sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Gestão do Risco

As organizações de todos os tipos e dimensões enfrentam factores e influências, internos e externos, que tornam incerto se, e quando, atingirão os seus objectivos. O efeito que esta incerteza tem nos objectivos de uma organização designa-se por “risco”.
Todas as actividades de uma organização envolvem risco. As organizações gerem o risco mediante a sua identificação e análise, após o que avaliam a necessidade da sua alteração, tratando-o de forma a satisfazer os seus critérios de risco. Ao longo deste processo comunicam com e consultam as partes interessadas, monitorizando e revendo o risco e meios de controlo que estão a alterá-lo,  de forma a assegurarem que não é necessário um tratamento de risco suplementar.
Esta Norma Internacional descreve detalhadamente este processo sistemático e lógico.
...
Fonte: Norma NP EN 31000: 2013 Princípios e Linhas de Orientação
Realizou-se ontem em Lisboa na APQ, mais uma reunião da Comissão Técnica CT 180 - Gestão do Risco, com uma ordem de trabalhos com diversos assuntos, entre os quais a tradução em curso da Norma IEC 7 ISO 31010, Risk Management - Risk assessment techniques.
O CATIM participa nesta comissão técnica, representado pelo Eng. Francisco Alba, director neste centro e responsável pela Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos, e pela Unidade da Qualidade e Inovação.
 
Tradicionalmente o risco é abordado nas PME's numa dimensão mais operacional e sectorial, por exemplo ao nível da segurança no trabalho, segurança de máquinas e equipamentos, ambiente, segurança de produtos, etc, mas sem uma abordagem sistemática e integradora ao nível da gestão de topo e dos diversos sistemas de gestão, que contemple todas as dimensões da gestão empresarial.
A futura Norma ISO 9001 - Sistemas da Gestão da Qualidade / Requisitos de 2015, incluirá já a temática da Gestão do Risco, sendo de esperar que durante 2015 e anos seguintes se assista a grandes progressos neste domínio nas empresas, em especial nas que tem o seu sistema de gestão da qualidade certificado.
Espera-se também que as diversas entidades certificadoras de sistemas de gestão da qualidade esclareçam em devido tempo quais os seus critérios relativamente a esta temática incluída na futura norma, cuja interpretação ao nível dos diversos países envolvidos nos trabalhos, tem sido diversa e algo polémica.
A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM está a acompanhar a evolução da norma, está a trabalhar na metodologia de abordagem para as PME's e está disponível para apoiar estas na adequação dos seus sistemas de gestão.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário