O QUE É?
Uma
folha de verificação é uma ferramenta da qualidade utilizada para o
levantamento de dados sob a forma de uma tabela. Consiste numa listagem de
itens e a respetiva contagem das ocorrências [1].
Apesar
da sua simplicidade, as folhas de verificação são extremamente úteis para
melhorar processos e solucionar problemas [2]. São habitualmente utilizadas
como uma ferramenta de auxílio para a elaboração de Histogramas e Diagramas de
Pareto.
A sua utilização permite uma
sistematização do processo de recolha de dados e facilita o controlo da
inspeção (i.e. se todas as inspeções foram realizadas, a frequência com que um
determinado problema ocorre, os problemas mais comuns...).
COMO ELABORAR?
1. Definir
os objetivos da recolha de dados
2. Determinar
o tipo de folha de verificação a utilizar: Em função dos objetivos, a estrutura da folha de verificação
poderá diferir. Existem folhas de verificação de processos e de defeitos
(estratificadas e de localização).
3.
Elaborar uma folha de verificação
clarificada: As
folhas de verificação devem ser preenchidas com facilidade e conter informações
como: Nome do responsável (inspetor), Data de preenchimento, Total
inspecionado, Estágio de Verificação, Secção, entre outros.
4.
Consciencializar as pessoas: Consciencializar as pessoas envolvidas na recolha de dados sobre
a importância do correto preenchimento do formulário, instruindo-as.
5.
Informar sobre a recolha de dados: Informar todas as pessoas envolvidas no processo sobre onde,
quando e como será feita a recolha dos dados.
6. Testar
o modelo da folha de verificação: Aplicar
a folha de verificação como ferramenta de recolha de dados e identificar
eventuais oportunidades de melhoria.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·
Ferramenta simples passível
de ser utilizada pelos operadores
·
Facilita a
identificação das causas de um problema
·
Permite a
sistematização do processo de recolha de dados
BIBLIOGRAFIA
[1] Pyzdek, T. (2003). The six
sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education;
[2]
McQuater,
R., Scurr, C., Dale, B., Hillman, P. (1995). Using quality tools and techniques
successfully. The TQM Magazine. Vol.
7(6), pp.37-42.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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