terça-feira, 31 de março de 2020

DNP ISO/TS 9002:2018, Sistemas de gestão da qualidade, Linhas de orientação para a aplicação da ISO 9001:2015



Esta norma proporciona linhas de orientação relativas à intenção dos requisitos da ISO 9001:2015, com exemplos de etapas possíveis que uma organização pode seguir para satisfazer os requisitos.
Não acrescenta, retira ou de alguma maneira modifica esses requisitos.
Este documento não prescreve abordagens obrigatórias para a implementação, nem estabelece qualquer método de interpretação preferencial, tendo sido elaborado para ajudar os utilizadores a aplicar os requisitos do sistema de gestão da qualidade da ISO 9001:2015, Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.
Um dos aspectos mais importantes desta norma é que se refere ao contexto da organização sugerindo ao seu utilizador as seguintes etapas:

1. Compreender a organização e o seu contexto: compreender as questões externas e internas que são relevantes para o propósito e a orientação estratégica da organização e que podem afetar, positiva ou negativamente, a capacidade da organização para atingir os resultados pretendidos do seu sistema de gestão da qualidade.

2. Compreender as necessidades e as expectativas das partes interessadas para assegurar que a organização considera os requisitos relevantes das partes interessadas relevantes, e não apenas os dos seus clientes diretos.

3. Determinar o âmbito do sistema de gestão da qualidade para que seja definido de maneira que ajude a organização a satisfazer os requisitos e a obter os resultados pretendidos do sistema.

4. Assegurar que a organização determina determina os processos que, de acordo com a ISO 9001, são necessários para o seu sistema de gestão da qualidade, e também que determina a extensão da informação documentada que é necessária.

Unidade da Qualidade e Inovação
catim@catim.pt
Assistência técnica em gestão da qualidade, Formação on-line também!


Sem comentários:

Enviar um comentário