terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ascensor da Bica, Lisboa



O Ascensor da Bica é uma instalação existente no Bairro da Bica em Lisboa, sobre a Rua Duarte Belo e que liga o Largo de Calhariz e a Rua de S. Paulo.

Em actividade desde 1892 e servindo uma das encostas mais íngremes da cidade, esta instalação por cabo foi declarada monumento nacional em 2002. Apesar da sua longa idade, mantem um invejável desempenho funcional e de segurança, a que não tem sido alheio a competência, o zelo e a dedicação dos profissionais da Comp.ª Carris de Ferro de Lisboa, S.A. que em 1926 assumiu a sua propriedade.

Esta instalação, para além de ser um marco turístico da cidade de Lisboa, é uma autêntica preciosidade tecnológica e um excelente exemplar do engenho e arte de um vulto maior da engenharia nacional – o Eng. Raul Mesnier de Ponsard.
A Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM  concluiu recentemente mais uma análise de segurança intercalar desta instalação, a quem tem  dedicado o seu conhecimento e carinho profissionais desde 2004, sendo esta a terceira intervenção que lhe  foi confiada pela CARRIS, S.A. no âmbito da aplicação da legislação em vigor.
O CATIM agradece a confiança depositada ao longo destes anos nos seus serviços e louva as entidades e pessoas que ao longo dos anos tem mantido e mantem este tesouro da engenharia e do património da cidade de Lisboa em condições de ser utilizada e apreciada.
Em Lisboa não se esqueça de visitar o Ascensor da Bica. Merece bem uma visita!

Informação: A Unidade ESE - Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM
Faz 20 anos que foi criada a equipa que hoje substancia a  ESE - Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos.
Esta unidade presta diversos serviços à indústria, entre os quais:
- análise de segurança de máquinas e equipamentos de trabalho
- assistência técnica na integração de requisitos de segurança no projecto e fabrico de máquinas
- análise de segurança do projecto e de instalações por cabo para o transporte de pessoas desde 2003
- Exames CE de Tipo / Marcação CE
- Aplicação da Directiva Atex - classificação de áreas perigosas e adequabilidade de equipamentos
- Inspecções, verificações, peritagens
sendo a estrutura orgânica que garante:
- o reconhecimento do CATIM como Organismo Notificado para a Directiva Máquinas desde 1994 (Nº 0464)
- a aceitação por parte das autoridades nacionais do CATIM como entidade competente para análise de segurança de projecto e de instalações por cabo para o transporte de pessoas desde 2003
- a acreditação como Organismo de Inspecção Directiva Máquinas desde 2010
O CATIM é reconhecimento como Organismo de Normalização Sectorial em diversos domínios, entre os quais o das Instalações por cabo para o Transporte de Pessoas.

Equipa ESE: Francisco Alba (director), Alberto Fonseca (responsável técnico), Filipa Lima, Gustavo Cruz, Francisco Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário