terça-feira, 23 de abril de 2019

8th meeting of ISO/TC 199 WG12 – Human machine interactions


Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM e Presidente da CT 40 - Máquinas-Ferramenta, participou em representação de Portugal no 8ª reunião do Working Group 12 - Human Machine Interactions do ISO/TC 199 - Safety of Machinery que decorreu na Dinamarca nos passados dia 9 e 10 de Abril.

Nesta reunião participaram 13 representantes de 6 países: Estados Unidos da América, Japão, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, mais o represntante da HAS Consultant.
Continuou-se a análise dos comentários ao documento ISO/CD 21260: 2017(E) Safety of Machinery — Mechanical safety data for physical contacts between moving machinery and people (norma tipo B1).
Este documento sofreu profundas alterações em virtude da a presentação de valores limites das forças de contacto  cientificamente comprovados provenientes de um estudo experimental realizado por um consórcio liderado pelo Prof. Yogi Yamada da Universidade de Nagoya, Japão.

A Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM acompanha e participa activamente nos temas de maior relevância relacionados com a segurança de máquinas, como é o caso, que assume uma especial relevância com o crescimentos dos chamados robots colaborativos (máquinas que partilham o mesmo espaço físico com os trabalhadores interagindo com estes).
Esta unidade do CATIM foi criada em 1994 e o seu corpo técnico é constituído por Francisco Alba (Diretor, engº electrotécnico), Alberto Fonseca (Responsável técnico e técnico especialista, engº mecânico), Filipa Lima (engª electrotécnica, técnica especialista), Gustavo Cruz (engº mecânico, técnico especialista) e Francisco Silva (engº electrotécnico, técnico especialista).

Mais informações sobre os serviços prestados por esta Unidade:
- Marcação CE - Diretiva Máquinas;
- Segurança de Equipamentos de Trabalho (DL 50/2005);
- Segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas (funiculares e teleféricos);
- Apreciação do risco de máquinas;
- Atmosferas explosivas - ATEX;
- Eficiência energética - máquinas;
- Formação.

Consulte-nos!
telefone: 226 159 000, catim@catim.pt, www.catim.pt





Sem comentários:

Enviar um comentário