Uma das alterações mais importantes na gestão da qualidade adveio da introdução do conceito "pensamento baseado no risco" na norma NP EN ISO 9001:2015.
A introdução e implementação deste conceito impôs a necessidade de uma nova visão mais preventiva e prospectiva por parte das organizações e a presente crise da pandemia veio claramente demonstrar a justeza da introdução deste novo conceito na gestão da qualidade em particular e na gestão das organizações em geral.
Segundo a NP ISO 31000:2018 – Gestão do Risco – Princípios e linhas de orientação, a gestão do risco permite nas organizações, entre outras vantagens:
- Estar consciente da necessidade de identificar e tratar o risco em toda a Organização;
- Melhorar a identificação das oportunidades e ameaças;
- Melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes;
- Minimizar as perdas;
- Melhorar a aprendizagem organizacional
O mundo mudou de repente e a mudança trouxe insegurança e incerteza sobre o futuro.
Resiliência é preciso... e assertividade também, pois todas as partes interessadas estão a tentar encontrar soluções e estas só aparecerão com a cooperação de muitos.
Olhar o futuro com confiança mas aceitar que ele será construído de modo diferente como o foi no passado. Novos valores devem ser incorporados nas organizações, nos produtos e serviços pois os tido indica que os clientes, os fornecedores, os consumidores, os cidadãos... todos vão ser um pouco diferentes...
Ao enfrentar a emergência terrível do momento com a pandemia e crise económica, deixar espaço para refletir, obter novos conhecimentos... adoptar novas práticas sustentáveis... que nos permitem definir novos caminhos, novas maneiras de fazer as coisas, não esquecendo que a gestão do risco deve estar sempre presente...
Todos os caminhos tem riscos, todos os cenários tem uma possibilidade de ocorrer...
Unidade da Qualidade e Inovação
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