segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Eficiência Energética das Máquinas-Ferramenta



Decorreu no passado dia 23 na CECIMO - European Association of Machine Tool Industries, em Bruxelas, mais uma reunião do EEWG - Energy Efficiency Working Group (EEWG).
A reunião contou com a presença de representantes de Associações de fabricantes de máquinas ferramenta de nove países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça e Reino Unido). A AIMMAP fez-se representar neste grupo de trabalho pelo Eng. Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM.
A definição de uma iniciativa de Auto-regulação no âmbito da Directiva “ErP” (Energy related Products, 2009/125/CE) no sector das Maquinas ferramenta, foi o principal assunto da reunião.
Importa referir que o calendário da Comissão Europeia prevê que a regulamentação da eficiência energética das máquinas ferramenta, por via da Iniciativa de Auto regulação levada a cabo pela CECIMO, ou pela publicação de medidas de execução por parte da Comissão Europeia, esteja decidida no primeiro trimestre de 2015.
Face às metas de eficiência e de redução energética já definidas para serem atingidas em 2020 pelo sector industrial, este assunto é maior importância para os fabricantes de máquinas-ferramenta, quer pela dificuldade de se atingirem tais desempenhos, quer pela dificuldade de se estabelecerem métodos normalizados de medição e avaliação. 

O CATIM tem acompanhado a questão da eficiência energética das máquinas deste o início, podendo dar um contributo importante aos fabricantes de máquinas para que consigam conceber máquinas mais eficientes.
Sobre este tema p.f. contactar: Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas
 
 
Colaboração no post: eng. Alberto Fonseca, Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário