quinta-feira, 26 de março de 2015

EN 9100 - Aerospace series. Quality management systems


Nos últimos anos o setor aeronáutico tem apresentado um interessante crescimento, fruto de sólidos investimentos estrangeiros no nosso país. Como resultado deste crescimento, observa-se uma crescente aposta neste setor por parte de empresas nacionais e internacionais.
De modo a garantir as condições estabelecidas pelo setor aeronáutico (incluindo os requisitos de controlo da segurança dos componentes/peças fabricadas) é essencial a implementação dos critérios definidos na norma EN 9100:2009 - Aerospace series. Quality management systems. Requirements (based on ISO 9001:2000) and Quality systems - Model for quality assurance in design, development, production, installation and servicing (based on ISO 9001:1994). Assim, as organizações que pretendam crescer na sua atividade, fornecendo componentes constituintes de aeronaves (instrumentos, aparelhos, mecanismos e peças em geral) terão de caminhar no sentido de adoção das boas práticas preconizadas por este referencial e mesmo obter a certificação por terceira parte.
A certificação segundo o referencial EN 9100 permite o reconhecimento por terceira parte do cumprimento da Norma de referência e é para muitos clientes uma condição indispensável para iniciar um processo negocial.
Para além do referencial EN 9100 existem outras normas relevantes para este setor, entre as quais:
   - EN 9110:2015 - Quality Management Systems. Requirements for Aviation Maintenance Organizations
   - EN 9120:2010 - Quality Management Systems. Requirements for Aviation, Space and Defence Distributors.
 O programa Portugal 2020 prevê apoios em diferentes domínios, incluindo apoio na implementação de sistemas de gestão (entre eles o referencial EN 9100) e inovação.
Para mais esclarecimentos contacte, p.f., a Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM, unidade funcional com mais de 20 anos de experiência em sistemas de gestão da qualidade nos mais diversos referenciais.

Nota: post com colaboração da Engª Cláudia Pires, Unidade da Qualidade e Inovação

Sem comentários:

Enviar um comentário