quarta-feira, 18 de março de 2020

EN ISO 20607: 2019 – Safety of machinery - Manual de Instruções


A EN ISO 20607: 2019 – Safety of machinery - Instruction handbook — General drafting principles (ISO 20607: 2019) é uma norma do tipo B, elaborada no âmbito dos comités técnicos ISO/TC 199 – Safety of machinery e CEN/TC 114 – Safety of machinery.

Esta norma trata do conteúdo, da estrutura e da apresentação do manual de instruções, considerando todas as fases do ciclo de vida duma máquina.
Especifica os requisitos para preparação das partes do manual de instruções relevantes para a segurança das máquinas e estabelece também os princípios indispensáveis para fornecer informação sobre os riscos residuais das mesmas.

De acordo com a secção 6.4.1.1 da norma NP EN ISO 1200: 2018, «o manual de instruções é parte integrante da conceção de uma máquina» e tem como objetivo fornecer informação ao utilizador (secção 6.4.1.2 da mesma norma) sobre «o seu uso previsto, tendo em conta, nomeadamente, todos os seus modos de funcionamento … devendo esta informação conter todas as instruções necessárias para garantir a utilização segura e correta da máquina».



Além daquele objetivo, o manual de instruções de uma máquina visa também cumprir requisitos essenciais de segurança específicos. A propósito, atente-se no que estabelece o ponto 1.7.4 do Anexo I da diretiva 2006/42/CE (Diretiva Máquinas): «cada máquina deve ser acompanhada de um manual de instruções na ou nas línguas comunitárias oficiais do Estado-Membro em que a máquina for colocada no mercado e/ou entrar em serviço».

Com a publicação da norma EN ISO 20607: 2019, os fabricantes de máquinas, bem como todas as outras partes interessadas, passam a dispor um guia especificamente dedicado aos manuais de instruções, cuja referência se espera venha a ser brevemente publicada no Jornal Oficial da União Europeia, conferindo-lhe assim o estatuto de norma harmonizada.



Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos
contacte-nos, estamos on-line!

Apesar de estarmos a cumprir um plano de contingência com limitação de presença física nas instalações do Catim ou nos nossos clientes, continuamos a trabalhar à distância, estando sempre disponíveis via email, telefone ou video-conferência (Microsoft Teams, Skype).
Basta enviar-nos um email!

catim@catim.pt
francisco.alba@catim.pt
alberto.fonseca@catim.pt
filipa.lima@catim.pt
gustavo.cruz@catim.pt
francisco.silva@catim.pt
walter.chaves@catim.pt


Doença Respiratória aguda COVID 19  (CORONAVÍRUS)
Seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde  https://www.dgs.pt/, um compromisso de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário