sexta-feira, 20 de abril de 2012

Avaliação energética de máquinas-ferramenta


Vai realizar-se nos próximos dias 23 e 24 de Abril em Praga, a 4ª reunião do WG12 - Environmental evaluation of machine tools (Working Group) do Comité Técnico de Normalização ISO / TC 39 - Machine Tools (Máquina-ferramenta).
Neste grupo de trabalho participam peritos de empresas fabricantes de máquinas, universidades, grupos de investigação e centros tecnológicos, entre os quais o CATIM que será representado nesta próxima reunião pelo Eng. Francisco Silva da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos.
Desde o início de 2010 que este grupo de trabalho se tem empenhado em elaborar um guia técnico com vista à integração na fase de concepção de máquinas-ferramenta, dos aspectos relacionados com eco-design e eco-eficiência. Este guia dará origem a uma nova norma internacional, a ISO 14955 - "Energy-saving design methodology for machine tools" que versará sobre os critérios de concepção e comparação entre máquinas, e incluirá uma lista de potenciais melhorias que os fabricantes poderão adoptar.
No Comité Técnico de normalização ISO / TC 39 - Machine Tools (Máquinas-ferramenta) participam 22 países entre os quais Portugal, cabendo ao IPQ, Instituto Português da Qualidade enquanto Organismo Nacional de Normalização a participação. A representação do IPQ tem sido garantida pelo Eng. Alberto Fonseca, Presidente da Comissão Técnica CT40 - Máquinas-ferramenta (ONS CATIM) e responsável técnico da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário