Começamos em 1990, com a criação da Unidade da Qualidade.
Em 2015, faremos 25 anos...
Algumas curiosidades... No início dos anos 90 fazia parte das condições incluídas na nossa proposta comercial, o compromisso da empresa adquirir um PC compatível e dar formação interna para que pudesse "absorver" os procedimentos da qualidade e fazer os necessários registos e tratamento da informação relativo à sua gestão. Já nessa época promovíamos a utilização de indicadores de gestão relativos ao desempenho do sistema e a utilização de procedimentos simples baseados em fluxogramas... Em muitas empresas com que trabalhamos, o primeiro "PC compatível" entrou pela qualidade...
Algumas curiosidades... No início dos anos 90 fazia parte das condições incluídas na nossa proposta comercial, o compromisso da empresa adquirir um PC compatível e dar formação interna para que pudesse "absorver" os procedimentos da qualidade e fazer os necessários registos e tratamento da informação relativo à sua gestão. Já nessa época promovíamos a utilização de indicadores de gestão relativos ao desempenho do sistema e a utilização de procedimentos simples baseados em fluxogramas... Em muitas empresas com que trabalhamos, o primeiro "PC compatível" entrou pela qualidade...
Centenas de empresas, em especial PME's e na sua maioria do sector metalúrgico e metalomecânico contaram nestes já longos anos, com a colaboração da equipa do CATIM (actualmente designada como Unidade da Qualidade e Inovação) para a definição e implementação do sistema de gestão da qualidade e posterior certificação. Se somarmos a estas empresas, as que solicitaram auditorias internas da qualidade e as que colocaram os seus colaboradores em acções de formação no domínio da qualidade promovidas pelo CATIM, e as que participaram nos diversos projectos industrialmente orientados como a Formação PME ou no âmbito do benchmarking, com consequentes intervenções no domínio da qualidade, a conta será bem mais volumosa...
No sector industrial, em especial no sector da metalomecânica (nos diversos subsectores, por exemplo o automóvel) ou de serviços (serviços de apoio à indústria, laboratórios, saúde, distribuição, desenvolvimento de software, etc) , em micro ou médias organizações, aceitamos o desafio, fazemos equipa com as empresas e ajudamos a definir um plano de acção que responda às suas expectativas e necessidades.
Implementar um sistema de gestão da qualidade não se reduz a "vestir" a norma de referência... É um fato à medida... sendo necessário perceber a empresa, os seus processos, as suas necessidades, os desafios, a sua cultura, as suas pessoas...os seus clientes, e as boas prácticas que andam por aí...
Quando se implementa um sistema de gestão desafia-se e ajuda-se a empresa reflectir, e a inovar... É uma oportunidade de ouro que não se pode perder!
Quando se implementa um sistema de gestão desafia-se e ajuda-se a empresa reflectir, e a inovar... É uma oportunidade de ouro que não se pode perder!
Se necessita de implementar um sistema de gestão da qualidade, contacte-nos!
Serviços da Unidade da Qualidade e Inovação:
Sistemas de Gestão
Qualidade ISO
9001, ISO/TS 16949,
Qualidade
ISO/IEC 17025, ISO/IEC 17020
Inovação NP
4457
Ambiente ISO
14001 *
Segurança
OHSAS 18001 / NP 4397 *
Sistemas
integrados *
Apoio à
certifcação e acreditação
Auditorias da qualidade
Sistemas de
controlo interno de fabrico no âmbito da Marcação CE e boas práticas de fabrico (Exemplo no âmbito da EN 1090)
Indicadores
de avaliação dos processos
Conceção / integração
com BSC (Balanced Score Card)
Políticas e
alinhamento estratégico dos sistemas de gestão de micro e pequenas empresas
Partilha da
gestão dos sistemas de gestão
Melhoria da produtividade e qualidade
Organização
do posto de trabalho e ergonomia
Optimização de Layouts
Ferramentas
de melhoria da produtividade e qualidade
5 S's, SPC, FMEA, KANBAN, Lean Manufacturing, 6 SIGMA e Milk Run, Just in time
Grupos de melhoria
catim@catim.pt telefone: 226 159 000
Sem comentários:
Enviar um comentário