sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Reunião do CEN / TC 242 - 13 e 14 de Fevereiro, Porto


Está a realizar-se no CATIM a 35ª reunião do CEN / TC 242 - "Safety Requirements for cableway installations designed to carry persons", comissão técnica na qual Portugal participa sendo representado pelo Eng. Alberto Fonseca, Presidente da CT 162  - Instalações por Cabo para o Transporte de Pessoas.
O CATIM, além de ser o Organismo de Normalização Sectorial que coordena a Comissão Técnica Nacional do domínio das instalações por cabo para o transporte de pessoas, normalmente designadas por Funiculares e Teleféricos, tem tido uma actuação relevante a nível nacional desde 2003, tendo sido responsável pela apreciação de segurança da maioria das instalações existentes em Portugal.
 
Recentemente o CATIM e a AIMMAP apoiou edição do Livro "Funiculares e Teleféricos de Portugal", da autoria de Alberto Fonseca, António Vasconcelos e Francisco Alba, obra inédita que  descreve de forma pormenorizada as instalações existentes em Portugal.
 
Costumam chamar-se teleféricos, funiculares, ascensores, elevadores…. são máquinas esquisitas, instalações complexas, mecânicas, com cabos, “coisas de engenheiros”….. que nos levam às alturas como o Ascensor do Sítio, na Nazaré, ou nos fazem descer ao nível do mar, como o moderno Teleférico do Garajau, na ilha da Madeira.
A cidade, a serra, o mar, o silêncio, a proximidade do céu, a neve no inverno, terra à vista por quilómetros, paisagens inesquecíveis…. transpondo obstáculos, minimizando o esforço humano e encurtando distâncias, ligam lugares, mostram paisagens e fazem história.

 
 
Aquisição via on-line ou nas livrarias por todo o país.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário