelas pessoas.

Hoje, Dia Mundial do Ambiente, um sentido de dever cumprido é partilhado com todos, pois muito foi já feito e tal é reconhecido pela sociedade. Mas é um esforço sem fim... e não se pode esmorecer... É uma questão de valores e de sobrevivência: reduzir, eliminar todos os impactos negativos, gerir riscos emergentes, ser eficiente, melhorar e defender os recursos naturais, a biodiversidade, a qualidade de vida, a saúde e… alcançar a Sustentabilidade.

Só temos (para já...) esta nossa TERRA, é a nave que nos transporta pelo Universo, é o local onde nascemos, vivemos, morremos, e desejamos ser felizes.

Existe alternativa?
Foto de Castro Laboreiro, Serra da Peneda (autoria Francisco Alba)

Sem comentários:

Enviar um comentário