terça-feira, 19 de setembro de 2017

O CATIM e a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas PME's

1990...

No domínio dos serviços em gestão da Qualidade, o CATIM começou em 1990 com a criação da Unidade da Qualidade, já passaram 27 anos...
Algumas curiosidades...
No início dos anos 90, fazia parte das condições das nossas propostas comerciais, a obrigatoriedade da empresa cliente em adquirir um PC "compatível" para ser possível a esta elaborar procedimentos operativos, registos e documentos da qualidade, e também o compromisso de esta estabelecer um plano de formação em qualidade aos colaboradores para que pudessem aborver e aplicar todo o conhecimento que os consultores do CATIM iriam transmitir no processo de definição e implementação de um sistema de gestão da qualidade.
Em muitas PME's com que trabalhamos, o primeiro "PC compatível" entrou pela "porta" da qualidade...
E já nessa época promovíamos a utilização de indicadores de gestão relativos ao desempenho do sistema e a utilização de procedimentos simples baseados em fluxogramas... ao contrário do que era usual com a utilização de procedimentos com grandes textos...
E muitos acções de melhoria foram despoletadas no sentido de instituir práticas de gestão da produção com controlo de matérias primas, operações, prazos...
Umas centenas de empresas, em especial PME's e na sua maioria do sector metalúrgico e metalomecânico, contaram nestes já longos anos com a colaboração da equipa do CATIM para a definição e implementação do sistema de gestão da qualidade e posterior certificação.
Se as estas juntarmos as empresas e entidades que solicitaram auditorias internas da qualidade e que inscreveram os seus colaboradores em acções de formação no domínio da qualidade promovidas pelo CATIM (inter e intra-empresas), a conta das empresas que foram "tocadas" pelo CATIM neste domínio do conhecimento será muito mais volumosa...
Não só neste domínio mas nos restantes, o CATIM foi um agente importante na modernização e na melhoria da competitividade das PME's desde os anos 80, contribuindo para o desenvolvimento do corpo normativo nacional, europeu e internacional e sua disseminação nas empresas, para a melhoria da qualidade das matérias primas e dos produtos que fabricavam, por via dos ensaios, do estabelecimento de melhores práticas metrológicas, melhores práticas industriais, de gestão da qualidade, a melhoria da segurança e da sustentabilidade...E a qualidade sempre presente...
 
Principais serviços do CATIM no âmbito da Gestão da Qualidade: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário