sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Fogões domésticos a gás – novo comité técnico de normalização da ISO, ISO/TC 291


 
Foi criado pela Organização Internacional de Normalização, ISO, um comité técnico tendo como âmbito os fogões domésticos a gás, o ISO/TC 291.
Até agora as normas neste âmbito eram de cariz nacional ou regional (caso da EU), situação que podiam originar barreiras técnicas às trocas comerciais. Esta iniciativa de criação deste novo comité resulta do consenso sobre a possibilidade de se vir a concretizar uma norma global, podendo embora contemplar anexos locais.
O secretariado do Comité Técnico do ISO/TC2 91 foi atribuído à DIN, Organismo de Normalização Alemão, de que partiu a iniciativa para a criação do Comité.

A 1ª reunião do ISO/TC 291  teve lugar em Frankfurt no passado dia 17 de Dezembro, com a participação de delegados de Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, China, Coreia, França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Turquia.
A representação portuguesa, em nome do Instituto Português da Qualidade, IPQ, foi assegurada pelo CATIM (Engª Elisa Costa). De salientar a alargada participação de alguns dos países, em particular a China com 6 delegados e o Japão com 7 delegados.
Na reunião tornou-se evidente que os diferentes hábitos culinários originam dificuldades acrescidas na elaboração de uma norma comum. Foi criado um grupo de trabalho para elaboração de um projecto de norma a propor ao plenário do comité técnico. O delegado português irá participar no referido grupo de trabalho.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário