segunda-feira, 29 de abril de 2019

ISO 9001:2015



Realizou-se nos passados dias 16 e 17 no CATIM, mais uma acção de formação sobre a Norma ISO 9001:2015, constante no Plano de Formação para 2019.
Esta acção foi monitorizada pela engª Cláudia Pires, um dos técnicos especialistas da Unidade da Qualidade e Inovação que conta também com Francisco Alba (Diretor), Alexandra Peixoto, Marta Mendes e Daniela Meira.

E já agora um pouco de história desta unidade do CATIM que foi criada em 1990...

Em 2020, faremos 30 anos...
Algumas curiosidades... No início dos anos 90 fazia parte das condições incluídas na nossa proposta comercial de apoio à implementação de sistemas de gestão da qualidade, o compromisso da empresa em dar formação interna em qualidade e em adquirir um PC compatível...(o primeiro muitas vezes...) para que pudesse "absorver" os princípios e procedimentos da qualidade, fazer os necessários registos e tratamento da informação relativo à sua gestão. Já nessa época promovíamos a utilização de indicadores de gestão relativos ao desempenho do sistema e a utilização de procedimentos simples, esquemáticos, baseados em fluxogramas... (alguns auditores estranhavam...).

Centenas de empresas, em especial PME's e na sua maioria do sector metalúrgico e metalomecânico contaram nestes já longos anos, com a colaboração da equipa do CATIM para a definição e implementação do sistema de gestão da qualidade e posterior certificação. Se somarmos a estas empresas, as que solicitaram auditorias internas da qualidade e as que colocaram os seus colaboradores em acções de formação no domínio da qualidade promovidas pelo CATIM, e as que participaram nos diversos projectos industrialmente orientados como a Formação PME ou no âmbito do benchmarking, com consequentes intervenções no domínio da qualidade, a conta será bem mais volumosa...

Se necessita de implementar um sistema de gestão da qualidade e alcançar a certificação, contacte-nos!

Unidade da Qualidade, telefone 226 159 000, catim@catim.pt

sexta-feira, 26 de abril de 2019

CATIM no Colóquio do IPMAIA / ISMAI - Segurança e Manutenção - Tendências para o Futuro


Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM e Presidente da CT 40 - Máquinas-Ferramenta, participou no passado dia 15 de Abril em colóquio sobre Segurança e Manutenção - Tendências para o Futuro realizado pelo IPMAIA - ISMAI.


terça-feira, 23 de abril de 2019

8th meeting of ISO/TC 199 WG12 – Human machine interactions


Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM e Presidente da CT 40 - Máquinas-Ferramenta, participou em representação de Portugal no 8ª reunião do Working Group 12 - Human Machine Interactions do ISO/TC 199 - Safety of Machinery que decorreu na Dinamarca nos passados dia 9 e 10 de Abril.

Nesta reunião participaram 13 representantes de 6 países: Estados Unidos da América, Japão, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, mais o represntante da HAS Consultant.
Continuou-se a análise dos comentários ao documento ISO/CD 21260: 2017(E) Safety of Machinery — Mechanical safety data for physical contacts between moving machinery and people (norma tipo B1).
Este documento sofreu profundas alterações em virtude da a presentação de valores limites das forças de contacto  cientificamente comprovados provenientes de um estudo experimental realizado por um consórcio liderado pelo Prof. Yogi Yamada da Universidade de Nagoya, Japão.

A Unidade de Engenharia e Segurança de Máquinas do CATIM acompanha e participa activamente nos temas de maior relevância relacionados com a segurança de máquinas, como é o caso, que assume uma especial relevância com o crescimentos dos chamados robots colaborativos (máquinas que partilham o mesmo espaço físico com os trabalhadores interagindo com estes).
Esta unidade do CATIM foi criada em 1994 e o seu corpo técnico é constituído por Francisco Alba (Diretor, engº electrotécnico), Alberto Fonseca (Responsável técnico e técnico especialista, engº mecânico), Filipa Lima (engª electrotécnica, técnica especialista), Gustavo Cruz (engº mecânico, técnico especialista) e Francisco Silva (engº electrotécnico, técnico especialista).

Mais informações sobre os serviços prestados por esta Unidade:
- Marcação CE - Diretiva Máquinas;
- Segurança de Equipamentos de Trabalho (DL 50/2005);
- Segurança de instalações por cabo para o transporte de pessoas (funiculares e teleféricos);
- Apreciação do risco de máquinas;
- Atmosferas explosivas - ATEX;
- Eficiência energética - máquinas;
- Formação.

Consulte-nos!
telefone: 226 159 000, catim@catim.pt, www.catim.pt





quarta-feira, 17 de abril de 2019

SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO DAS PME – (AVISO Nº 06/SI/2019) E OS SERVIÇOS DO CATIM

O Sistema de Incentivos à Qualificação das PME – Projeto Individual (Aviso Nº 06/SI/2019) tem como objetivo reforçar as capacidades de organização e gestão empresarial das PME através da inovação organizacional, com recurso a investimentos imateriais nos domínios de competitividade: inovação organizacional e gestão; economia digital e TIC; criação de marcas e design; desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos; proteção da propriedade industrial; qualidade; transferência de conhecimento; distribuição e logística e eco-inovação.

O valor dos incentivos a conceder no âmbito deste Aviso são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 45%, com exceção dos incentivos a conceder pelo PO Regional de Lisboa, os quais são calculados através da aplicação, às despesas elegíveis, de uma taxa máxima de 40%.
O limite mínimo de despesa elegível total por projeto no âmbito do presente Aviso é de 25 mil euros.

O CATIM dispõe de uma diversidade de serviços que permitirão auxiliar no processo de qualificação das PME, promovendo a sua competitividade e capacidade de resposta ao mercado global, a destacar:

Inovação organizacional e gestão:
- Novos métodos e filosofias de organização do trabalho;
- Reforço das capacidades de gestão;
- Redesenho e melhorias de layouts;
- Diagnóstico, planeamento e gestão operacional;
- Gestão do Risco
- Ações de benchmarking;

Gestão e engenharia industrial:
- Apoio na melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos, processos e serviços
- Otimização de processos

Qualidade:
- Implementação, manutenção e melhoria de sistemas de gestão baseados em diferentes referenciais (ISO 9001, IATF 16949, ISO/IEC 17025, etc.)
- Acompanhamento de processos de certificação e acreditação
- Auditorias internas

Eco-inovação:
- Apoio na incorporação de princípios de eco-eficiência e economia circular;
- Implementação, manutenção e melhoria de sistemas de gestão ambiental (ISO 14001);
- Análise do ciclo de vida do produto
- Medição da pegada de carbono

Planos de Formação à Medida, nos domínios:
- Qualidade (ISO/IEC 17025; ISO 9001; Gestão dos EMM’s, etc.);
- Saúde e Segurança no trabalho;
- Segurança de Máquinas e Equipamentos.
- Ambiente (ISO 14001:2015, etc.);
- Organização e gestão industrial (Lean Manufacturing, Ergonomia, Manutenção, etc.);
- Metrologia industrial;
- Ensaios laboratoriais;

Além dos projetos de qualificação das PME, o CATIM auxilia as empresas na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento de outros projetos no âmbito do Portugal 2020.

Consulte-nos!
Unidade da Qualidade e Inovação, telefone: 226 159 000, catim@catim.pt

segunda-feira, 15 de abril de 2019

360 TECH INDUSTRY, CATIM nas CONFERÊNCIAS LET’S TALK 4.0 - 16 A 18 DE MAIO!


16 de Maio


14h30
COMET 4.0 – European Training for Coordinate Metrology 4.0
Orador: Luís Rocha e Fernando Ferreira – CATIM

16h30
Impacto da Indústria 4.0 na Segurança de Máquinas
Orador: Alberto Fonseca – CATIM

17h20
Techparts, Projeto de I&D para sistema de apoio à decisão das atividades de manutenção preventiva de ferramentas de desgaste rápido
Oradores: Humberto Ferreira – Pragmasoft
Cláudia Pires – CATIM

Programa completo dos Talk's Talk 4.0: aqui

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dia Mundial da Metrologia, 20 de Maio!

O CATIM é uma das entidades coorganizadoras do evento que se vai realizar no próximo dia 20 no Museu da Electricidade em Lisboa!
Promovido pelo IPQ e coorganizado pelo ISEP, IEP, CATIM, RELACRE e SMET, este evento comemora o Dia Mundial da Metrologia que este ano é sob o tema “O Sistema Internacional de Unidades – Fundamentalmente melhor”, assinalando a entrada em vigor da revisão do Sistema Internacional de Unidades, adotado na 26.ª Conferência Geral dos Pesos e Medidas, enquanto sistema de unidades universal e coerente.

www.ipq.pt
www.relacre.pt



segunda-feira, 8 de abril de 2019

5S


O QUE É?
A metodologia 5S tem como finalidade alcançar sistematicamente uma total organização e disciplina no local de trabalho, permitindo uma maior produtividade, segurança e eficiência. Tal requer o comprometimento de todos os envolvidos, o que promove uma maior motivação e satisfação no trabalho [1].
A designação 5S advém de 5 palavras de origem japonesa: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina) [1].

OS 5 SENSOS [1,2]
·        Seiri – Senso de Utilização: Separar os recursos e materiais necessários e descartar aqueles que não são necessários.
·        Seiton – Senso de Organização: Armazenamento ordenado de cada item no seu devido local, de forma a maximizar a eficiência na sua utilização.
·        Seiso – Senso de Limpeza: Manter o local de trabalho limpo, de forma a facilitar a identificação de problemas.
·        Seiketsu – Senso de Padronização: Criar regras e standards para a limpeza e organização do local de trabalho.
·        Shitsuke – Senso de Disciplina: Implementar programas para monitorizar e manter a disciplina dos funcionários no cumprimento das práticas e standards dos 4S’s anteriores.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
·        Promove uma mudança na cultura organizacional, aumentando a disciplina no local de trabalho
·        Maior segurança na realização das atividades
·        Ambiente menos propício a falhas humanas
·        Melhora a eficiência e facilita a identificação de problemas


BIBLIOGRAFIA
[1] Gapp, R., Fisher, R., & Kobayashi, K. (2008). Implementing 5S within a Japanese context: an integrated management system. Management Decision, Vol. 46(4), pp. 565-579;

[2] Pyzdek, T. (2003). The six sigma handbook. New York, NY: McGraw-Hill Education.

Nota: colaboração no post de Daniela Meira- Unidade da Qualidade e Inovação

quarta-feira, 3 de abril de 2019

7th meeting of ISO/TC 199 WG12 – Human machine interactions


Alberto Fonseca da Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos do CATIM, participou na 7ª reunião do Grupo de Trabalho WG12 - Human machine interactions da ISO/TC 199 que se realizou no passado dia 26 de fevereiro na Dinamarca, em conjunto com outros 17 representantes de outras entidades de 8 países, Dinamarca, EUA, França, Japão, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Esta reunião teve como foco principal a análise do documento ISO/DIS 21260:2018(E) - Safetyof Machinery — Mechanical safety data for physical contacts between movingmachinery and people.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Participação do CATIM noutras entidades


O CATIM, representado por Francisco Alba, integra a Mesa da Assembleia Geral dos Órgãos Sociais da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade para o triénio 2018-2020.
Na passada sexta-feira, dia 29 de Março, realizou-se a Assembleia Geral desta associação, tendo sido votados favoravelmente o Relatório e Contas referente ao exercício de 2018 e o Plano de Atividades e do Orçamento para 2019.

O CATIM é associado das seguintes entidades:

AP2H2, Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio - http://www.ap2h2.pt
APNCF, Associação Portuguesa para a Normalização e Cerificação Ferroviária - http://www.apncf.pt
APQ, Associação Portuguesa para a Qualidade - http://www.apq.pt
CENTIMFE, Centro Tecnológico Indústria dos Moldes e Ferramentas - http://www.centimfe.com
CERTIF, Associação para a Certificação dos Produtos - http://www.certif.pt
CIRP, The International Academy for Production Engineering - http://www.cirp.net
CmTrain, Training for Coordinate Metrology e.V - http://www.cm-train.org
CTCP, Centro Tecnológico do Calçado - http://www.ctcp.pt
CTCV, Centro Tecnológico para a Indústria do Vidro e Cerâmica - http://www.ctcv.pt
CTIC, Centro Tecnológico da Indústria do Couro - http://www.ctic.pt
EUSPEN, European Society for Precision Engineering & Nanotechnology - http://www.euspen.eu
Lab TQ – European Association of Independent test laboratories - http://www.labtq.eu
LABNET, Rede Europeia de Laboratórios de Ensaio de Caldeiras e Esquentadores a Gás - http://labnet.dgc.eu
Plataforma para a construção sustentável - http://www.centrohabitat.net/en
POOLNET, Pólo de Competitividade Engineering & Tooling - http://www.toolingportugal.com/mouldscluster/pt
PRODUTECH, Pólo das Tecnologias de Produção - http://www.produtech.org
PROMONET, Associação Promotora de Novas Empresas e Tecnologias
RECET, Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal - http://www.recet.pt
RELACRE, Associação dos Laboratórios Acreditados de Portugal - http://www.relacre.pt
SPM, Sociedade Portuguesa de Materiais - http://www.spmateriais.pt
SPMet, Sociedade Portuguesa de Metrologia - http://www.spmet.pt