segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fortíssimo: simulação numérica ao alcance das PME ibéricas!

5.000.000€ para experiências de simulação numérica
ao alcance das PMEs ibérias

A Comissão Europeia identificou dentro do seu programa de Fábricas do Futuro, que a modelação e simulação é uma ferramenta chave para a competitividade das Pequenas e Médias Empresas da manufactura Europeia, juntamente com outras Tecnologias da Informação e das Comunicações, como a robótica.
Assim criou-se uma iniciativa denominada I4MS (ICT Innovation for Manufacturing SMEs – Innovación TIC para as PMEs manufatureiras) que está a financiar diversos projectos avaliadores das possibilidades destas tecnologias. Dentro deste programa, o centro de infraestruturas e serviços CESGA, o centro tecnológico AIMEN e a empresa de engenharia Texas Controls, participam no projeto FORTISSIMO.

Este projecto pretende dinamizar a inovação na PME manufatureiras e de engenharia, através do uso de infraestruturas cloud para computação de altas prestações. O Projeto FORTISSIMO está parcialmente financiado pelo Sétimo Programa Marco da União Europeia (FP7/2007- 2013), contrato n° 609029.

Entre outras responsabilidades, CESGA encarrega-se de facilitar a preparação de propostas de experiências por parte de PMEs em Espanha e Portugal. O CATIM colabora com o CESGA na identificação de potenciais empresas portuguesas interessadas e a acompanhará as empresas se o seu interesse se vier a efectivar.
Neste momento já estão em curso 20 projectos dos 50 que se esperam que possam ser atingidos.`
O FORTÍSSIMO financia experiências inovadoras que possam contribuir para a concepção e demonstração de serviços de computação de alta prestação em CLOUD.
Programa FORTÍSSIMO:
  • Financiamento total: 5 milhões de euros
  • Financiamento por cada experiência: 250.000 €
  • Data limite para enviar propostas: 02 de Janeiro de 2014 (17:00h CET)
  • Data previstas para a execução: 01 de Julho de 2014 a 31 de Dezembro de 2015
INFORMAÇÕES:

    Colaboração no post: Luís Rocha

      Sem comentários:

      Enviar um comentário