sexta-feira, 20 de março de 2020

NP EN ISO/IEC 17025:2018 – Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração



A NP EN ISO/IEC 17025 foi desenvolvida com o objetivo de promover a confiança no funcionamento dos laboratórios. Estabelece requisitos que lhes permitem demonstrar que operam com competência e são capazes de gerar resultados válidos perante os seus clientes, autoridades regulamentares, organizações e esquemas que utilizam avaliação entre pares, organismos de acreditação e outros.

Esta norma abrange os ensaios e calibrações realizados quer segundo métodos normalizados, e também métodos desenvolvidos e validados pelo próprio Laboratório, sendo portanto aplicável a todas as entidades que efetuem ensaios e ou calibrações (independentemente da dimensão e extensão do âmbito das suas atividades de ensaio e/ou calibração).
É a norma que serve de base da acreditação dos laboratórios pelo Organismos Nacionais de Acreditação (IPAC em Portugal).

O CATIM foi uma das entidades pioneiras em Portugal a alcançar a acreditação dos seus laboratórios na década de 80, mantendo esse compromisso com a acreditação até aos dias de hoje, e através da sua Unidade da Qualidade e Inovação presta serviços de:
- apoio na implementação na norma NP EN ISO/IEC 17025
- apoio no processo de acreditação
- auditorias internas.

Contactos: Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt
Telef. 226 159 000


Sem comentários:

Enviar um comentário