quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Certificação e Acreditação: duas perspetivas num laboratório de metrologia

 
 
Foi recentemente publicado na revista TMQ - Techiniques, Methodologies and Quality (nº4/2013) da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade, um artigo com o título Certificação e Acreditação: duas perspetivas num laboratório de metrologia da autoria do Eng. José Barradas do Laboratório de Metrologia do CATIM e do Eng. Paulo Sampaio do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
 
Resumo
 
Na última metade do século passado, o número de organizações Portuguesas com certificação da qualidade tem aumentado, tal como tem sucedido na grande maioria dos países. De acordo com a norma ISO 9001, todas as organizações certificadas devem calibrar os seus equipamentos de medição. Para isso as organizações recorrem a laboratório de metrologia.
Atualmente existem organizações/entidades com os seus Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) certificados pelo referencial ISO 9001 e que possuem laboratórios de metrologia. Por outro lado, existem também entidades com laboratórios acreditados pela norma ISO/IEC 17025. Por fim existem as organizações/entidades que têm o seu SGQ certificado pela norma ISO 9001 e também o seu laboratório de metrologia acreditado pela norma ISO/IEC 17025.
Assim, o objetivo deste trabalho de investigação é o de analisar o nível de importância das normas ISO 9001 e ISO/IEC 17025 para um laboratório de metrologia a fim de alcançar a qualidade e a melhoria contínua.
Dos dados obtidos através dos casos de estudo investigados conclui-se que a certificação segundo a norma ISO 9001 é uma abordagem importante para os laboratórios que efetuem calibrações/verificações internas, enquanto que a acreditação segundo a norma ISO/IEC 17025 é o reconhecimento mais importante para os laboratórios de metrologia. Contudo, caso os laboratórios trabalhem de acordo com a norma ISO 9001 e a norma ISO/IEC 17025 conseguem transmitir de forma mais eficaz a qualidade dos serviços do laboratório.

Sem comentários:

Enviar um comentário