EM QUE CONSISTE?
Os
Círculos da Qualidade são grupos de 3 a 7 colaboradores de uma organização que
se reúnem regularmente no local de trabalho, de forma voluntária, com o
objetivo de identificarem oportunidades de melhoria e soluções para eventuais
problemas. Os colaboradores pertencem ao nível operacional e trabalham no mesmo
setor [1,2].
O
conceito teve origem no Japão, em 1963, sendo Ishikawa o principal
impulsionador [1].
OBJETIVOS
·
Incentivar
a participação do trabalhador, tirando proveito do seu potencial
·
Análise
crítica de problemas por parte de trabalhadores conhecedores do processo
·
Enaltecer
a contribuição dos colaboradores e promover a satisfação no trabalho
·
Promover
a consciencialização para os problemas da qualidade
·
Desenvolver
uma atividade proativa na resolução de problemas
· Dar
a oportunidade aos trabalhadores de serem promovidos para cargos hierárquicos
superiores
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
·
A participação deve ser de carácter voluntário
·
O apoio da gestão é fundamental
·
As ideias devem ser registadas num formulário
próprio
·
Os trabalhadores devem participar na
implementação das ideias propostas
BIBLIOGRAFIA
[1] Ingle, S. (1982). Quality
circles master guide: Increasing productivity with people power. Prentice
Hall;
[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York,
NY: McGraw-Hill Education.
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
Nota: post publicado com a colaboração de Daniela Meira da Unidade da Qualidade e Inovação
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