quinta-feira, 28 de maio de 2015

Reunião do Grupo Vertical VG1 - Máquinas para trabalhar madeira (Organismos Notificados)


Realizou-se nos dias 20 e 21 de maio, em Uppsala, Suécia, a 29ª reunião do Grupo Vertical 1, VG1 - Machinery for working wood and analogous materials.
Na reunião estiveram presentes representantes de Organismos Notificados de diferentes países europeus  designadamente Portugal, Alemanha, Republica Checa, Holanda, Suissa e Suécia, tendo-se dabatido diversos temas relacionados com máquinas para trabalhar madeira com interesse significativo para o desenvolvimento da atividade nesta área. O CATIM esteve representado pela Engª Filipa Lima da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos.

Entre os diferentes assuntos discutidos na reunião destaca-se a transposição das normas CEN para normas ISO neste âmbito, cujo cronograma provisório apresentamos em anexo. Salienta-se que as "novas“ normas ISO serão publicadas em conformidade com os requisitos previstos na Diretiva "Máquinas“, pelo que serão harmonizadas, não apresentando diferenças significativas relativamente às normas atualmente em vigor do CEN. Em média, 70% da norma da ISO é exactamente igual à norma equivalente do CEN, 20% igual mas explicitando melhor os requisitos e apenas 10% dos requisitos serão diferentes. Por este motivo a aplicação das "novas“ normas não implicarão alterações significativas para os fabricantes de máquinas.
 

 

Outra questão analisada na reunião foi a necessidade de manutenção, ou não, das 13 RFU (http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/mechanical/documents/legislation/machinery/notified-bodies/index_en.htm) produzidas por este grupo e aprovadas  pelo Grupo Horizontal. De facto, a maioria das questões abordadas nas RFU já estão previstas nas normas ISO acima referidas pelo que deixarão de ser necessárias. Decidiu-se esperar até que as normas específicas, acima mencionadas, sejam publicadas para remover as RFU.
Por último e a próposito da neutralização dos dispositivos de segurança, foi sugerido a consulta do seguinte site: www.stpo-defeating.org, onde são descritos alguns acidentes resultantes da neutralização de dispositivos de segurança e apresentadas um conjunto de  boas práticas para a prevenção da neutralização.
A próxima reunião deste grupo realizar-se-á em Portugal, nas instalações do CATIM - Porto, nos dias 11 e 12 de Maio de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário