quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resistência à corrosão: ensaio ASTM G 48

 
 

A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba por perder as suas características essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, etc.
Em certos casos quando a corrosão atinge níveis elevados, torna-se impraticável a sua remoção, sendo portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
A corrosão por picadas é um tipo de corrosão localizada altamente destrutivo e ocorre normalmente em locais expostos a meios aquosos, salinos ou com drenagem insuficiente.
O ensaio de acordo com a norma ASTM G 48 tem como objectivo a determinação da resistência à corrosão localizada (por picadas e intersticial) dos aços inoxidáveis, quando expostos a ambientes oxidantes contendo cloretos.
O método A deste ensaio sugere um procedimento para a determinação da resistência à corrosão por picadas dos aços inoxidáveis e suas ligas numa solução de cloreto férrico.
Os métodos sugeridos por esta norma permitem determinar o efeito dos elementos de liga do aço, do tratamento térmico e do acabamento superficial na resistência à corrosão.

 
 
Para mais informações sobre este ensaio, p.f contactar Engª  Joana Leal da Unidade de Materiais e Produtos do CATIM.

Sem comentários:

Enviar um comentário